fbpx

Projeto Narrativas Periféricas realiza campanha de doação de histórias em quadrinhos para gibitecas das Unidades Socioeducativas do Espírito Santo

imagem mostra coleção de revistas em quadrinhos

Doações podem ser feitas em pontos de arrecadação de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares

O Projeto Narrativas Periféricas deu início a uma campanha de doação de histórias em quadrinhos para as Unidades Socioeducativas do Espírito Santo, incluindo, também, mangás, graphic novels, fanzines e cordéis. As doações podem ser feitas até 30 de outubro em pontos de arrecadação localizados em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Os exemplares arrecadados, que devem estar em bom estado de conservação, farão parte do acervo das gibitecas que estão sendo montadas nas Unidades Socioeducativas.

Na Capital, as doações podem ser feitas no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), no bairro Mário Cypreste. Em Linhares, na Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo, no Centro. Na cidade de Cachoeiro, na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, no Centro.

Além dos exemplares doados, os acervos contarão com mais 250 unidades adquiridas pelo Projeto Narrativas Periféricas. Haverá, ainda, um mobiliário com prateleiras para colocar os exemplares, mesa de centro, caixotes, dois pufes, três almofadas e tatame. Até 30 de outubro, as gibitecas estarão prontas. A gestora cultural do projeto, Karlili Trindade, afirma que, como a iniciativa trata de narrativas periféricas, a ideia de criar as gibitecas nas Unidades Socioeducativas atender jovens que são um recorte específico da periferia.

“Normalmente as Unidades Socioeducativas estão nas contrapartidas do projeto, poucas atividades culturais são realizadas internamente, mas o projeto é destinado a esses jovens, com o objetivo de garantir direito à cultura e acesso à literatura. E o contato com a literatura popular possibilita uma espécie de liberdade de conhecimento, de imaginação e de possibilidades. A ideia não é humanizar nada, mas garantir direitos”, diz.

As gibitecas das Unidades Socioeducativas também terão painéis em grafite. Para isso, o Projeto Narrativas Periféricas conta com um time de 12 artistas, que irão pintá-los. Há 12 Unidades Socioeducativas no Espírito Santo. Serão três gibitecas na Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), em Cariacica, uma em cada moradia, já que o trânsito entre os espaços é limitado.

As demais ganharão uma gibiteca. São elas: Unidade de Internação Provisória II (UNIP II), Unidade Feminina de Atendimento Inicial, Internação Provisória e Internação (UFI), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica; Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis) e Unidade de Internação Provisória Norte (Unip), em Linhares; Unidade de Internação Socioeducativa Sul (UNIS);  e Unidade de Internação Provisória Sul (UNIP), em Cachoeiro de Itapemirim. Há também duas Casas de Semiliberdade, sendo uma na Serra e a outra em Vila Velha. Nesse último município, tem, ainda, a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro).

“A campanha de doação é um chamado para que a população olhe para os jovens que ali estão. Um jovem disse para nossa equipe durante uma atividade: ‘“As pessoas passam pela Unidade e não imaginam que aqui dentro tem gente’”. Tem muita gente que precisa ser enxergada na dinâmica social, a sociedade precisa lidar com esse problema que é a de uma juventude encarcerada, resultado de inúmeras ausências, violências e desigualdades”, afirma Karlili.

O Projeto Narrativas Periféricas é realizado pela Ciclo Escola, que atua nos eixos Cultura, Cidade e Sociedade, com ações formativas, dialogais e de gestão e produção cultural. Conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), patrocínio da Transportadora Associada de Gás  – TAG, apoio do IASESv – Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura.

Além da montagem das gibitecas, as Unidades Socioeducativas de Cachoeiro também serão contempladas com oficinas de quadrinhos a serem ofertadas para os socioeducandos. As aulas serão ministradas por jovens que tiverem o melhor desempenho na Formação em Quadrinhos, que será realizada pelo Projeto Narrativas Periféricas a partir do dia 30 de setembro. Para participar da Formação, que é gratuita, foram selecionados, entre os 94 jovens que se inscreveram, 30 da Grande Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Cada um deles irá ganhar uma bolsa no valor de R$ 1.200,00 para ministrar as oficinas nas Unidades Socioeducativas, que terão duração de 12 horas.

O Narrativas Periféricas contempla, ainda, a produção de uma coletânea dos trabalhos dos alunos da Formação e das oficinas, e de uma websérie.

“A TAG investe em projetos sociais pois acredita na transformação da sociedade por meio da cultura e da educação. Este ano estamos patrocinando três iniciativas no Espírito Santo, representando um investimento de mais de R$ 800.000,00 no estado”, conta a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa, Thais Soares.

Locais para doação:

  • Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase)
    Endereço: Avenida Dário Lourenço de Souza, nº 110 Mario Cypreste, Vitória (Perto do Tancredão)
  • Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo
    Endereço: rua Professor Jones, 1.583, Centro, Linhares
  • Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva
    Endereço: Rua 25 de Março, 106, Centro, Cachoeiro de Itapemirim


Mais informações:

Os interessados podem obter mais informações a partir dos canais de divulgação e contato do projeto:

Instagram @narraperifa e @cicloescola
Celular/ WhatsApp: 27 99657-6252
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Veja mais novidades aqui