fbpx

Oficinas profissionalizantes de audiovisual só para mulheres

O projeto REMONTA vai realizar 5 oficinas técnicas gratuitas em março

Com uma equipe formada só de mulheres, o REMONTA: Formação Audiovisual vem realizando uma série de atividades profissionalizantes voltadas para o audiovisual. A primeira parte do projeto conta com o Seminário Novos Formatos Audiovisuais, realizado durante os dias 6 e 7 de março, na Ufes (inscrições esgotadas), ministrado por profissionais capacitados e ativos nos mercados de Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Agora, o REMONTA está com inscrições abertas para 5 oficinas técnicas que serão realizadas na Ufes (VItória), no MUCANE (Vitória) e no Centro Cultural Eliziário Rangel (Serra), totalmente gratuitas, e direcionadas principalmente para mulheres cis e trans e homens trans. Todos os cursos vão oferecer certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no seguinte link: http://bit.ly/oficinasremonta, até o dia 10 de março.

O projeto REMONTA busca promover a capacitação e especialização de estudantes e profissionais para atuarem em áreas técnicas do audiovisual, nas quais a equidade entre gêneros ainda é uma realidade distante. As oficinas são gratuitas e realizadas com recursos do Funcultura/ES por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo. 

Confira as Oficinas: 

A Oficina Acústica e captação de Som Direto, ministrada a técnica de som Carol Barranco (SP), vai abordar os fundamentos básicos do som e da acústica, princípios e formas de uso de gravadores e microfones com aulas divididas entre teoria e prática dentro e fora do estúdio. A oficina acontecerá durante do dia 17 a 19 de Março,  das 9h às 13h, na Ufes.

A Oficina Edição de Diálogos vai apresentar princípios básicos como sincronismo, transição de planos, organização da sessão de protools e inteligibilidade dos diálogos. O curso será ministrado por Simone Alves (SP), que é graduada em Engenharia Elétrica e possui especialização em Som na Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba). As aulas serão divididas entre teoria e prática. A oficina acontecerá durante os dias 17 a 19 de março, das 14h às 16h, na Ufes, em

Goiabeiras, Vitória.

A Oficina Assistência de Câmera vai apresentar as funções do 1 e do 2 assistente de câmera e a relação desses assistentes com a direção de fotografia e com outros departamentos. O curso será ministrado por Ana Carolina Nascimento (RJ/ES), que é formada em Cinema e atua há 3 anos como assistente de câmera no mercado carioca. As aulas serão divididas entre teoria e prática. A oficina acontecerá durante os dias 17 a 19 de março, das 9h às 18h, no MUCANE, Parque Moscoso, Vitória.

A Oficina de Interpretação para Cinema será ministrada pela atriz Sandra Chagas (ES), que vai criar um ateliê cênico-cinematográfico unindo as linguagens da poesia, do cinema e da dramaturgia brasileira, com aulas teóricas e práticas com exercícios de interpretação e improviso. A oficina acontecerá durante os dias 25 a 27 de março,  das 9h às 13h, no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. 

A Oficina Iluminação e Noções básicas de Elétrica vai abordar os diferentes tipos e posicionamento da luz e os principais equipamentos utilizados em set. O curso será ministrado por Tatiane Ursolino (SP), que trabalha desde 2015 no departamento de elétrica em produções audiovisuais. As aulas serão divididas entre teoria e prática. A oficina acontecerá durante os dias 26 a 28 de março, das 9h às 13h, no MUCANE, Parque Moscoso, Vitória.

Remontar

O nome do projeto surgiu a partir da necessidade de ressignificar o papel das mulheres dentro das equipes de produção do audiovisual. Uma das primeiras funções das mulheres no cinema foi no processo de montagem, um trabalho que exige muita paciência e técnica, porém, invisibilizado, assim como tantas outras funções feitas por elas. Para mudar esse cenário é preciso voltar ao início e propor uma Remontagem.

Trata-se de uma atividade proposta e realizada inteiramente por mulheres atuantes na área de cinema e audiovisual no Espírito Santo, que conhecem as dificuldades existentes nessa realidade e que atuam para transformá-la.

"Nós queremos criar um espaço de encontro, formação e visibilidade para as trabalhadoras no audiovisual. Durante o processo de formação da equipe do REMONTA, percebemos que muitas de nós estavam pensando iniciativas parecidas e quando descobrimos resolvemos unir forças. Essa necessidade veio muito por conta do incômodo se estar quase sempre em ambientes majoritariamente formados com homens e pela dificuldade de conseguir também ajudar na inserção de novas mulheres no setor", complementa Maria Grijó, uma das organizadoras do REMONTA.

Programação:

Acústica e Som Direto com Carolina Barranco (SP)
Estúdio de Música – Ufes – Goiabeiras, Vitória
17 a 19 de Março – 9h às 13h

Edição de Diálogos com Simone Alves (SP)
Estúdio de Música – Ufes – Goiabeiras, Vitória
17 a 19 de Março – 14h às 18h

Assistência de Câmera com Ana Carolina Nascimento (RJ/ES)
Local: MUCANE, Parque Moscoso – Vitória
17 de Março (9h às 18h) e 19 de Março (9h às 13h)

Interpretação para Cinema com Sandra Chagas (ES)
Centro Cultural Eliziário Rangel – São Diogo I, Serra
25 a 27 de Março – 9h às 13h

Iluminação e Noções Básicas de Elétrica com Tatiane Ursulino (SP)
MUCANE – Parque Moscoso, Vitória
26 a 28 de Março – 9h às 13h

Acompanhe nossas redes sociais:
www.instagram.com/remontaaudiovisual
www.facebook.com/remontaaudiovisual