Lançamento videoclipe Nó - Dan Abranches feat Gabriela Brown
O clipe foi dirigido e fotografado pelos diretores MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins) e foi possibilitado por meio do edital 026/2020-SECULT.
Arquitetando minuciosamente a fusão entre diversos gêneros como o soul music, o jazz, o eletrônico e o R&B. De casa, em meio a pandemia, Dan constrói seu novo EP: Flor de Laranjeira, introduzindo em suas marcas referenciais elementos da bossa nova.
A faixa foco, NÓ, é um samba lo-fi de clima descontraído e conta com a participação da artista Gabriela Brown. A música fala sobre uma desilusão amorosa com um tom debochado, onde uma das partes não demonstra o interesse de forma recíproca, mostrando idas de vindas de alguém que sabe que não recebe o mesmo, mas fica esperando pra ver o que vai acontecer, sem muito drama e levando a situação com leveza.
Diante de uma letra que descorre sobre um amor não correspondido de uma forma tão leve e divertida, o clipe nos trás 3 universos; O primeiro, pertencente ao Dan, faz alusão ao comum e o nosso personagem ora se apresenta animado com a relação, ora demonstra não querer mais. O segundo, representado pela Gabi, nos remete a uma posição inalcançável, trazendo a flor como elemento de força, beleza e desejo. E o terceiro, é o cotidiano do casal, “entre quatro paredes” e quando um deles se vai, já não há relação.
Dan é um artista com uma potente inquietação sonora, sua efervescência musical se compõe em processos experimentais que ampliam os territórios psíquicos e afetivos do seu próprio som.
Em seu show Dan nos possibilita uma experiência distinta sobrepondo e transformando a automação das bases melódicas, introduzindo uma esfera orgânica e fluida por intervenções que ocasionam um equilíbrio entre os arranjos das manipulações eletrônicas e o uso de suas capacidades de multiinstrumentista.
No ano de 2019, Dan Abranches, inscreve sua trajetória musical com o programa de alcance nacional exibido pela rede globo “The Voice Brasil” e, logo após, lançou seu primeiro clipe do single “Dark Cloud”, edificado a partir de seus fãs por meio de crowdfunding..
Por meio de um processo extenso e singular seus projetos são gravados e produzidos por ele, onde construídos em ambiente íntimo, são compostos e destrinchados pelo artista. Arquitetando minuciosamente a fusão entre diversos gêneros como o soul music, o jazz, o eletrônico e o R&B.
"Nó é uma música descontraída, mesmo falando de um amor não retribuído, sempre a vi como uma música divertida e leve. Desse modo escolhi na produção um arranjo que conversasse com isso. Visualmente é uma música mais solar e o clipe vem representando isso muito bem através da escolha de cores e cenários. Estou muito feliz com o resultado e de firmar mais uma vez essa parceira com a dupla MAGU.” DAN
Queridinha da Nova MPB e do R&B capixaba, a cantora, compositora, produtora Gabriela Brown leva seu trabalho autoral aos palcos brasileiros há 5 anos. Além de “Nó”, a cantora já lançou "Anti maré", "Bonito é o quê?", "Meu Carnaval" e “Beija-fruta” que tiveram repercussão nacional.
Em 2019, lançou seu primeiro álbum “Zeugma”, um disco de 10 faixas passa por temáticas de liberdade, afetos, desafetos, exílio e exaltação às mulheres.
Seu trabalho e sua personalidade caminham juntos dentro de composições que contrastam a leveza e a maturidade de uma vivência artística plural, mesclando ritmos brasileiros ao neosoul.
MAGU é uma dupla de artistas visuais, formada por Marina Abranches e Gustavo Martins. Os diretores possuem uma potente união de uma linguagem moderna com a delicadeza das condições ordinárias: há um olhar sobre o sensível enlaçado com as possibilidades infinitas das condições de pós-produção. A dicotomia desses fatores os permite construir um percurso rico, atuando há 9 anos no mercado audiovisual — não apenas capixaba como nacional.
Formados em fotografia, os artistas tem como premissa criar com um discurso imagético as narrativas que se impõem, tanto de ordem intimista, quanto diante do processo criativo existente para seus trabalhos como diretores de cena e diretores de fotografia. Ocupando os cargos descritos e ainda compondo toda a cadeia de pós-produção como editores e coloristas.
Em 2020 lançaram o primeiro videoclipe em parceria com o artista Dan Abranches, Dark Cloud”, que foi realizado por meio de crowdfounding. Neste projeto, foram contemplados pelo edital da Secult 026/2020 para a realização do videoclipe da música “Nó” de Dan Abranches com participação de Gabriela Brown.
“”A música "Nó" traduz em seus versos uma fase conhecida dos relacionamentos amorosos: quando há um investimento maior de uma das partes. Nó, no caso, exibe a falta de nó, a ausência de enlaçamento, de afeto. Talvez o nó estive só na garganta e o enlace pudesse ser produzido de outra maneira. É isso que nós tentamos traduzir em imagens com o videoclipe.” MAGU
Ficha Técnica Clipe:
Dirigido por MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins)
Realização: Senhora Filmes
Produção Executiva: Philip Shalders
Produção: Sibel Bicalho
Roteiro: Bruno Reis e MAGU
Direção de Fotografia / Cor / Pós Produção: MAGU
Direção de Arte: Flora Fiorio
1º Assistente de Fotografia: Lucas Sarcinelli
Gaffer/Elétrica: Marcus Supeleto
Making Of (Vídeos): Jhoatan Siqueira
Making Of (Fotos): Manoella Mariano / Thiago Souza
Figurino: Edpo Gaspar
Maquiagem: Milton Luz
Contra-Regra: Danilo Cabelo
Equipamentos: Senhora Filmes, Marcus Supeleto e Lucas Sarcinelli.
Ficha Técnica Musical:
Composição, produção musical e arranjo: Dan Abranches
Mix e Master: Leonardo Chamoun
Piano: Luis Chamis
Beat, baixo, guitarra e sintetizadores: Dan Abranches
Interpretes: Dan Abranches e Gabriela Brown
Arte Da Capa: Georgia Gomes