fbpx

Cidade Hip Hop

ciadadehh

Cidade Hip Hop

 

A cidade sob ótica do Hip Hop e o Hip Hop marcando o ritmo da Cidade O Hip Hop, a partir de suas linguagens, sempre propôs aos espaços urbanos uma nova forma de ocupação, buscando sempre aliar o compromisso com a arte e a estética a uma forte preocupação social.

 

Como em outras metrópoles, a dinâmica urbana de Belo Horizonte entrelaçada com a Cultura Hip Hop vem configurando-se como um espaço ímpar de ocupações e manifestações culturais e políticas, assim, os eventos que trazem a presença dos elementos do Hip Hop (DJ, Rap, Graffiti e Break), historicamente vem posicionando a cidade muito além do seu espaço geográfico-administrativo, a cidade é percebida como espaço de trocas e de construções de redes. É esse dinamismo e dualismo que forma, dia após dia, uma cena forte do movimento Hip Hop na capital mineira. E é desse entendimento que nasceu o projeto Cidade Hip Hop que busca fomentar, em suas ações, o diálogo sobre as complexidades que um espaço urbano apresenta, estimulando o olhar crítico e ousado do Movimento Hip Hop para as relações socialmente estabelecidas no cenário da cidade.

Para viabilizar essa discussão, propomos, para o Cidade Hip Hop, uma divisão em territórios, concentrados em dois importantes espaços culturais de BH –  o Centro Cultural UFMG e oLapa Multshow. Entretanto, o Cidade Hip Hop não se restringe a esses ambientes – a qualquer momento, você poderá ver intervenções em diversos lugares da cidade, como grafitagens coletivas, ou grupos de break se apresentando no centro da cidade, na rua, ocupando de fato o espaço urbano.

Cidade Hip Hop é fruto de uma série de grandes eventos que já passaram pela região metropolitana de BH (ou que ainda resistem), como o Hip Hop in Concert, a Bienal de Graffiti, oDuelo de MC´s, o ClassicsHip Hop AcionaHip Hop na veia e tantos outros. O Cidade Hip Hop vem para unir, pra somar, pra trazer pra perto djs, mc’s, graffiteiros, e b.boys, com o entendimento que a cidade é o lugar do encontro, do debate, do amadurecimento.

Assim, a proposta é unir a reflexão – marca histórica do Hip Hop – presente em nossa programação nos debates e workshops, à celebração, representada pelos shows, duelos e batalhas. Enfim, unimos em nossas atividades, o entretenimento, a reflexão, as possibilidades de encontros e a formação de redes em uma proposta que chegou para enriquecer o contexto artístico-socio-cultural de Belo Horizonte.

É isso. A Cidade é o Hip Hop e o Hip Hop é a Cidade.

Romulo Silva, idealizador do Cidade Hip Hop

teasecidadehh

Conheça mais acessando: Cidade Hip Hop