fbpx

Projeto Narrativas Periféricas tem inscrições abertas até o dia 15/09

Iniciativa será destinada aos jovens da Grande Vitória, Linhares, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim

Até 15 de setembro, jovens a partir dos 14 anos poderão se inscrever gratuitamente na Formação em Quadrinhos Narrativas Plurais pelo link. AIniciativa do projeto Narrativas Periféricas, realizado pela Ciclo Escola no Circuito Cultural/CEU de São Pedro, em Vitória. A formação é inteiramente gratuita, direcionada a jovens negros, periféricos, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência, socioeducandos e egressos do Sistema Socioeducativo. São 30 vagas, 24 destas serão destinadas a jovens da Grande Vitória.

Todos participantes da Formação irão receber um kit de desenho profissional, além de transporte, almoço e lanche. O transporte na Grande Vitória será viabilizado pelo projeto por meio da recarga do cartão do cartão GV. No interior, as passagens de ida e volta serão garantidas pelo projeto, bem como a hospedagem dos alunos.

A Formação irá iniciar com um bate-papo sobre narrativas plurais com mulheres negras. Durante a Formação também serão abordados assuntos como introdução aos quadrinhos, processo criativo, contemplando, por exemplo, formatos e projetos; múltiplas linguagens na construção de narrativas, como fotografia e colagem; e serão realizados laboratórios. Alguns deles são os de cartoon e tirinha, no viés da cidadania e da inclusão; charge e cartoon, com foco em narrativas políticas; e criação de personagens, cenas e roteiros em quadrinhos.

Como participar?

Para participar, é preciso ter noção básica de desenho, o que deverá ser comprovado com o envio de um desenho feito pelo candidato ou de um portfólio. As aulas serão realizadas de 30 de setembro a 28 de outubro, das 9h às 18h. Serão cinco sábados e um domingo que totalizarão uma carga horária de 48h de aulas teóricas e práticas.

Oportunidade

Além da Formação, o Narrativas Periféricas contempla a realização de oficinas de quadrinhos nas Unidades Socioeducativas do Estado. Os 13 jovens com melhor desempenho na Formação, maiores de 18 anos e com, no mínimo, 75% da carga horária cumprida, serão selecionados para ministrar oficinas de quadrinhos nas Unidades Socioeducativas.  Cada um deles irá ganhar uma bolsa no valor de R$ 1.200,00. As oficinas terão duração de 12 horas.

Mais sobre o projeto

O Narrativas Periféricas contempla, ainda, a montagem de gibitecas nas Unidades Socioeducativas do Estado, além da produção de uma coletânea dos trabalhos dos alunos da formação e das oficinas, e de uma web-série. Os principais objetivos são o incentivo à leitura, à escrita e ao protagonismo de parcelas invisibilizadas da população, compreendendo o conceito de "periferia" para além do território, ao considerar os corpos e as identidades de quem está à margem das dinâmicas da cidade.

"A ideia é utilizar os quadrinhos, uma literatura popular, para construção de narrativas plurais, incentivando a leitura, escrita e a formação do senso crítico. A proximidade da leitura com a identidade reforça o sentimento de pertencimento. O NarraPerifa se propõe a fortalecer as políticas públicas que garantem direito e acesso à cultura.", acredita a gestora cultural do Narrativas Periféricas, Karlili Trindade.

O Narrativas Periféricas é realizado pela Ciclo Escola, que atua nos eixos Cultura, Cidade e Sociedade, com ações formativas, dialogais e de gestão e produção cultural. Compreende o território como espaço de construção/troca de saberes e conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), patrocínio da TAG – Transportadora Associada de Gás, apoio do IASES- Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e da da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura.

"A TAG investe em projetos sociais pois acredita na transformação da sociedade por meio da cultura e da educação. Este ano estamos patrocinando três iniciativas no Espírito Santo, representando um investimento de mais de R$ 800.000,00 no estado", conta a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa, Thais Soares.

Os interessados podem obter mais informações, a partir dos canais de divulgação e contato do projeto:

Instagram @narraperifa e @cicloescola
Celular/ WhatsApp: 27 99657-6252
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Veja mais novidades aqui