Zumb.boys é um grupo de São Paulo que vem realizando encontros virtuais para compartilhar seu método de ensino que tem como base de pesquisa as danças urbanas e se conecta com artistas de diversos estados brasileiros para viver uma experiência com a dança em ambiente virtual.
Grupo Zumb.boys compartilha seu método de ensino com artistas de onze estados brasileiros
Até o dia 06 de agosto de 2020 acontece a residência artística “Jeito Zumb.boys – Em casa“, uma ação do projeto “RASTRO“, do Grupo Zumb.boys, contemplado pela 26ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Com inscrições encerradas em Junho, a proposta de Residência Artística para o compartilhamento do Método de Ensino Zumb.boys atraiu artistas do Brasil inteiro. Em razão da enorme procura, o grupo decidiu selecionar um número maior de participantes, totalizando 68 (sessenta e oito) pessoas.
São artistas da dança de onde estados diferentes: São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Amapá, que desde então, se encontram virtualmente através da plataforma Zoom para os encontros de formação.
Encontros potentes, criativos e acima de tudo dançantes, onde o Grupo Zumb.boys propõe compartilhar o seu método de ensino através de fundamentos, jogos e diálogos estabelecidos sobre o pensar e fazer dança do coletivo.
Mesmo em ambiente virtual e com cada integrante participando de sua casa, respeitando as normas de distanciamento, o grupo procura estabelecer espaço valioso de experiências e compartilha saberes produzidos ao longo de sua trajetória, baseando-se em procedimentos do Método de Ensino Zumb.boys.
Pílulas deste método de ensino também vem sendo disponibilizadas pelo grupo em seu canal do Youtube: https://cutt.ly/GsXJCKsAlém do Método de Ensino Zumb.boys, os encontros propõem diálogos e reflexões sobre o cenário atual da dança contemporânea e dos coletivos culturais diante do enfrentamento da COVID-19. A ação propõe um momento de troca e inspirações apontando para novas possibilidades de atuação dentro deste cenário tão complexo.
Ao todo serão realizados 07 (sete) encontros através da plataforma Zoom. O primeiro deles aconteceu no dia 07 de julho de 2020, seguindo sempre às terças e quintas-feiras das 11 às 12h30.
Sobre o Grupo Zumb.boys
O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando do processo criativo de importantes companhias.
Em 2016, recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz, com o O que se Rouba. Dança por Correio foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes.
Em 2017, foi novamente indicado ao Prêmio APCA na categoria Melhor Espetáculo, com O que se Rouba e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, pelo projeto Mané Boneco.
Contemplado com o projeto Rastro na 26ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o grupo dá continuidade à sua pesquisa, explorando novas possibilidades de criação e produção em dança.
Conheça o trabalho deste grupo que segue buscando caminhos para visibilidade/protagonismo periférico e das culturas marginais e que agora, diante do contexto atual e cenário de pandemia, vem se reinventando e ampliando suas possibilidades de criação.
Mais informações: www.facebook.com/grupozumbboys e www.instagram.com/zumb.boys
Residência artística “Jeito Zumb.boys – Em casa” Com Grupo Zumb.boys
Período da Residência: até 06 de agosto de 2020
Horário: às terças e quintas-feiras das 11h00 às 12h30
Duração: 07 encontros virtuais sendo dois encontros de 1h30 cada, duas vezes por semana.
Onde será realizada a Residência: Plataforma Zoom (o link será enviado para as pessoas selecionadas através do email)