As ações acontecem entre os dias 01 a 10 de Outubro.
Experimentar a arte e seus vestígios criativos através das vivências, das comunidades, dos povos, de outras culturas e dos diversos processos de difusões artísticas forma um olhar diferenciando para o mundo e mudanças significativas nos comportamentos pessoais. Assim, pensando na arte em suas diversas funcionalidades e expressões que transpassam os limites do comum é que o Instituto TamoJunto acresce as ações do projeto Latina expondo e compartilhando uma outra forma de vivenciar a arte. O Latinta iniciou suas ações em 2012 e até então já conectou arte e pensamento de artistas do Chile, Argentina, Uruguay, Colombia, México, Espanha e Brasil através de significantes atividades nestes países criando espaços não convencionais para realização de residências artísticas, ora para produzir murais, discutir cultura, política e outros temas recorrentes no cotidiano que cada um vive em sua cidade e país de origem. Sendo um projeto de conexão e criação de novos espaços públicos dedicados à produção e apreciação de arte, à criação e ao desenvolvimento de circuitos alternativos que favoreçam a participação e o convívio entre comunidades e artistas latinoamericanos. As ações visam contribuir para o crescimento cultural e intelectual coletivo, partindo da discussão sobre o papel e o lugar do jovem artista na arte contemporânea. Contemplamos principalmente a pintura mural, mas Latinta também busca aproximação com artistas que utilizem linguagens com a fotografia, o vídeo, a performance, a instalação, a escultura entre outras pensadas à partir do espaço público; além de residências artísticas alternativas, que se dão na casa de outros artistas. Neste formato de residência, artistas oferecem suas casas ou estúdios para que outros artistas possam desenvolver seus trabalhos.
Em 2015 convidamos alguns artistas e em 2016 também abriremos convocatórias a nível nacional e internacional, encorajando outros jovens artistas a se inscreverem.
As ações geralmente acontecem em bairros na periferia, na zona rural e em outros bairros que se encontram fora do eixo cultural que se completam quando conseguimos firmar um processo de diálogo e troca entre o artista, o morador e o entorno de cada lugar por onde realizamos nossas atividades, despertando interesse de participação e aprendizado mútuo.
Em Outubro, nosso convidado o artista C E N A 7, vindo direto de Portugal onde estava participando do projeto “O Bairro i o mundo” pousando em Vitória nos dias 01 ao 10, e além da intervenção urbana, na região da Grande Vitória, haverá um bate-papo e exibição de vídeos aberto ao público no dia 09 de outubro, sexta-feira, local Casa Porto de Artes Plásticas às 19h30min.
Sobre o artista convidado:
C E N A 7 também conhecido como Michel, é natural de São Paulo Ipiranga, mas é pelas ruas de São Bernardo do Campo no ABC paulista que desenvolveu grande parte de sua produção que teve inicio por meados do ano 2000, na época com seus 15 anos já se misturava entre as artes plásticas e a poesia; Hoje com 27 já participou de exposições em diversas cidades de São Paulo, na capital e em outros países como, EUA, Austrália e Londres. Participou de antologias poéticas e tem poemas publicados em revistas e sites do género, em São Paulo e região.
Desde 2006 trabalha com oficinas culturais com foco no jovem e atualmente segue dedicado as organizações que faz parte, atuando também como produtor cultural no coletivo Fórum de Hip Hop de SBC onde é um dos idealizadores do SARAU DO FÓRUM também fazendo parte da organização POVO
Conheça mais o trabalho do artista:
https://www.facebook.com/CENA7?fref=ts
http://www.institutotamojunto.org.br/
Maiores informações do Projeto Latinta:
http://www.institutotamojunto.org.br/
https://www.facebook.com/latintamuralismo