Festival Feminino de Skateboarding: Etapa capixaba
O skate feminino brasileiro vem ocupando espaço em vários âmbitos ao longo dos anos e o Espírito santo vem acompanhando esse ritmo.
O Festival Feminino de Skateboarding é um projeto que visa estimular a prática do skate com competições mas também estimular em espaços institucionais, comerciais, de produção e outros. Serão 2 dias de evento.
O Skateboarding é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, e no Brasil, a cena tem sido impulsionada pelas mulheres. Nos últimos anos, temos visto um grande aumento na prática do skate entre as brasileiras, que estão conquistando seu espaço em um ambiente tradicionalmente dominado pelos homens.
As mulheres brasileiras têm se destacado em competições nacionais e internacionais de skate, mostrando habilidade e determinação. E isso não é uma tarefa fácil, já que as barreiras são muitas: falta de patrocínio, preconceito e falta de apoio em geral. Mas mesmo assim, essas skatistas continuam a lutar por seu espaço no esporte.
Além disso, muitas mulheres têm encontrado no skate uma forma de expressão e liberdade. O skateboarding é um esporte que permite a criação e a expressão individual, e essa liberdade tem sido um grande atrativo para as mulheres que querem fugir dos padrões impostos pela sociedade.
Mas não podemos ignorar os desafios que as mulheres enfrentam na prática do skateboarding. Muitas vezes, elas são vistas como "intrusas" em um ambiente que sempre foi dominado pelos homens, e enfrentam preconceito e discriminação. Por isso, é importante que a comunidade do skate esteja atenta a essas questões e trabalhe para criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.
De qualquer forma, é inspirador ver como as mulheres brasileiras estão tomando conta do skateboarding e redefinindo o que é possível no esporte. Elas estão quebrando barreiras, criando suas próprias comunidades e inspirando uma nova geração de skatistas a seguir seus passos. É uma prova de que, quando as mulheres têm oportunidades iguais, elas podem fazer coisas incríveis.
Atualmente, temos várias mulheres em destaque no esporte, sendo algumas delas:
-
Letícia Bufoni: Letícia é uma das skatistas brasileiras mais famosas e respeitadas no mundo todo. Ela tem uma carreira de sucesso, com várias medalhas em campeonatos internacionais, e é uma inspiração para muitas meninas que querem começar no skate.
-
Pâmela Rosa: Pâmela é outra skatista brasileira que vem se destacando bastante nos últimos anos. Ela é campeã mundial de street em 2019 e tem um estilo de skate agressivo e muito técnico.
-
Rayssa Leal: Rayssa ficou conhecida como a "fadinha do skate" após conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, aos 13 anos de idade. Ela é uma das skatistas mais jovens a participar de uma competição olímpica e já tem uma carreira promissora pela frente.
-
Karen Feitosa: Karen é outra skatista brasileira que tem se destacado bastante nas competições de street. Ela é uma das favoritas para representar o Brasil nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.
Aqui no Espírito Santo, uma skatista que é muito admirada e respeitada é a Aline Dantas, que além de ser skatista profissional e vice presidente da ACSK (Associação Capixaba de Skate), desenvolve projetos onde o Skate é o tema principal.
Essas são apenas algumas das muitas skatistas brasileiras que estão fazendo história no esporte. Cada vez mais mulheres e meninas estão se interessando pelo skateboarding e mostrando que são capazes de se destacar em um universo que antes era dominado pelos homens.
O evento
O 1º dia serão realizadas oficinas com diferentes temas e áreas tais como:
Skate Institucional;
Coletivos e Mídias;
Mulher Negra no Skate;
Skate Audiovisual;
Ensino no Skate.
E no 2º dia será feita uma competição valendo premiações.
Competições - formato e categorias
Formato: Street
Categorias:
Fraldinha - Idades: 3, 4, 5 anos;
Mirim - Idades: 6, 7, 8 anos;
Infantil - Idades: 9, 10, 11 anos;
Iniciantes - Idades: 12, 13, 14 anos;
Intermediários - Idades: 15, 16, 17 anos;
Amadores - Idades: 18+ anos;
Veteranas - Idade mínima: 35+ anos;
Profissionais - Reconhecidas pela comunidade.
Premiações
Passagens para o primeiro lugar das categorias amadoras, veteranas e profissionais (3 categorias) para a Argentina);
Produtos para as outras categorias;
Troféus;
Medalhas;
Kit brindes.
Data e local
Dias: 20 e 21 de maio
Horários: 13h às 19h (20) e 8h às 19h (21);
Local: pista de Skate do Parque Caminho do Mar: Avenida Meridional, 2.129, Cidade Continental, Serra/ES
Informações:
Aline Dantas: Profissional de educação física | Professora de skate | Skatista profissional | Vice-presidente da ACSK - (27) 9 9583 8511
Ellen Mafra: Engenheira civil pela JM Engenharia | Projetista de pistas de skate | Skatista | Voluntária na ACSK - (27) 9 9253 5036