Mucane recebe lançamento de livro sobre infância

“algodão-doce” é resultado do Projeto Elisas, uma oficina literária voltada para meninas, e conta com textos de 11 autoras

 No dia 29 de setembro, sábado, a partir das  18 hotas, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória, recebe o lançamento do livro “algodão-doce”. A obra é uma coletânea com textos de 11 autoras e é resultado de uma série de oficinas literárias realizadas pelo coletivo Boas de Prosa, através do Projeto Elisas. O evento terá entrada franca e, no dia, serão distribuídos gratuitamente 30 exemplares por ordem de chegada. A ilustração da capa é de autoria da artista Isabela Bimbatto.

Além de contar com os textos das organizadoras Isabella Mariano e Juane Vaillant e das assistentes Brenda de Almeida e Gislaine Queiroz (ex-alunas do projeto), o livro apresenta os trabalhos de Allainy Maria, Elaine Santana, Gesiane Santos, Grasielly Cardoso, Hellena de JesúsJoyce do Nascimento e Yasmim de Martin.

Entre contos e poemas, a obra reúne 35 textos de meninas e mulheres com idades entre 11 e 29 anos. Trata-se de um livro sobre a infância, mas não só sobre a infância serelepe e cor-de-rosa. É uma infância aquarela com um infinito de tons azuis e rosas, como exibe a própria capa do livro. “algodão-doce” é sobre o que faz a gente rir de quase chorar, mas também sobre o que faz chorar de tanto doer. É tempo, memória, saudade.

O livro é, acima de tudo, um espaço de legitimação da fala de quem nunca é legitimada. É no jeito de ser infantil que, acreditamos, encontra-se a sabedoria. Arriscar, tentar, errar, tropeçar, cair, machucar. Como bem colocou a escritora Aline Dias no prefácio do livro, as “Elisas trazem brincadeiras, brilho no olho, passado, presente”.

Assim, o objetivo da coletânea é justamente poder dar voz a essas meninas que carregam consigo o sonho de se tornarem grandes escritoras. A noite de lançamento contará ainda com sarau literário e música ao vivo com a cantora Katarina Lopes.

Projeto Elisas
Elaborada e pensada pelo “Boas de Prosa”, Elisas é uma oficina literária para meninas que possui o objetivo final de contribuir para a formação de jovens e adolescentes que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades.

Em sua segunda edição, o curso promoveu quatro aulas, realizadas entre junho e julho de 2018 em Vitória (ES), com uma aula extra em agosto. Nas aulas, tratamos não apenas a relação entre mulher e literatura, como também questões relacionadas ao mercado editorial e à produção literária.

As meninas tiveram a oportunidade de praticar a escrita, o que resultou na publicação desta obra conjunta que está em suas mãos. A oficina foi ministrada pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, ao lado das assistentes Brenda de Almeia e Gislaine Queiroz. A prioridade de inscrição foi dada para meninas regularmente matriculadas na rede pública de ensino. As alunas receberam todo material de estudo, além de ajuda de custo para transporte.

O nome Elisa foi escolhido para intitular o projeto como uma referência à escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, nascida na cidade de Cariacica, no Espírito Santo; que em seus textos frequentemente expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira. Esta segunda edição do projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, da Secult-ES, por meio de projeto contemplado pelo Edital 006/2017 - Incentivo à Leitura.

Serviço:
O que: Lançamento: algodão-doce
Quando: Dia 29 de setembro (sábado) das 18h às 21h
Onde: Mucane (Avenida República, 121, Centro, Vitória)
Atrações: sorteio de livros, sarau e música ao vivo com Katarina Lopes
Classificação: Livre
Quanto:
Gratuito
Maiores Informações:
Facebook: https://www.facebook.com/events/721041914942878 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / www.boasdeprosa.com.br
Contato para entrevistas:  Isabella Mariano - (27) 992296872 / Juane Vaillant - (27) 99725-0502

Sobre o DNA Urbano

É um Site especializado em Culturas Urbanas em suas mais variadas vertentes. Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (Graffiti, Break, MC e DJ), Skate, Circo, Tattoo, Parkour, são temas comuns em nossas publicações.

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top