fbpx

O desafio do olhar de possibilidades diante das intervenções juvenis Parte II

 O desafio do olhar de possibilidades diante das intervenções juvenis Parte II 

Educador e articulador juvenil, escreve segunda parte do texto que mostra como o olhar diferenciado para com as intervenções juvenis, podem fortalecer suas perspectivas e abrir novos caminhos.

 Ainda sobre meu último artigo, sobre desafio do olhar de possibilidades diante das intervenções juvenis, acredito que caberia uma pesquisa para aprofundamento mais detalhado de como esses jovens construíram esse novo modo de fazer, bem como os resultados por eles obtidos. Porém, alguns exemplos demonstram o nível de tal apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

 

Podemos citar a criação do Instituto TamoJunto como um marco da juventude capixaba, pois é uma entidade formada por jovens referenciais nos segmentos de juventude urbana (Break, Graffiti, Skate, Parkour, Funk, entre outros), que fazem diferença no cenário da cidade e do país ao  realizar um conjunto articulado de ações sócio culturais de empoderamento juvenil.

 

Vários jovens que puderam exercitar esse olhar  construíram projetos vitoriosos e reconhecidos pelo município e pelo Brasil. Entre eles está o Funk da Paz, que surgiu a partir de um jovem morador de São Pedro e que já foi contemplado com dois prêmios significativos. Eleito o melhor projeto pelo edital de microprojetos de cultura do Ministério da Cultura para a região de Vitória e contemplado no edital do programa Rede Cultura Jovem no ano de 2010.

 

Outro exemplo é a trajetória de um jovem grafiteiro que iniciou a caminhada com a gestão no ano de 2005, com uma visão meio incipiente das suas possibilidades no mundo e que, hoje, adquiriu um status social significativo. Ele  conseguiu realizar uma exposição individual e outras coletivas em importantes espaços e galerias de São Paulo, bem como representar o estado do Espírito Santo em projetos e eventos no Chile, na Argentina e no Uruguai,

 

É dessa realidade que falamos. Poderíamos tecer centenas de exemplos, como jovens que criaram sites e blogs hoje reconhecidos pelo público capixaba, vídeos premiados nacionalmente, jovens que conquistaram prêmios nas áreas de música, teatro, dança e arte visuais. A maioria de jovens que ingressou na universidade ocupou os postos de educador social, instrutores e articuladores juvenis em diversos municípios capixabas.

 

Há jovens que se tornaram, poetas, escritores.  e principalmente, o número de projetos elaborados pelos próprios jovens que fizeram e fazem o circuito de sociabilidade juvenil no cenário da cidade. Mas o importante é que se reconheça que essas conquistas foram sendo adquiridas pouco a pouco, com muitas alegrias e tristezas. Entretanto, o que marca essas vitórias, são o olhar que esses jovens construíram sobre o acreditar em si mesmo nas possibilidades de futuro e o enxergar que para além das adversidades existe um mundo de oportunidades. Para nós, essa elaboração foi árdua, mas gratificante e se traduz numa pedagogia da aposta, construída ano após ano.

Assessor técnico da Secretaria de Assistência Social de Vitória

2Luiz