fbpx

Dia Nacional de luta contra a Redução.

#ReduçãoNãoÉSólução!

O próximo dia 27 de maio coloca um grande desafio aos movimentos sociais no Brasil: unificar suas lutas por uma causa única e urgente, a mobilização contra a redução da maioridade penal. A tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 171/1993, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, caminha galopante no Congresso Nacional. A fim de acelerar o processo, a comissão especial, que deveria ter por objetivo que a Câmara dos Deputados ouvisse a sociedade antes de encaminhar a questão para votação no plenário, reduziu o número de sessões de 40 para 20. Os próprios deputados colocam a matéria como "questão de honra" da atual legislatura. Não à toa, trata-se do Congresso mais conservador desde a Ditadura Militar.

Se os parlamentares colocam um violento retrocesso nos direitos da juventude como prioridade, é preciso que as iniciativas de mídia livre caminhem no sentido oposto. Os milhares de midialivristas, coletivos de comunicação, rádios livres e comunitárias que desafiam o oligopólio que o Brasil vive em atual seu modelo de comunicação, necessitam de uma estratégia conjunta para tratar sobre o tema. As pesquisas apontam que mais de 80% da população é a favor da redução da maioridade penal. Não podemos apenas conversar com os 20% que pensam como nós. É preciso ir além e sensibilizar essa parcela da população, apresentando argumentos sólidos e convincentes e, mais que isso, construindo uma linguagem livre de estigmas e clichês.

Em reunião virtual no último dia 20 de maio, comunicadores de diferentes partes do país se encontraram em um ambiente virtual para discutir estratégias de ação nas redes sociais. Um dos principais desafios colocados foi encontrar elementos que unifiquem a produção de conteúdos das mais diferentes iniciativas de comunicação. Por isso, a decisão foi fazer um grande chamada público a todos os midiativistas: construam artes e identidades visuais para a campanha! Sugiram também hashtags a serem usadas na cobertura das ações do dia 27 de maio, quando cidades do Brasil inteiro irão às ruas fazer suas intervenções contra a redução da maioridade penal!

Enviem as propostas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na próxima segunda-feira, publicaremos todos os materiais que recebermos em um álbum de fotos no Facebook no evento "Mídia Livre no Dia Nacional de Lutas contra a Redução" e convocaremos todas e todos para votarem nas melhores sugestões. Aí, a partir de terça-feira, construiremos uma grande mobilização nas redes e ruas contra a redução da maioridade penal. Contra PEC 171, nenhum passo atrás!

Facebook: https://www.facebook.com/events/939611032761588/