fbpx

Abertura da Exposição: Táticas de Graffiti e Não Graffiti

 Primeira exposição solo do artista Renato Ren.

Release
Levantando questões acerca do real espaço da arte urbana Táticas de Graffiti e Não Grafitti, primeira exposição individual do artista plástico Renato Ren, leva à Galeria Homero Massena um registro (fotografias e vídeo) dos trabalhos executados pelas ruas da Grande Vitória ao longo dos últimos nove meses. No conjunto de ações que compõem essa pesquisa, Ren, explora diferentes meios e desdobramentos do graffiti inserido no cenário underground e as suas possíveis relações com a arte contemporânea e os espaços ditos institucionais.

Segundo o artista, o acesso ao público nas ruas é infinitamente maior, assim como a liberdade para atuar de forma crítica. O movimento do graffiti, que ganhou força com o crescimento da cena Hip Hop americana a partir da década de 1980, é subversivo em sua essência, um respiro marginal em meio à sólida paisagem urbana. Ren questiona a domesticação de tal prática ao afirmar que: “Não podemos ignorar sua condição contracultura ou delimitar o graffiti ao uso de tinta spray sobre um muro, o graffiti nunca é feito a partir de uma encomenda", em contrapartida à linguagem estética que tem se tornado moda. Com um projeto político de observação periférica Táticas de Graffiti e Não Grafitti problematiza o que popularmente pode ser considerado graffiti, o que entendemos por patrimônio público e privado, o abandono e a degradação ambiental urbana, os espaços destinados à publicidade nas cidades, entre outras questões. 

 

A exposição, aprovada no Edital 015/2017 da Secult - ES, tem Clara Sampaio como curadora e projeto de arte educação desenvolvido por Kamilla Albani. A abertura da exposição está marcada para o dia 24 de outubro de 2017, às 19h, na Galeria Homero Massena.

BIO
Nascido em São Paulo-SP, Renato Ren se mudou para Viana- ES, onde encontrou no graffiti sua primeira relação com a arte. Ao longo dos anos, passou a ter contato com diferentes referências, transformando as antigas "tags" em um trabalho geométrico, hoje facilmente reconhecido pelas ruas. Anos depois, decidiu estudar Artes Plásticas na Ufes, onde passaria a experimentar a simbiose dos dois universos: a arte contemporânea de acesso mais restrito junto ao que acredita realmente comunicar e ser capaz de deixar a cidade minimamente surpreendente. Além de artista, é MC no grupo de RAP Conteúdo Paralelo.

CLARA SAMPAIO
Clara Sampaio é curadora independente e arquiteta, doutoranda em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Mestra em Artes (UFES, 2016) com pesquisa sobre curadoria contemporânea e prática artística. Foi curadora do projeto CÁPSULA - curso extensivo em arte contemporânea com o curador Gabriel Menotti, das exposições O véu do Real da artista Re Henri (Galeria Homero Massena, 2017), Liames de Kyria Oliveira e Cristhina Bastos, (Galeria Casarão, Viana 2016 e MARCO - MS, 2017), Estudos de Recepção – arte contemporânea em espaços domésticos (também em parceria com Gabriel Menotti), Formas de Voltar para Casa com os artistas Polliana Dalla, Haroldo Saboia, Fernanda Porto e Thais Graciotti (Centro de Vitória, 2014), e outras. Atua desenvolvendo projetos curatoriais e arquitetônicos voltados para exposições de arte.

KAMILLA ALBANI
Kamilla Albani é arte educadora, bacharel em Artes Plástica pela UFES e licenciada em Artes Visuais. Sua atuação se desdobra desde as instituições públicas e privadas de Ensino Regular no ES, paralelo a experiências em produção cultural, curadoria e desenvolvimento de projetos independentes. Entre eles as exposições Delicado Abismo da Desordem, do artista Luis Felipe Porto, no projeto Sala de Estar, (Guanaaní Hostel, Vitória 2016), Espaço Híbrido, coletiva dos artistas Renato Ren, Kika Carvalho e Natanael de Souza, [Quase] Um Lar Para Habitar, do artista Rick Rodrigues e Território | Átrio, exposição do Coletivo Laranja (Galeria Corredor, Vitória 2017), o projeto Mercado das Coisas - Feira de Economia Criativa (Vitória - 2015/2016), e outros.

 

Serviço:

O que: Exposição Táticas de Graffiti e Não Graffiti - Renato Ren
Onde:  Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta - Vitória - ES
Quando: Abertura: 24 de outubro (terça feira) 19h  - Visitação: 25 de outubro 2017 a 03 de fevereiro de 2018
Entrada: Gratuita