II Observatório FDE – Sustentabilidade e Circulação
O próximo Observatório Fora do Eixo já tem data marcada! Dia 28 de abril a articulação FDE/ES se reúne no auditório do SEBRAE e convoca artistas, músicos, produtores, empresários e agitadores culturais para discutir ferramentas para a sustentabilidade de coletivos de cultura e plataformas para a circulação musical no Brasil.
A segunda edição do Observatório tem dois principais focos: apresentar o portal Toque no Brasil e mobilizar músicos e bandas capixabas que queiram aprender a circular pelos vários pontos articulados do país; elencar e desenvolver mecanismos sustentáveis de fortalecimento da cadeia produtiva da cultura através dos coletivos independentes no estado.
O Observatório Fora do Eixo é uma frente gestora que visa aprimorar os princípios norteadores do Circuito FDE através de discussões que buscam o desenvolvimento dos trabalhos concebidos em rede.
A partir das 14horas começam as discussões que são gratuitas e abertas para quem quiser participar!
Programação:
Data: 28 de abril
Local: Auditório do SEBRAE/ES – Av. Jerônimo Monteiro, 935, Centro – Vitória
14h > Ferramentas de Sustentabilidade para coletivos de cultura e Circulação pelo Brasil
Lenissa Lenza – Cuiabá/MT
Carol Tokuyo – São Carlos/SP
Mariana Soldi – Uberlândia/MG
Rafael Rolim – São Paulo/SP
17h30 > Abertura dos GTs
GT-1 – Toque no Brasil: Circulação da produção do ES
// Mariana Soldi e Fabricio Noronha
GT-2 – Produção Cultural em Rede
// Lenissa Lenza e Lorena Louzada
GT-3 – Universidade da Cultura: educar para a cultura
// Carol Tokuyo e Kenia Lyra
GT-4 – Centro Multimídia Fora do Eixo: novos modelos de comunicação
// Rafael Rolim e Carol Ruas
19h30- Mesa de avaliação
>Mariana Soldi é agente cultural desde 2003, formada em Direito é especialista em Economia da Cultura. Atualmente é sócio-diretora da rede social da música brasileira, Toque no Brasil e desde 2005, é uma das realizadoras do Festival de Música Independente Jambolada em Uberlandia-MG. Além disso, atuou como professora da Universidade Anhembi Morumbi, na Faculdade de Produçao Musical, em Gestão e Marketing Cultural, foi Diretora Comercial da Solano Produções e Gerente Internacional da Agência Produtora.
>>Carol Tokuyo é gestora cultural graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora Geral da Associação Caminho das Artes, responsável pelo Ponto de Cultura Independência ou Marte – Conexões Solidárias, premiado no Edital de Mídias Livres de 2010. Atuante dentro dos núcleos da Universidade Fora do Eixo e Sustentabilidade e co-fundadora do Ponto de Referência Regional Fora do Eixo Massa Coletiva, e coordenadora colegiada do Sistema Marciano de trocas, sistema de crédito da moeda social Marcianos. Atuou também como Coordenadora de Produção da Rádio UFSCare produz eventos como Festival do Calouro e o Festival Contato.