fbpx

Prêmio Empreendedor Social

1folhaschuab  Prêmio Empreendedor Social

 

A Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab realizam, em 2012, a oitava edição do Prêmio Empreendedor Social, o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo.


 

1. Introdução

A Folha de S.Paulo e aFundação Schwab realizam, em 2012, a oitava edição do Prêmio Empreendedor Social, o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo.

São elegíveis ao Prêmio Empreendedor Social os empreendedores sociais que atuem há pelo menos 36 meses, prazo contado a partir da data de início das atividades do candidato até o último dia de inscrições, 13 de maio de 2012 (ou seja, terão de ter completado 36 meses até essa data). O início das atividades poderá ser comprovado por meio de documentos formais (estatutos, contratos e registros fiscais), documentos informais (registro do site e do blog, entre outros) ou mesmo por autodeclaração feita pelo empreendedor social ou seu representante no ato de preenchimento do formulário de inscrição no site www.folha.com.br/empreendedorsocial.

No ato da inscrição não há nenhuma distinção a ser feita pelo empreendedor social. A comissão organizadora, a mesma para os dois prêmios, Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro, se encarregará de fazer a triagem e a devida classificação das inscrições.

 

2. Objetivo

O Prêmio Empreendedor Social 2012 busca dar visibilidade e capacitação a líderes de cooperativas, negócios sociais e organizações de impacto social e/ou ambiental de todas as regiões do Brasil que desenvolveram iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade.

Com essa projeção em nível nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e networking oferecidos pelos 29 parceiros e pelaRede Folha de Empreendedores Socioambientais , viabiliza-se aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas, abrangência e escalabilidade para seus projetos.

Em 2012, um dos focos do prêmio será prospectar referências em negócios sociais –empresas que, por intermédio da sua atividade principal (“core business”), oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado.

 

3. Público-alvo

Serão aceitas inscrições de pessoas físicas ou jurídicas (ONGs, cooperativas e negócios sociais) com foco socioambiental, sem limite de idade do empreendedor social, independentemente de sua nacionalidade (desde que seja residente e domiciliado em qualquer parte do Brasil).

Seu impacto social pode se dar em qualquer região do país e nas mais diversas áreas de atuação, tais como: agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, inclusão profissional e saúde.

O candidato deverá apresentar um projeto inovador que já esteja beneficiando, há pelo menos 36 meses, pessoas em situação de risco social ou a sociedade em geral.

 

3.1. Não podem participar do concurso

  • Iniciativas com menos de um ano de existência até o fim do período de inscrições (13 de maio);
  • Empreendedores sociais finalistas do Prêmio Empreendedor Social ou do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro em 2008, 2009, 2010 e 2011 e integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais;
  • Empreendedores sociais que lançaram iniciativas ligadas a projetos membros da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais antes da visita da organização do prêmio no ano em que foram finalistas. Por exemplo: empresas sociais criadas por ONGs da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais lançadas anteriormente à sua entrada na Rede Folha – independentemente de serem lideradas pelo mesmo empreendedor social ou não. Não há restrições, contudo, à participação de iniciativas originalmente ligadas à Rede Folha, mas lançadas posteriormente à avaliação da organização do prêmio e que se tornaram juridicamente independentes da instituição de origem;
  • Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab;
  • Iniciativas criadas fora do Brasil;
  • Instituições de pesquisa científica, como Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Emater (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural);
  • Mentores de ideias que não residam no país;
  • Organizações do sistema S, como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sesc (Serviço Social do Comércio) etc.;
  • Organizações intermediárias ou que foram criadas unicamente para repasse de dinheiro ou que não atuam diretamente com os beneficiários finais;
  • Organizações multilaterais ou organizações internacionais formadas por diversos governos com a finalidade de promover um objetivo comum aos países membros, como a ONU (Organização das Nações Unidas), a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) etc.;
  • Organizações públicas, como governos, hospitais etc.;
  • Organizações sociais ou pessoas jurídicas de direito privado, vinculadas ao poder público por meio do contrato de gestão em que este represente mais do que 50% do orçamento anual das receitas da organização social. Por exemplo, OS gestora de hospital público;
  • Partidos políticos e sindicatos;
  • Pessoas físicas ou jurídicas que não tenham autorização dos mentores do projeto para fazer a inscrição;
  • Projetos corporativos de responsabilidade social, inclusive fundações, institutos e associações de empresas privadas;
  • Projetos de universidades, faculdades, colégios de ensinos fundamental ou médio e entidades que promovem cursos técnicos.

 

4. Inscrições

A inscrição para o Prêmio Empreendedor Social 2012 é gratuita e poderá ser feita até 13 de maio 2012 pelo site www.folha.com.br/empreendedorsocial. Esse link é o mesmo para as inscrições realizadas para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2012. Não há distinção de categorias no ato da inscrição.

 

4.1. Formulário de inscrição

O formulário de inscrição deverá ser preenchido preferencialmente pelo autor do projeto. Na falta dele, uma pessoa autorizada poderá preenchê-lo.

O link de inscrições para o Prêmio Empreendedor Social 2012 será igual ao do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2012. Isso significa que os candidatos utilizarão o mesmo formulário/link para os dois prêmios.

Para ajudar no preenchimento do formulário de inscrição, foi colocado no site Empreendedor Social um roteiro de apoio. Não deixe de consultá-lo –inscrição clara, concisa e bem redigida é fundamental para a avaliação adequada de seu trabalho.

 

5. Cronograma do concurso

 

FASE

          FASE

DATA

1                

Abertura de inscrições

1/abr

1

Encerramento das inscrições

13/abr

2

Definição dos selecionados para a segunda fase*

23/mai

2

Limite para envio de documentos da segunda fase

6/jun

3

Definição dos selecionados para a terceira fase*

22/jun

4

Início das avaliações in loco

1/jul

4

Fim das avaliações in loco e definição dos finalistas de 2012

31/ago

5

Elaboração e envio de relatórios para o júri

5/out

5

Análise do júri e eleição dos vencedores

Outubro

6

Publicação de matéria com os finalistas e o júri de 2012

Outubro

6

Votação pública no site Empreendedor Social para a categoria “Escolha do Leitor”

Outubro

6

Integração à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais

Novembro

6

Cerimônia de entrega dos prêmios e revelação dos vencedores

Novembro

6

Publicação do caderno especial Empreendedor Social

No dia posterior à cerimônia de entrega

 

6. Critérios de seleção

Para o julgamento das inscrições dos empreendedores concorrentes, serão considerados os seguintes critérios:

 

Inovação (peso 2 na fase final)

O candidato precisa estar à frente de um trabalho altamente diferenciado há mais de 36 meses e deve preferencialmente ser guiado pela cultura da inovação contínua.

Pioneirismo, gestão para a inovação e criação de metodologias próprias de atuação são alguns dos indicadores medidos nesse critério. O desenvolvimento de produtos ou serviços que constituam tecnologias sociais eficientes e eficazes e a aplicação inovadora de tecnologias sociais já conhecidas também serão considerados.

 

Sustentabilidade (peso 2 na fase final)

Será levada em consideração a sustentabilidade da organização no sentido mais amplo –em sua capacidade de existir no longo prazo, por meio de indicadores como:

  • nível de profissionalismo da gestão da organização (apresentação de planejamentos e planos, relatórios de sistematização, visão estratégica, governança e atuação dos conselhos administrativo e fiscal, adequação ao ambiente legal etc.);
  • qualidade da gestão de colaboradores (índices de rotatividade, nível salarial, sistema de avaliação e feedback dos profissionais, incentivos ao intraempreendedorismo e à melhoria contínua, legalidade das contratações etc.);
  • existência de equipe altamente qualificada, comprometida e engajada;
  • estruturação e participação ativa em parcerias sólidas (financeiras ou não) e em redes envolvendo governos, empresas e sociedade civil;
  • infraestrutura própria, alugada ou em comodato (imóveis, veículos, equipamentos e outros bens patrimoniais);
  • uso adequado de recursos naturais e nível de impacto ambiental;
  • relações com "stakeholders" (colaboradores, parceiros, patrocinadores, beneficiários e comunidade em geral etc.).

A sustentabilidade financeira será avaliada em profundidade, a partir da gestão financeira da organização. Serão levados em conta indicadores como:

  • nível de geração própria de receitas (venda de produtos, prestação de serviços e taxas de adesão/associação);
  • histórico financeiro e patrimonial (no mínimo dos últimos três anos);
  • qualificação do gestor financeiro da organização;
  • quantidade de patrocinadores e doadores, bem como solidez dessas parcerias;
  • capacidade de geração de projetos e competitividade em editais e chamadas públicas;
  • qualidade dos planos de captação de recursos.

 

Impacto social direto (peso 2 na fase final)

Será avaliado quantitativa e qualitativamente. Deve ser mensurado com base em documentos, registros de pesquisas e relatórios de avaliação feitos, preferencialmente, por terceiros (empresas especializadas em avaliação de projetos sociais e auditorias independentes).

Os testemunhos dos beneficiários diretos e indiretos também serão levados em consideração, bem como a contribuição relativa do empreendedor social para a causa em que está engajado.

 

Influência em políticas públicas (peso 2 na fase final)

O empreendedor social e/ou o seu projeto precisam influenciar políticas públicas locais, regionais, nacionais e até internacionais na sua área de atuação, de forma a estimular a replicação de seu trabalho em larga escala, se bem comprovadas as suas qualidades e potenciais de impacto positivo na sociedade e no ambiente.

A proposição de projetos de lei e, sobretudo, a sanção de leis diretamente relacionadas às propostas do candidato, assim como a criação de programas de governo com métodos e participação do empreendedor social, são os principais indicadores desse critério. A quantidade e a solidez das parcerias governamentais e a prestação de serviços de alta qualidade ao poder público também são consideradas.

 

Perfil do empreendedor social (peso 2 na fase final)

O empreendedor social precisa ser profundamente comprometido com o seu projeto, sendo evidentes sua paixão pela causa, o domínio do contexto atual e sua visão de futuro.

Deve estar alinhado com os objetivos do prêmio (aumento de impacto social, geração contínua de inovação social, influência em políticas públicas e busca por replicação do trabalho efetuado). No caso de outra pessoa tê-lo inscrito no concurso, é fundamental que o candidato conheça a premiação e todas as suas variantes, como a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, no momento da visita de avaliação.

Capacidade de realizar negociações e parcerias internacionais com patrocinadores e outros empreendedores sociais, bem como aptidão para aprimoramento acadêmico continuado, são características desejáveis.

 

Alcance e abrangência (peso 1 na fase final)

Será avaliada a abrangência geográfica (bairros, municípios, Estados, regiões e países) de atuação do empreendedor social, dentro de seu contexto e causa.

As iniciativas devem preferencialmente ter sido expandidas para além do cenário para o qual foram planejadas, seja no país, seja no exterior.

 

Efeito multiplicador (peso 1 na fase final)

Esse item visa avaliar o potencial de escalabilidade da iniciativa.

O empreendedor social deve estar aberto para compartilhar seus métodos com outras organizações públicas, privadas ou da sociedade civil. Os processos e as metodologias devem estar sistematizados para aplicação eficiente em outros contextos, por meio de manuais operacionais, fluxogramas e relatórios de gestão de projetos.

Também será avaliada a possibilidade de a causa para a qual o candidato atua ser replicada para outros contextos.

 

7. Fases do concurso e julgamento

 

 

Primeira fase – de 1o de abril a 13 de maio

Inscrições no site www.folha.com.br/empreendedorsocial ou www.schwabfoundseoy.org/brasil.

Nessa etapa, as inscrições que não apresentarem conformidade com os aspectos formais deste regulamento serão eliminadas.

 

Segunda fase – de 14 de maio a 6 de junho

1. Finalização da análise de todos os formulários da primeira fase;

2. Seleção das melhores inscrições segundo os critérios dos concursos;

3. Solicitação de envio de documentos aos classificados.

A avaliação dos formulários dessa fase será realizada pela editoria Empreendedor Social, da Folha de S.Paulo, e pela ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental, com base nos critérios expostos no item 6 deste regulamento.

 

Terceira fase – de 7 de junho a 30 de junho

1. Avaliação dos documentos entregues e dos formulários da segunda fase;

2. Pré-entrevista por telefone (aproximadamente 30 minutos) com inscritos de maior potencial (se necessário);

3. Seleção dos melhores candidatos segundo os critérios dos concursos;

4. Definição com o empreendedor social sobre a logística de visitas de avaliação.

A avaliação dos formulários e documentos dessa fase será realizada pela editoria Empreendedor Social, da Folha de S.Paulo, e pelos seguintes parceiros:

  • Artemisia Negócios Sociais;
  • Ernst & Young Terco;
  • Golfieri, Reicher e Storto Advogados;
  • Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil);
  • ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental.

A comissão avaliadora terá como base os critérios expostos no item 6 deste regulamento.

 

Quarta fase – de 1o de julho a 31 de agosto

1. Avaliação in loco do projeto por três dias inteiros;

2. Definição dos candidatos finalistas dos prêmios em 2012.

A avaliação in loco terá como base os critérios expostos no item 6 deste regulamento e contará com a participação da organização dos prêmios e reportagem (Folha de S.Paulo), de avaliadores externos (ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental) e de equipe de filmagem e fotografia.

 

Quinta fase – de 1o de setembro a 30 de outubro

Elaboração dos relatórios de avaliação sobre os finalistas dos prêmios para o júri:

1. Análise dos relatórios pelo júri e envio de notas por critério;

2. Compilação das notas para eleição dos vencedores.

Os relatórios de avaliação, bem como a consolidação das notas do júri, serão realizados pela ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental com supervisão direta da editoria Empreendedor Social (Folha de S.Paulo).

O júri será composto de membros em dois níveis:

  • Cadeiras fixas – um representante da Folha de S.Paulo, um da Fundação Schwab (só para o Prêmio Empreendedor Social; não participa do júri do Folha Empreendedor Social de Futuro) e um vencedor dos prêmios nos anos anteriores e/ou membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais;
  • Cadeiras rotativas – representantes expressivos dos setores acadêmico, público, empresarial e do terceiro setor convidados pela Folha de S.Paulo.

 

Sexta fase – outubro e novembro

1. Anúncio em matéria na Folha de S.Paulo e seus parceiros dos finalistas dos prêmios em 2012 e do corpo de jurados;

2. Upload de vídeos com “pitch” (apresentação clara e sucinta do projeto) dos finalistas de ambos os prêmios no site Empreendedor Social para votação aberta ao público, na categoria “Escolha do Leitor”;

3. Compilação dos votos para a eleição dos vencedores na categoria “Escolha do Leitor”;

4. Integração dos finalistas que optarem por participar da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais;

5. Cerimônia de entrega dos prêmios em São Paulo, com a participação de todos os finalistas, e revelação dos vencedores dos prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro, além da categoria “Escolha do Leitor”;

6. Publicação do caderno especial Empreendedor Social em edição nacional na Folha de S.Paulo com os perfis de todos os finalistas de 2012.

 

7.1. Análise de documentos e visita aos projetos semifinalistas

Os candidatos que passarem para a 3ª fase serão convocados a apresentar os seguintes documentos (se houver):

Os candidatos que passarem para a 3ª fase serão convocados a apresentar os seguintes documentos (se houver):

  • currículo do fundador da organização ou do líder social que está inscrevendo o projeto;
  • relatório de avaliação mais recente sobre sua organização, se houver (elaborado por um terceiro que seja uma entidade renomada);
  • demonstrações contábeis completas dos últimos três anos (balanço patrimonial, demonstração de superávit/déficit, mutação do patrimônio, demonstração dos fluxos de caixa e notas explicativas), de preferência auditados por um auditor externo;
  • certidões negativas de débitos relativas a tributos federais/Dívida Ativa da União, contribuições previdenciárias (INSS), FGTS, tributos estaduais e municipais e distribuição de processos na Justiça do Trabalho;
  • títulos e qualificações que a entidade possua (UPF, UPE, UPM, Comas, Cebas, OSCIP, OS etc.);
  • estatuto da organização (ONGs) ou contrato social (empresas sociais);
  • ata da ultima eleição da Diretoria, no caso de ONGs;
  • declaração assinada pelos dirigentes de que não estão impedidos de exercer a administração da entidade, por lei especial ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrarem sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou a propriedade, conforme preceitua o art. 1.011, §1º do Código Civil;
  • os dois últimos relatórios anuais de atividades, com principais realizações, resultados e novas metas atingidas durante determinado ano;
  • manual de operações, com descrição dos procedimentos de cada projeto em suas diferentes fases;
  • documento de planejamento estratégico da organização para os próximos anos;
  • documentos institucionais disponíveis (plano de negócio, pitch, missão/visão/valores, apresentações passadas para conselho etc.);
  • organograma da organização (ou estrutura organizacional), listando principais responsabilidades/atribuições de cada colaborador, seus respectivos salários e forma de contratação (CLT/voluntário/RPA).

Esses documentos serão analisados pela editoria Empreendedor Social, da Folha de S.Paulo, e pelos seguintes parceiros:

  • Artemisia Negócios Sociais;
  • Ernst & Young Terco;
  • Golfieri, Reicher e Storto Advogados;
  • Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil);
  • ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental.

A comissão avaliadora terá como base os critérios expostos no item 6 deste regulamento e tecerá um parecer fiscal, contábil e de gestão das organizações e dos empreendedores sociais classificados para a próxima etapa.

Os projetos dos empreendedores sociais classificados para a 4ª etapa de avaliação serão visitados por representantes da comissão organizadora do Prêmio Empreendedor Social. A avaliação in loco contará com a participação da organização dos prêmios e reportagem (Folha de S.Paulo), de avaliadores externos (ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental) e de equipe de filmagem e fotografia.

Nesse caso, os candidatos selecionados serão notificados com antecedência para que essa visita seja agendada. É requisito que a pessoa inscrita acompanhe a comissão organizadora durante toda a visita, sendo que todas as despesas da comissão organizadora e do empreendedor social inscrito (não inclui equipe e assistentes) decorrentes da visita (transporte, hospedagem, alimentação etc.) serão de responsabilidade da Folha de S.Paulo.

Ressalta-se que todas as informações coletadas em todas as etapas do concurso serão tratadas como sigilosas e apenas utilizadas para fins relacionados à avaliação do Prêmio Empreendedor Social.

As inscrições que chegarem a essa etapa e que não atenderem as solicitações acima serão desclassificadas.

 

7.2. Avaliação dos finalistas

Um júri formado por integrantes expressivos dos setores acadêmicos, público, social e empresarial será responsável por avaliar os relatórios das inscrições finalistas, elegendo assim o vencedor do concurso.

Após analisar o relatório, elaborado pela ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental com supervisão direta da editoria Empreendedor Social (Folha de S.Paulo), o júri concederá, para cada um deles, notas de 0 a 10 aos critérios mencionados no item 6 deste regulamento. Para cada critério, será calculada a média aritmética ponderada das notas de todos os jurados em relação a cada um dos finalistas.

A nota final do finalista será a média ponderada das notas médias por critério estabelecidas anteriormente, sendo que inovação, sustentabilidade, impacto social direto, influência em políticas públicas e perfil do empreendedor social terão peso dois; alcance e abrangência e efeito multiplicador, peso um.

Assim: NF = [ (NI x 2) + (NS x 2) + (NIS x 2) + (NPP x 2) + (NP x 2) + (NA x 1) + (NEM x 1) ] / 12

Em que: 
NF = nota final do finalista; 
NI = nota média atribuída pelos jurados ao critério inovação do empreendedor social; 
NS = nota média atribuída pelos jurados ao critério sustentabilidade do referido projeto; 
NIS = nota média atribuída pelos jurados ao critério impacto social direto do referido projeto; 
NPP = nota média atribuída pelos jurados ao critério influência em políticas públicas do referido projeto; 
NP = nota média atribuída pelos jurados ao critério perfil do empreendedor social do referido projeto;
NA = nota média atribuída pelos jurados ao critério alcance e abrangência do referido projeto; 
NEM = nota média atribuída pelos jurados ao critério efeito multiplicador do referido projeto.

A classificação será estabelecida de acordo com as notas finais do projeto. Dessa forma, vencerá quem obtiver a maior nota final.

 

7.3. Desempate

Em caso de empate na primeira colocação, será declarado vencedor quem tiver a nota mais alta nos itens de peso 2, considerando primeiro o item inovação, seguido de sustentabilidade, impacto social direto, influência em políticas públicas e perfil do empreendedor social. Se o empate persistir, vencerá quem tiver maior número de notas 10, 9, 8, 7 e assim sucessivamente.

 

7.4. Categoria “Escolha do Leitor”

Vencedor O que é

Em 2012, será lançada a categoria “Escolha do Leitor”.

O objetivo é aumentar a interação entre os leitores do Grupo Folha e os líderes socioambientais mais inovadores do país, reforçando, com isso, a visibilidade para seus projetos. Nessa categoria, não há distinção entre Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro. Cabe ao público decidir qual iniciativa é a mais inovadora.

Todos os finalistas de 2012 automaticamente concorrerão ao título de “Escolha do Leitor” por meio de um vídeo curto para cada projeto, a ser gravado pela TV Folha entre julho e agosto e que irá ao ar entre outubro e novembro no site Folha.com.

O mais votado receberá menção honrosa da Folha e um notebook de última geração oferecido peloDell Social Innovation Challenge.

 

8. Premiação

 

Finalistas

Visibilidade e credibilidade

Todos os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2012 terão seus perfis pessoais publicados pela Folha de S.Paulo no caderno especial de circulação nacional Empreendedor Social e na Folha.com. Também serão certificados em um evento a ser realizado em novembro em São Paulo, do qual participarão com todas as despesas de transporte e hospedagem pagas. A cerimônia reunirá lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil. Toda essa visibilidade significa potencial apoio em âmbito nacional.

Também receberão um kit com relatório completo de avaliação, segundo os critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, elaborado pela Folha, para uso livre de divulgação.

 

Networking

Ao serem chancelados finalistas, os eleitos serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Soci oambientais, um seleto grupo de líderes sociais altamente inovadores que interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha.

Os finalistas que tiverem idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Algumas das oportunidades de bolsa de estudo ofertadas por intermédio da Fundação Schwab em instituições de ensino de ponta em todo o mundo poderão ser estendidas a todos os finalistas.

Também receberão como premiação dos parceiros :

 

Capacitação e gestão

  • Uma das quatro bolsas de estudos integrais* para o curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil realizado pelo Instituto Gesc em 2013;
  • Seis horas de consultoria jurídica –presencial ou a distância– em 2013 a ser realizada gratuitamente pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados;
  • Quatro vouchers individuais de R$ 250 a serem utilizados livremente nos cursos da Diálogo Social em 2013 e acesso aos seminários itinerantes da instituição;
  • Acesso livre a um dos ciclos de formação empreendedora (por exemplo, para elaboração de plano de negócios) realizados pela Artemisia Negócios Sociais, a ser definido conforme o perfil do finalista e de sua organização, em 2013;
  • A todas as finalistas mulheres em 2012, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e do IE Business School;
  • Uma das duas bolsas de estudos integrais* (presenciais e/ou a distância) para os cursos de extensão realizados pelo Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor) em 2013, a serem escolhidos pelos beneficiados, conforme disponibilidade de abertura de curso pela entidade;
  • 4 horas de aconselhamento institucional pelo Iats a duas organizações finalistas* em 2013, a ser realizado na sede do instituto, em São Paulo, ou a distância.

 

Networking e captação de recursos

  • Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina;
  • Acesso gratuito às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos) em 2013, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos);
  • Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.

 

Visibilidade

  • Assessoria de imprensa especializada para divulgar os projetos finalistas na mídia brasileira, realizada pela p&b comunicação;
  • Matéria sobre o empreendedor social no portal UOL;
  • Matéria sobre a organização no jornal “Valor Econômico”;
  • Matéria sobre a iniciativa socioambiental no site de notícias voltado à sustentabilidade Envolverde;
  • Matéria sobre o empreendedor social na revista “Filantropia” e na rádio Tom Social.

* No caso de premiações que não contemplem todos os finalistas, os selecionados serão escolhidos pela organização dos prêmios seguindo critérios como perfil do empreendedor social, pontuação obtida do júri, localização e situação atual da organização que lidera. Na impossibilidade de utilização do prêmio pelo empreendedor social e/ou sua equipe, o benefício será repassado ao finalista suplente até se esgotarem todas as possibilidades. Eventuais despesas de viagem e material de estudos serão de responsabilidade da organização beneficiada.

 

Vencedor

Visibilidade e credibilidade

O vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2012 receberá da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab o título e o troféu de "Empreendedor Social do Ano", em evento a ser realizado em novembro de 2012 em São Paulo. Em 2013, será certificado e homenageado na plenária principal do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, com transporte e hospedagem pagos pela Fundação Schwab.

Seu perfil pessoal terá destaque de capa no caderno especial Empreendedor Social, a ser publicado nacionalmente pela Folha de S.Paulo e na Folha.com.

Também receberá um kit com relatório completo de avaliação, segundo os critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, elaborado pela Folha, para uso livre de divulgação.

 

Networking e capacitação

O vencedor entrará automaticamente no seleto grupo de “Empreendedores Sociais de Destaque” daFundação Schwab e terá acesso privilegiado aos eventos do Fórum Econômico Mundial, que reúne as principais lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil no mundo.

No Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em 2013, será integrado à rede mundial de “Empreendedores Sociais de Destaque” e participará da elaboração de projetos para resolver problemas regionais importantes, em áreas como saúde, educação, emprego, ambiente e habitação. Os vencedores se beneficiam dos contatos que estabelecem com líderes aos quais dificilmente teriam acesso.

Por meio de indicações da Fundação Schwab à rede de contatos do Fórum Econômico Mundial, o empreendedor social terá acesso a potenciais patrocinadores internacionais e a programas exclusivos, entre os quais cursos de ensino executivo e/ou voltados ao empreendedorismo socioambiental. Insead (França), Universidade Harvard (EUA) e Universidade Stanford (EUA) são exemplos de instituições de ensino de alto nível que oferecem tais programas. A concessão de bolsas de estudos dependerá da aprovação do vencedor no processo de seleção da instituição, entre outros requisitos.

Outros benefícios, dependendo da elegibilidade do candidato, poderão ser alcançados, como:

  • participar da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com despesas de transporte e hospedagem pagas pela Fundação Schwab;
  • ser incluído na comunidade global de empreendedores sociais e no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial;
  • ser integrado na organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

A concessão de tais benefícios dependerá do perfil do candidato vencedor. Inglês fluente, idade inferior a 40 anos (no caso dos Jovens Líderes Globais) e outros requisitos serão verificados pela Fundação Schwab e pelo Fórum Econômico Mundial.

No âmbito nacional, o vencedor será convidado a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, grupo de líderes sociais altamente inovadores que interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha.

Também receberá como premiação dos parceiros :

 

Capacitação e gestão

  • Bolsa de estudo** de 90% (equivalentes a € 15.750) para a turma de 2013 do curso de extensão OEMP (Owners & Entrepreneurs Management Program) do IE Business School, em Madri. O curso é composto de três encontros de uma semana (165 horas) no campus do IE, em Madri, e dois módulos on-line (cerca de 300 horas). O bolsista, cuja organização deverá ter faturamento anual superior a € 1 milhão, terá direito a passagens aéreas cedidas pela TAM;
  • Auditoria financeira independente a ser realizada pela Ernst & Young Terco em 2013;
  • 24 horas de consultoria jurídica –presencial ou a distância– em 2013 a ser realizada gratuitamente pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados;
  • Quatro vouchers individuais de R$ 250 a serem utilizados livremente nos cursos da Diálogo Social em 2013 e acesso aos seminários itinerantes da instituição;
  • Acesso livre a um dos ciclos de formação empreendedora (por exemplo, para elaboração de plano de negócios) realizados pela Artemisia Negócios Sociais , a ser definido conforme o perfil do vencedor e de sua organização, em 2013;
  • A todas as finalistas mulheres em 2012, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e doIE Business School;
  • Uma das quatro bolsas de estudos integrais* para o curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil realizado pelo Instituto Gesc em 2013;
  • Bolsa de estudos integral (presencial e/ou a distância) para os cursos de extensão realizados peloIats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor) em 2013, a serem escolhidos pelos beneficiados, conforme disponibilidade de abertura de curso pela entidade;
  • 4 horas de aconselhamento institucional pelo Iats em 2013, a ser realizado na sede do instituto, em São Paulo, ou a distância.

 

Networking e captação de recursos

  • Participação do processo de seleção de empreendedores sociais da Ashoka, caso já não faça parte de sua rede; o convite não implica aprovação, que dependerá dos critérios exclusivos da instituição;
  • Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina;
  • Acesso, sem custos de inscrição/participação, ao primeiro Congresso Gife a ser realizado após a data de premiação;
  • Acesso gratuito às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos) em 2013, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos);
  • Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.

 

Visibilidade

  • Assessoria de imprensa especializada para divulgar com destaque o projeto vencedor na mídia brasileira, realizada pela p&b comunicação;
  • Matéria sobre o empreendedor social no portal UOL;
  • Matéria sobre o empreendedor social e seu trabalho no jornal Agora São Paulo;
  • Matéria sobre a organização no jornal “Valor Econômico”;
  • Matéria sobre a iniciativa socioambiental no site de notícias voltado à sustentabilidade Envolverde;
  • Matéria sobre o empreendedor social na revista “Filantropia” e na rádio Tom Social.

* A preferência será dos demais finalistas, que não serão contemplados com os benefícios de ser “Empreendedor Social do Ano”. No caso de sobra de vagas, no entanto, o vencedor poderá preenchê-las. Eventuais despesas de viagem e material de estudos serão de responsabilidade da organização beneficiada.

** O valor integral do curso é de € 17.500, portanto a bolsa de 90% equivale a € 15.750, restando ao bolsista arcar com o investimento de até € 1.750 (10% do valor total do curso). O valor do curso cobre aulas, material do programa, coffee-breaks, almoços e eventos especiais. A hospedagem é de responsabilidade do bolsista. A TAM Linhas Aéreas oferecerá ao vencedor três viagens de avião no trecho São Paulo-Madri-São Paulo em classe econômica em 2013.

Categoria “Escolha do Leitor” - vencedor

O empreendedor social com o vídeo mais votado no site Folha.com, entre setembro e novembro, receberá da Folha de S.Paulo a menção honrosa de "Escolha do Leitor", em evento a ser realizado em novembro de 2012 em São Paulo. Também terá uma matéria especial dedicada a ele no site Empreendedor Social, na Folha.com.

O vencedor receberá ainda um notebook Dell de última geração, cortesia do Dell Social Innovation Challenge.

 

9. Notificação e divulgação dos resultados

A organização do concurso entrará em contato apenas com os inscritos selecionados para a segunda fase. Não serão oferecidas informações (como motivos de desclassificação) sobre as demais candidaturas devido ao grande número de candidatos na primeira fase.

Cabe aos inscritos acompanhar todas as etapas do concurso por meio do sitewww.folha.com.br/empreendedorsocial. Reportagens sobre o Prêmio Empreendedor Socialtambém serão veiculadas na Folha de S.Paulo desde as inscrições até os resultados finais.

 

10. Sobre os realizadores

Folha de S.Paulo

Jornal mais influente do Brasil, com 2,2 milhões de leitores* e circulação média semanal de mais de 291 mil exemplares**, a Folha de S.Paulo tem como objetivo principal, nos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, dar visibilidade ao empreendedorismo social, que visa à construção de uma sociedade sustentável e mais justa.

A Folha de S.Paulo foi escolhida pela Fundação Schwab para exercer, com exclusividade, o papel de realizadora do Prêmio Empreendedor Social no Brasil.

Fundada em 1921, a Folha completou no ano passado seus 90 anos de vida. Seu crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, tem circulação nacional. Foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.

 

Folha.com

Com 19 editorias de conteúdo com acesso livre na internet, a Folha.com conta com uma audiência de 21 milhões de visitantes únicos e 229 milhões de páginas vistas por mês***. Produz conteúdo para dispositivos móveis como tablets (iPad), smartphones (iPhone etc.) para as plataformas WAP e SMS (para celulares em geral), além de possuir sua versão em HTML5.

É o primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa, criado em 1995, inicialmente com o nome de Folha Online. Tem por objetivos a criação, a produção e o desenvolvimento de conteúdo jornalístico on-line, além de serviços, com destaque para áreas de interatividade.

Hoje, publica cerca de 500 notícias por dia. Seu compromisso é produzir conteúdo na internet com a mesma qualidade da Folha, seguindo os princípios editoriais adotados pelo jornal: pluralismo, independência, jornalismo crítico e independente.

Abriga no site Empreendedor Social o perfil dos 61 finalistas de 2005 a 2011 e notícias diárias sobre o Terceiro Setor.

Website: www.folha.com.br/folha/conheca

Website do prêmio: www.folha.com.br/empreendedorsocial

* Fonte: Ibope TGI (Ago/10 – Ago/11) – Leitores diários da Folha de S.Paulo – Nacional

** Fonte: IVC Janeiro/2012

*** Fonte: Omniture Janeiro/2012

 

Fundação Schwab

Reconhecida mundialmente, a Fundação Schwab é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça.

A entidade identifica e promove a troca de know-how entre empreendedores sociais inovadores, viabilizando o contato deles com grandes patrocinadores internacionais, ao incluí-los na rede de líderes globais do Fórum Econômico Mundial, e com representantes das áreas empresarial, política e de mídia, entre outras. A organização não tem escritório no Brasil, país em que é representada pela Folha de S.Paulo para temas referentes ao Prêmio Empreendedor Social.

As principais atividades da Fundação Schwab incluem: 

  • Identificação e exposição de lideranças mundiais em empreendedorismo social – anualmente, a fundação e os seus parceiros selecionam de 20 a 25 empreendedores sociais de um total de mil candidatos em todo o mundo por meio do Prêmio Empreendedor Social. O concurso acontece em diferentes países e regiões na África, na América Latina, na Ásia, no Oriente Médio e na Europa. Os vencedores são destaque nas cerimônias de seus países e durante as principais sessões plenárias em eventos do Fórum Econômico Mundial;
  • Criação de uma comunidade de empreendedores sociais – atualmente, mais de 210 líderes formam parte da Rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. Embora trabalhem em lugares variados do planeta e em uma ampla gama de setores, eles apresentam muitos desafios e características em comum. A fundação promove o intercâmbio entre os empreendedores sociais e apoia a replicação de suas metodologias entre si;
  • Networking de empreendedores sociais – a fundação apoia a participação e o envolvimento ativo dos seus empreendedores sociais selecionados nas reuniões regionais e globais do Fórum Econômico Mundial. Essas reuniões oferecem oportunidades únicas para empreendedores sociais se conectarem com líderes empresariais, políticos, acadêmicos, de mídia e de outras áreas;
  • Geração de soluções em parceria – os empreendedores sociais participam em iniciativas do Fórum Econômico Mundial, de negociações que moldam as agendas futuras das indústrias e são especialistas da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial. A Fundação Schwab trabalha com empresas selecionadas para promover atividades específicas de empreendedores sociais ou com iniciativas que apoiem ??o empreendedorismo social (parceiros);
  • A próxima geração de empreendedores sociais – a fundação trabalha com o Fórum de Jovens Líderes Globais para identificar empreendedores sociais em potencial com um impacto significativo e até 40 anos de idade;
  • Serviços adicionais: A Fundação Schwab trabalha em parceria com a Universidade Harvard, a Universidade Stanford e o Insead para oferecer oportunidades de bolsas de estudo nos melhores cursos de educação executiva para os empreendedores sociais selecionados. A fundação trabalha em estreita colaboração com as principais instituições acadêmicas com o intuito de publicar estudos de caso sobre empreendedores sociais específicos em cursos de graduação e pós-graduação.


A Fundação Schwab não investe financeiramente nas organizações de seus empreendedores sociais selecionados.

Website: www.schwabfound.org

 

11. Considerações finais

A Folha de S.Paulo declara-se soberana em todas as etapas do Prêmio Empreendedor Social, não cabendo, portanto, qualquer natureza de recurso ou contestação deste regulamento.

Toda e qualquer inscrição recebida será declarada como manifestação tácita de pleno acordo do candidato com o regulamento do concurso. Ao se inscrever, o candidato automaticamente autoriza, expressamente, a Folha de S.Paulo a reproduzir, publicar, veicular, citar e exibir imagens (fotografia e vídeo), áudios e textos sobre seu trabalho, ilimitadamente, no jornal Folha de S.Paulo, que será distribuído/comercializado e exibido em todo o território nacional e no exterior, em meio impresso e eletrônico (internet), em local, edição, tamanho a serem definidos a exclusivo critério do jornal.

Essa autorização é fornecida em caráter gratuito, não incorrendo à Folha de S.Paulo em qualquer custo ou ônus, a qualquer tempo e título. A autorização é dada em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer limitação de quantidade, tempo e território, obrigando o(a) candidato(a) por si, seus herdeiros e seus sucessores.

A comissão organizadora do concurso reserva-se o direito de modificar o regulamento e/ou as datas do concurso. Nesse caso, os candidatos inscritos serão notificados por e-mail e/ou reportagens que esclareçam as alterações.

A Folha de S.Paulo não fornecerá avaliações técnicas dos candidatos, exceto para os finalistas.

O Prêmio Empreendedor Social é uma iniciativa da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab.

Todos os direitos do Prêmio Empreendedor Social estão reservados à Folha de S.Paulo e à Fundação Schwab, realizadoras do prêmio.

 

Para entrar em contato com a organização do Prêmio Empreendedor Social, envie um e-mail paraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ligue para 0/xx/11/3224-3851 ou acesse o formulário “Fale Conosco”.

 

2folhaschuab