Seleção Formação Agente Cultura Jovem
A ampliação da equipe de coordenação e alterações na metodologia visam aprimorar a qualificação de jovens articuladores culturais no Espírito Santo. As inscrições para a FACJ 2011 vão até o próximo dia 14 de agosto.
A Formação Agente Cultura Jovem 2011 (FACJ) traz novidades na sua metodologia. As mudanças foram pensadas a partir de reflexões feitas pela equipe do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) junto com os jovens que já passaram pelas edições anteriores. Entre as inovações, destaca-se a integração do jornalista e mestre em História Max Dias e da consultora e mestre em Educação Regina Murad à coordenação da FACJ 2011(ver perfil no final da matéria).
Aconstrução dos encontros presenciais e a orientação dos participantes na realização das atividades práticas são algumas das etapas que contarão com a contribuição desses profissionais.
Toda a trajetória da FACJ 2011 poderá ser acompanhada pelo blog da ação que será o espaço para a veiculação de informações sobre o processo de qualificação e de conteúdos sobre os temas debatidos nos encontros presenciais.
O meio virtual também será o local para interação entre a coordenação e os participantes que poderão tirar dúvidas e trocar informações sobre as atividades desenvolvidas.
Além desse maior suporte no acompanhamento, a realização das atividades práticas da FACJ foi reestruturada de modo a provocar nos jovens a vontade de atuarem coletivamente na busca de soluções para desafios propostos a partir de suas realidades locais.
A integrante da equipe do PRCJ, Fernanda de Castro, explica que essas tarefas acontecerão sempre após a discussão de um tema e se desdobrarão em atividades de campo a serem realizadas no local onde os jovens moram e atuam. “Isso contribuirá para o aprendizado e possibilitará que o participante experimente os desafios de articular ações culturais em sua região”, completa. As atividades de campo poderão ser realizada junto às iniciativas contempladas pelos Editais do PRCJ ou a qualquer outra ação cultural com a qual o participante tenha afinidade, desde que realizada por jovens.
Segundo Max Dias, a Formação contribui para a compreensão da importância da arte e da cultura para o desenvolvimento juvenil. Isso acontece ao potencializar a autonomia e oferecer instrumentos para o crescimento cultural, humano e profissional.
“Para os jovens acostumados a encararem a cena cultural de maneira muito espontânea, essa pode ser a chance de tocar o cenário underground ou o pequeno projeto artístico de um outro modo, com mais sustentabilidade, tendo nas redes sociais um excelente aliado”, completa Max.
As inscrições para FACJ 2011 são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 14 de agosto. Podem participar jovens residentes no Espírito Santo com idade entre 18 e 29 anos. Durante os encontros da Formação, os jovens selecionados que residirem fora da região metropolitana da Grande Vitória terão as despesas com transporte e hospedagem custeados pelo PRCJ. Saiba mais aqui.
Conheça o perfil dos profissionais que passam integrar a coordenação da FACJ 2011:
Max Dias
É jornalista com mestrado em História pela UFES. Coordenador do Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Prefeitura de Vitória e Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve) pela Rede FALE. É associado do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes).
Regina Murad
É mestre em Educação pela UFES e tem experiência em avaliação de projetos. No momento, é assessora da Fundação Otacílio Coser na área de juventude, avaliadora de projetos sociais da Samarco, Escelsa e Petrobras e atua também no Instituto Tamo Junto como assessora técnica.