fbpx

Encontro clássico de Black Books capixaba completa 11 anos

Encontro clássico de Black Books capixaba

No dia de hoje 23 de março de 2021 faz 11 anos da realização do 1° evento da Semana do Graffiti, idealizado pelo Frederico Franco e que reuniu várias outras pessoas para organizar e realizar esse evento. 

E há um objeto em que venho recolhendo desde de 2018 e que aniversaria junto com a 1a. Semana do Graffiti do ES que é o  Super Black Book do Graffiti - Preliminar dos Muros. Para quem não sabe o blackbook, é o caderno de desenho do movimento do graffiti e geralmente de capa preta que foi distribuído neste dia 23 de março de 2010 às 19h no Shopping Jardins em Jardim da Penha.

Na programação da Semana, foi separado um momento só para desenhar e para trocar esses desenhos. A pesquisadora que vos fala conseguiu resgatar três deles: Smoke, Ren e Basi. A minha pesquisa de dissertação gira em torno dos blackbooks que recolhi e esses três estão dentro da minha pesquisa cada um com sua particularidade, uns mais preenchidos que os outros e os três contam uma história do graffiti capixaba.

O conteúdo dessa matéria foi criado pela Isabela Machado Breda, que é graduada em Artes Visuais pela UFES e atua como professora, oficineira e pesquisadora.  Ela é uma das maiores pesquisadoras da arte do Graffiti capixaba, tendo feito alguns trabalhos muito importantes relacionados ao universo do Graffiti local, como o desse link, onde ela fala sobre a produção de fanzine na Grande Vitória/ES. Todo esse empenho e cuidado com o Graffiti, a fez ser admirada e respeitada pelos artistas locais, que sempre se disponibilizam a ajudá-la com informações dessa cultura.

O DNA Urbano agradece imensamente, a Isabela por sua disponibilidade em escrever sobre essa data especial.

 

Veja mais novidades aqui