fbpx

Mais de 40 atividades gratuitas na #3 Reviravolta Coletiva

O evento acontece de 9 a 23 de novembro e conta com ações espalhadas por seis cidades do Espírito Santo.

Rodas de conversa, oficinas, artes integradas e muito mais na terceira edição da Reviravolta Coletiva. Articulado pelo Assédio Coletivo, o evento é, na verdade, uma agenda integrada construída de forma totalmente colaborativa por agentes e grupos interessados em promover a cultura e ocupar o espaço urbano. Neste ano, a #3 Reviravolta Coletiva acontece de 9 a 23 de novembro, com ações em seis diferentes cidades do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica e Viana.
Para construir a agenda, foram marcadas três reuniões no mês de outubro, a fim de agregar as propostas para a construção da Reviravolta Coletiva. A ideia era que nenhuma atividade acontecesse de maneira concomitante, para todos pudessem aproveitar ao máximo a programação. Como resultado, serão realizadas mais de 40 atividades colaborativas organizadas por coletivos, artistas e agentes culturais.

Oficinas
As oficinas acontecerão no período de 10 a 19 de novembro, em diferentes espaços. Entre os assuntos a serem trabalhos, estão Stêncil, Escrita erótica, Fotografia e Linguagem Corporal. O DNA Urbano vai participar com a oficina "O que é a arte urbana?", ministrada no dia 14 de novembro, por uma de nossas colaboradoras, Karen Valentim.
A oficina busca, por meio de um dialogo entre o suporte (a cidade) e o seu público (o transeunte), desenvolver o ponto de vista da imagem, da comunicação, da linguagem, da arte, seus símbolos e significantes, sensibilizando-os para a importância da preservação das cidades, assim como a reflexão sobre a estética urbana, objetivando a valorização da arte de rua. São apenas quinze vagas e será emitido certificado.
Para se inscrever nesta oficina, acesse http://migre.me/mzYWM. E, para conhecer as outras 14 oficinas, clique aqui.

Desconferências
Além das atividades práticas, a #3 Reviravolta Coletiva conta com momentos específicos para realização de debates sobre diversos assuntos. Ao todo, serão seis encontros para discutir os seguintes temas: Mulher e Corpo; Comunicação Independente; Mobilidade urbana; Cultura; Juventude; e Movimento Negro.
Nesse caso, não será necessário se inscrever, basta comparecer em dia e local marcados. Estes momentos de debate acontecerão na Libre – Casa Coletiva e, também, em alguns espaços públicos da Grande Vitória. O objetivo das desconferências é criar um espaço livre de trocas de experiências sobre determinado assunto.

Intervenções urbanas
As cidades participantes da #3 Reviravolta irão receber uma série intervenções urbanas, entre festivais, mostras cinematográficas, intercâmbio cultural e marcha. O primeiro dia da #3 Reviravolta, 9 de novembro, já apresenta uma das intervenções: o Festival Voadora Records. Em sua segunda edição, o festival levará shows e debates sobre o universo da música para o Cine Metrópolis, localizado na Ufes, em Vitória.
No dia 14 de novembro, vai acontecer a II Mostra Curta Colorado, no Bar do Pantera, em Cariacica, a partir das 19h. No dia 16, o grupo Sinestesia - Criatividade Coletiva irá realizar o Festival Gratidão, em Setiba, Guarapari. Haverá shows das bandas Congo Mirim do Una, Passe livre, Vão Vão Vão e Homem Lunar.
No Dia Nacional da Consciência Negra, dia 20 de novembro, será realizada uma Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, partindo do Centro de Vitória, às 7h. E, encerrando a #3 Reviravolta Coletiva, o Assédio Coletivo irá realizar mais uma edição do Festival Tarde no Bairro, dessa vez na praça de Itararé.
Confira a programação completa clicando aqui e não deixe de participar.

Foto Tati Hauer – Bonde Núcleo Móvel de Comunicação

Para mais informações, acesse: http://www.assediocoletivo.com.br - http://www.assediocoletivo.com.br/reviravolta/programacao
https://www.facebook.com/events/368805999963608/?fref=ts