fbpx

Entrevista com o grupo MENTS

Ments Criminais

Entrevista com o grupo MENTS 

Eles são da cidade de Campinas (SP) e estão na correria a mais de 10 anos. O grupo que antes se chamava Ments Criminais agora é apenas MENTS.

 Mas, apesar da mudança do nome, o compromisso e a preocupação com a qualidade musical ainda é mantida.

Confiram a entrevista com um dos grandes representantes do bom RAP!

 Entrevista com o grupo MENTS

 

 

Pra começar, Quem é o Ments?

O Ments é um grupo que já tá na estrada a mais de 10 anos... e atualmente é formando por Bruno, Thiago e Dj Elias... e ainda conta com a assessoria na parte de comunicação do Wlad Carneiro, responsável por toda parte de comunicação

Porque esse nome?

O nome na verdade era Ments Criminais, mas sempre foi tido por uma boa parte da mídia Rapper como um nome pesado... tanto que já fomos vetados certa vez em uma rádio comercial por causa desse nome, mesmo assim foi com esse nome que nos firmarmos no cenário do rap e nas ruas...desde o ultimo Cd o nome passou a ser só Ments e criamos uma marca a qual nomeamos de Ments Criminais Produções, que é uma banca nervosa responsavel por realização de shows e a propria administração dos corres do grupo Ments.


De onde vocês são?

Somos de Campinas, interior de Sampa, tida antes como a cidade do Rap Gangsta... e até hoje esse rótulo dura... mas ultimamente vem surgindo bastantes grupos que seguem outra linha de rap.


Quando decidiram criar o grupo e quem teve a idéia?

A idéia de montar o grupo foi em meados de 1999... mas só começou mesmo em janeiro de 2000 e quem teve a idéia na época foi um ex-integrante chamado Branco...


Algum dos integrantes  já representaram  algum outro elemento dentro do Hip Hop?

Só o Dj mesmo, já que DJ é um dos quatro elementos... agora de outro grupo... o Thiago... ele era de outro grupo e por motivos pessoais ele saiu fora... vindo a fazer parte do Ments uns dois anos depois.


RAP. O que isso representa pra você?

Vida... faz parte da minha vida... meus primeiros pensamentos do dia são a minha família em primeiro lugar e depois o Rap... sempre pensando num verso novo...numa base nova...sempre ouvindo os sons de outros grupos...sempre me inspirando e pensando no que posso fazer de melhor...melhor sempre... pois o nosso melhor quem sabe pode ser a esperança pra alguém que pare pra ouvir alguma letra nossa... e quem saber entender que o rap pode ser uma lição de vida... de Luta... e a luta nunca acaba...eu sou tão focado no que eu faço que pra ter uma idéia, o Album Fé em Deus quando saiu eu quase não ouvia, pois no processo de masterização... eu fiquei sem mentira nenhuma, umas três semanas semanas ouvindo o cd Master de cabo a rabo várias vezes ao dia pra ver se eu detectava uma ou outra falha antes do CD ir em definitivo pra fábrica..rsss... resumindo, eu amo o que faço...

 

Quais as principais influencias nas músicas do Ments?

Tiu... tudo é influencia... tudo que é bom... a musica brasileira, seja qual for o gênero é a melhor do mundo...eu escuto de tudo um pouco... mas no Rap... me espelho naqueles que eu tenho a oportunidade de ver que o que o cara canta é exatamente o que ele vive... pois fazer rap é fácil...dificil é ser o Rap...dificil é ser o que você fala... pra mim os verdadeiros são esses...cantam o que são tento fazer deles minha influencia e espelho.

 

 

Algum fato engraçado ou curioso durante alguma apresentação?

Teve um caso que aconteceu em Fortaleza, Ceará, quando fomos convidados pra cantar no Festival da Juventude 2010... a noite antes de irmos pro show passamos num restaurante e rangamos um prato típico de lá... mas isso não fez muito bem pra um integrante do grupo cujo nome não vou citar pra evitar treta..rssso...deu um revertério no cara e só  lembro que na hora que a gente tava cantando ele ficava sempre na beirada do palco... pois se não desse pra esperar o show acabar ele saia vuado do palco... situações engraçadas tivemos várias mas essa acho que foi a mais...  e já deixo claro que esse “cara” não era eu não hein...


O que vocês andam ouvindo atualmente?

De tudo... mas no rap mesmo... a gente tem ouvido muito musicas de grupos novos...


O que vocês acham da posição dos MC’s e outros adeptos do Hip Hop trabalharem na televisão?

Desde que seja pro bem da cultura eu acho da hora... acho que o espaço pode ser usado mas sem denegrir  a imagem do Rap... eu sou admirador do Mv Bill pois eu acho que ele desempenha bem esse papel...o cara é o que é...seja na TV ou fora dela...


Tem algum lugar onde a receptividade de seu trabalho é maior?

Além de Campinas que é a nossa casa... em Fortaleza onde já estivemos duas vezes... graças a uma grande parceira e figura importantíssima no cenário do rap de lá...Rosana Tavares.


Tem algum trabalho que por algum motivo, você considera o mais importante da carreira?

Importante eu diria que todos...pois tudo a gente sempre fez com muito amor e dedicação...mas a musica Rodriguinho, pra mim Bruno que fui amigo dele... foi a mais de todas, por ser a história real de um amigo que acabou caindo no crime e que por uma treta entre eles, ele veio a perder a vida... e na época que eu fiz a musica, o clima foi meio tenso pois poucos sabem, mas saiu uns boatos na época que possíveis inimigos do Rodriguinho poderiam encarar essa musica como afronta a eles... mas a cena é a seguinte, cada um escolhe o seu caminho... quando o Rodriguinho preferiu esse caminho, o meu papel era dar uma idéia que não virava... a idéia foi dada... meu papel de amigo eu fiz... e ele sabia que quem entra nessa sempre terá um único destino... infelizmente... e essa musica alem de uma homenagem, fiz como aviso a tantos outros “Rodriguinhos” pelas perifas desse Brasil.


Qual o maior objetivo do grupo?

Atualmente é poder viver da música... pois hoje é embaçado ter que ficar no Studio até as 3 da manha e ter que estar de pé as 6 da manha pra ir trampar... e só nós vivêssemos da musica como tantos artistas por aí...a gente poderia fazer bem mais... não digo fazer melhor..pois eu amo o que eu faço e pra mim é o melhor...senão eu já teria desistido mas me dedicar a outras paradas sociais que vejo outros Rappers fazer... admiro quem pensa nessas paradas... e um dia quero fazer parte disso também... atuar de uma forma mais social alem do Rap.


Qual a sua visão de vocês sobre o Hip Hop nacional hoje?

É duro dizer...mas já esteve melhor... acho que hoje no geral falta mais profissionalismo e acima de tudo amor... acho que tem muita gente só pensando no dinheiro... falta mais comprometimento... qualidade... idéias diferentes... hoje tem  muito preconceito entre nós mesmos... essas tretas sem sentido de quem canta esse ou aquele estilo...de quem tá ou não no Rap por dinheiro, enfim...enquanto os  rappers ficam nessa patifaria, nessa guerrinha ridícula, que as vezes soa mais como inveja do que como crítica, o publico do Rap está mudando pra outros estilos... e quem dizer que nesse ponto eu to errado..vai um dia num Baile Funk pra ver quantos manos de calça larga e bombeta estão lá... Numa dessas alguém pode dizer, “mas os verdadeiros ficaram”... ficaram sim, EU SOU UM DELES, mas o Rap é massa, é multidão...não é meia dúzia de gente... eu faço parte de um grande grupo que sonha em ver o Rap com a mesma força de anos atrás, mas ao mesmo tempo, faço parte de um pequeno grupo que luta pra que isso deixe de ser um sonho e volte a ser uma realidade.

 

Vocês estão divulgando um site do grupo Ments. Qual a importância da internet e suas redes sociais (youtube,facebook,myspace,twitter,sites etc). para o grupo?

Acho que hoje a internet é o principal canal de divulgação...é o lugar onde os grandes nomes e os nomes novos tem o mesmo espaço... basta saber fazer o melhor pra que as pessoas busquem pelo seu produto..no nosso caso a musica... só acho que tem que saber ser usada assim como a TV... é uma arma poderosa tanto pra construir quanto pra destruir... e em relação ao Ments... crescemos muito, fizemos muitos shows e muitos parceiros depois que aderimos a esse veículo chamado internet...prova disso é essa oportunidade de estarmos passando nossas idéias aqui no DNA Urbano.

 

Já tem algum disco pronto, ou estão trabalhando em algum?

Estamos trabalhando sim no novo Album ainda pra 2011, e quem curtiu o Album Fé em Deus, acho que vai se identificar com esse também, pois além de procurarmos diversificar sempre...nesse teremos novidades... aguardem.

 

Onde encontrar Ments (myspace,site,twitter etc) ?

Hoje o Ments está no Twiter, Orkut, Msn ou direto no site do grupo.


Poderia  deixar uma mensagem aos internautas aqui, do DNA Urbano?

Salve a todos os internautas, militantes, amantes do rap e aqueles que fazem ele acontecer e continuar vivo, esperamos que vocês curtam nosso trabalho e nosso videoclip que foi feito a custa de muito trabalho, as idéias expressadas acima são nossas e não dizemos nada porque alguém nos induz, pode ser que alguém não concorde com uma palavra ou outra mas é isso que faz os grandes homens serem realmente grandes, terem cabeça própria e opinião sem abaixar a cabeça ou falar as coisas só pra agradar...desejamos a todos muita força...muita fé... e sabedoria e pra fechar.... “As grandes vitórias e grandes conquistas só vem com trabalho... não existe outro caminho alem desse...”  de coração Família Ments e Ments Criminais Produções. 

Confiram o vídeo clipe Não é fácil ser malandro (MENTS)