fbpx

8ª Bienal do Mercosul

bienalmerc8ª Bienal do Mercosul

 

Até o final desta semana a equipe curatorial da 8ª Bienal do Mercosul cumpre uma intensa agenda de reuniões em Porto Alegre para definir as próximas etapas de produção do evento, que vai acontecer de setembro a novembro de 2011.

 

 

Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira.

 

O projeto também aborda a cidade de Porto Alegre, sede da Bienal do Mercosul, como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico.bienalmerc

 

Uma das exposições confirmadas é a do chileno Eugenio Dittborn, homenageado desta edição. Artista referencial da América Latina, sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles.

 

A curadora e historiadora Aracy Amaral passa a integrar a equipe como curadora convidada. Referência nas artes visuais brasileiras como crítica, curadora e historiadora da arte, Aracy aceitou o convite do curador-geral José Roca para organizar a mostra Morada ao Sul, que terá lugar no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.