fbpx

Grupo Esparrama lança novo projeto de intervenções

No próximo domingo o grupo esparrama recebe o grupo Zumb.Boys em sua janela, com a intervenção “Dança por correio em: a casa do carteiro”!

 Esparrama. Foto: Ivson MirandaDepois de reunir em um ano cerca de 7 mil pessoas em pleno Elevado Costa e Silva para assistir ao premiado espetáculo Esparrama pela Janela, o Grupo Esparrama lança o seu mais novo projeto: JANELAS DO MINHOCÃO, reafirmando o movimento de transformação do elevado em local permanente de arte e cultura. 

Contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, o projeto será formado por três ações. A primeira ação, chamada ESPARRAMA AMIGOS PELA JANELA, recebe no próximo domingo o Grupo Zumb.boys, trazendo uma intervenção de dança para a janela mais conhecida do Minhocão!

 

 

A rua como local de encontro

Lançado em novembro de 2013 o espetáculo Esparrama pela Janela, criou um enorme envolvimento do público, se consolidando como uma das poucas iniciativas artísticas a ocupar o Elevado Costa e Silva regularmente. Por esta iniciativa, o Grupo Esparrama recebeu o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro e o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem. Foi também destaque em diversos guias, recebeu uma excelente crítica de Dib Carneiro Neto, jornalista, dramaturgo e crítico de teatro infantil e foi indicado por Gabriela Romeu, crítica especializada em crianças, como uma das melhores opções de São Paulo.

 Agora contemplados pelo Rumos Itaú Cultural com o projeto Janelas do Minhocão o grupo pretende dar continuidade ao espaço democrático e gratuito de fruição da arte, que pelo seu caráter despretensioso e inusitado tornou o Minhocão convidativo para a população vizinha e também para centenas de pessoas que até então não conheciam as outras possibilidades de uso do viaduto. Junto com o público o Grupo Esparrama quer reafirmar a apropriação e utilização desse espaço como um local permanente de convívio com a arte, atuando também como forma de transformação social. “Pretendemos transformar, trocar experiências e acima de tudo crescer com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor!”, diz Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

Zumb Boys. Foto: Sissy Eiko

No dia 01 de fevereiro, o grupo lançou o projeto Janelas do Minhocão, que prevê três ações distintas, por um período de aproximadamente seis meses. O trabalho começou com a ação Esparrama Amigos pela Janela, que vai até o dia 08 de março, recebendo convidados de diferentes segmentos artísticos que criarão intervenções para a janela, sendo eles: Raul Zito (artes plásticas), Ronaldo Aguiar (circo), Zumb.boys (dança), Sissy Eiko (fotografia), Ester Freire (música) e Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (teatro de animação e de bonecos). Além da intervenção de cada um, o projeto articula dois encontros entre os ‘amigos’ e o público para um bate-papo sobre a relação entre Arte e Cidade, que acontecerá no próprio Minhocão.

A segunda ação prevista é uma nova temporada do espetáculo criado em 2013, Esparrama pela Janela,e, encerrando o projeto, o grupo extrapola os limites da janela e se apropria também do Elevado Costa e Silva como palco, estreando seu novo espetáculo infanto-juvenil chamado O Menino que Mora num Minhocão.

Esparrama Foto: Ivson MirandaUma janela para muitos artistas
Por entender que o espaço simbólico criado no Minhocão deve ser cada vez mais ampliado, multiplicando as possibilidades de ver e construir uma cidade que privilegie as pessoas, o Grupo Esparrama convida parceiros de diversas linguagens artísticas para lançarem novos olhares e perspectivas sobre a mesma janela, em uma temporada de cinco domingos, onde os convidados irão criar e esparramar a sua arte pelo Minhocão.

A estreia de Esparrama Amigos pela Janela, aconteceu no dia 01 de Fevereiro, com a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação que, unindo diferentes linguagens, trouxe diversos personagens de seus espetáculos para ocupar de forma lúdica, poética e criativa a janela. Com a ação “Cia. Noz na Janela do Esparrama”, a Cia reuniu um público de cerca de 200 pessoas, que puderam conferir toda a beleza dos seus bonecos e objetos inusitados.

No dia 08 de fevereiro, será a vez do grupo de dança Zumb.boys que traz em sua formação bailarinos com diferentes históricos na dança contemporânea. Na intervenção “Dança por Correio” em: A Casa do Carteiro, o grupo criará um espaço de interação com a plateia a partir de improvisos e jogos coreográficos propondo novas relações entre espaço, dança e musicalidade.

Já no dia 22 de fevereiro é a vez do circo com Ronaldo Aguiar, palhaço, ator, acrobata, bailarino que trabalhou com grandes nomes como Hugo Possolo, Doutores da Alegria, Circo Zannie, Academia Brasileira de Circo. No espetáculo O Herói Torto, Ronaldo convidou alguns parceiros para contar a história do palhaço Charlito que, todo atrapalhado, enfrentará uma jornada em seu único meio de transporte, a Filomena, uma bicicleta velha e enferrujada para salvar seu grande amor que foi aprisionada em uma torre no alto do Minhocão.

Explorando outro território, no dia 01 de março, o Grupo Esparrama recebe a maestrina Ester Freire, professora desde 1996 do Conservatório de Tatuí (SP) CDMCC e regente de diversos coros. Ela trará a intervenção Caos, Rotina e Pasmaceira, inspirada na obra de Guimarães Rosa “A terceira margem do Rio". A apresentação que terá a participação de voz, piano e clarinete será dividida em três atos distintos que movimentarão tempos e espaços criando uma imagem sonora urbana.

Raul Zito HibridosNo último dia, 08 de março, o grupo recebe o fotógrafo e artista plástico Raul Zito, que tem um trabalho autoral muito conhecido, que une o grafite à fotografia. Além das obras espalhadas por diversas cidades brasileiras, ele participa de projetos de arte intercontinentais, com trabalhos expostos em países como Espanha, Itália, EUA, Israel, Reino Unido e Alemanha. Raul Zito criará uma instalação interativa na janela do Esparrama transformando o prédio em um gigantesco “instrumento musical”.

Além das apresentações acima, o Esparrama Amigos Pela Janela, contará com a participação da fotógrafa e arquiteta Sissy Eiko – Entre seus últimos trabalhos destacam-se: exposição do projeto Simplesmente Hoje Fotopoesia na Galeria Marta Traba no Memorial da América Latina, Dias Raros no Sesc Ipiranga); publicação de fotografias no livro “La calle: domicilio conocido” (México, Cuernavaca) e no livro Santo Largo Treze (Brasil, São Paulo, Annablume). Na intervenção colaborativa Conectanto Janelas, que acontecerá paralelamente às apresentações dos demais artistas, Sissy distribuirá postais convocando a participação virtual do público a partir da seguinte provocação: O que você esparramaria pela sua Janela?

Como complemento crítico desta ação, nos dias 22 de fevereiro e 01 de março o Grupo Esparrama criará um espaço aconchegante para convidar o público para um bate-papo com os artistas que participarão da ação Esparrama Amigos pela Janela. O Ciclo Conversas no Minhocão visa reforçar a ideia de apropriação do espaço público, para tanto, os artistas irão tirar dúvidas da plateia e conversar sobre suas experiências artísticas desmitificando a distância entre o artista e o espectador e discutindo a relação entre Arte e Cidade.

Segundo Ligia Campos, integrante do Grupo Esparrama, “abrir a nossa casa, o nosso palco, para outros artistas é como se estivéssemos multiplicando as janelas, criando novos espaços de arte no Minhocão. Além disso, para nós atores do Esparrama pela Janela será uma oportunidade única de estarmos ao lado do nosso público no Minhocão assistindo a um espetáculo inusitado, afinal nós atores sempre estivemos do lado de lá, na janela”.

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.). Fazem parte da trupe Luciana Gandelini, Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra.

Como resultado de suas primeiras parcerias foi concebido no final de 2012 o espetáculo 2POR4 que participou do SESC FESTCLOWN 2014 - Festival Internacional de Palhaços realizado pelo SESC Brasília; foi selecionado pelo Edital Viagem Teatral SESI nas edições de 2013 e 2014; participou do Projeto Mosaico Teatral do SESCOOP - 16 apresentações pelo interior de SP; do projeto FDE do SESC Piracicaba e do projeto Recreio nas Férias do SESC Osasco, além de já ter realizado diversas apresentações em unidades dos SESCs. Em 2015 este espetáculo realizará temporada de dois meses - abril e maio - no Teatro Alfa.

Ainda em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiro projeto solo, o Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão. A proposta teve um retorno relevante da mídia e recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção- e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Foto: SissyEiko

GRUPO ESPARRAMA AMIGOS PELA JANELA

Quando: Dias 01, 08 e 22 de Fevereiro, 01 e 08 de março de 2015. Horário: 16:00h (*No dia 08 de março a intervenção será feita através de uma instalação do artista Raul Zito, que ficará exposta ao longo do dia.) Duração: 45 minutos Recomendação:LivreIngressos: Grátis Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação, nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

No dia do evento, mais informações e um mapa serão disponibilizados na página do Facebook do Grupo Esparrama e no caso de chuva, o espetáculo não acontecerá!

Sinopses
Dia 01 de fevereiro de 2015 – Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação – Cia. Noz na Janela do Esparrama
Dia 08 de Fevereiro de 2015Zumb.Boys - “Dança por correio” em: A Casa do Carteiro
A intervenção “Dança por correio” em: A Casa do Carteiro é uma adaptação do espetáculo Dança por Correio criada pelo grupo Zumb.boys em parceria com o grupo Fragmento Urbano. Originalmente ela foi estruturada a partir de improvisos e jogos coreográficos pré-estabelecidos onde os dançarinos (que representam carteiros) reorganizam o espetáculo de acordo com cartas entregues ao público. Na intervenção do dia 08 de fevereiro os bailarinos irão inserir as possibilidades cênicas geradas pela janela e sua distância com o público para criar um jogo dramatúrgico, apresentando os carteiros se preparando para mais um dia de encontro e de entrega de cartas, danças, sentimentos e desafios pelas ruas da cidade

Dia 22 de Fevereiro de 2015 – Ronaldo Aguiar -O Herói Torto
O Senhor Prusch é o dono do circo que, por inveja do amor que o palhaço sente por sua amada Esmeralda, resolve sequestrá-la na surdina da noite e aprisioná-la em uma torre no alto do Minhocão. Este espetáculo conta a saga do palhaço Charlito, nosso herói torto e todo atrapalhado, que junto com Filomena, sua velha bicicleta enferrujada, vai em busca de seu amor. O que o Senhor Prusch não contava é que, como todo bom Brasileiro, Charlito não desiste nunca.

Dia 01 de março de 2015 – Ester Freire - Caos, Rotina e Pasmasseira
Provocado pela obra de Guimarães Rosa “A terceira margem do Rio", a peça é dividida em três atos distintos que movimentam tempos e espaços criando uma imagem sonora urbana. Tendo referências de compositores contemporâneos como Messiaen e Ligeti, músicos cuja obra lê o terror da guerra e a pasmasseira dos campos de concentração, a obra a ser apresentada permite uma aproximação/espelho desses artistas com o atual panorama da cidade de SP. O Minhocão como rio de concreto, a guerra da rotina, o distanciamento como aproximação são temas que atravessam Caos, Rotina e Pasmasseira.

Dia 08 de março de 2015 – Raul Zito
Raul Zito criará uma instalação interativa na janela do Esparrama transformando o prédio em um gigantesco “instrumento musical”.

Dias 01, 08 e 22 de Fevereiro, 01 e 08 de março de 2015 – Sissy EikoConectando Janelas
Intervenção colaborativa que convida o público a criar e fazer parte do movimento "O que você esparramaria pela janela?". Nos dias das apresentações serão distribuídos postais com uma convocatória para que o público possa postar no Instagram e/ou Facebook, desde poesia, fotografia, sentimento, história, algo que gostaria de compartilhar através da hastag #conectandojanelas.

Contato:
Luciana Gandelini // Cel: 99568-8773
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. // Facebook- Grupo Esparrama