fbpx

Ideia De Rua entrevista o artista Pack Toledo

Foto mostra o artista Pack Toledo, em frente a um armário contendo muitas latas de tintas sprays

Há mais de 20 anos deixando suas marcas nas ruas, Pack é um daqueles artistas que além de talento, transborda humildade, bom humor e que tem um pensamento "além da tinta". 

Gerencia sua loja de materiais para Graffiti, seus trabalhos comerciais, pinta a cidade inteira e ainda tem um projeto muito interessante, que leva artistas de diversas gerações, para as escolas paulistas através do "Graffiti School". Isso certamente ajuda muito na manutenção da nossa cultura, formando e educando o público futuro que vai desde crianças aos profissionais dessas redes de ensino. Pack nos recebeu em sua loja, a Black Book, ainda em 2022 e essa entrevista não poderia ser publicada em um momento mais oportuno, já que essa semana (dia 27/03) comemoramos o Dia Mundial do Graffiti.

Biografia do Pack

O Paulistano Pack Toledo, como é conhecido Patrick Gomes de Toledo, nasceu em 1986.
Durante a infância Pack descobre o interesse pela arte ao copiar e criar seus próprios personagens. Em 1995 entra em contato com o desenho de letras, porém sem saber ainda o que é graffiti.

Em 2001 começa a pintar na rua. Cria duas crews, RP (Reação Periférica) e a CAM (Cores Atitude e Manifesto), e posteriormente integra a UP – Universo Paralelo.

Em 2005 inicia o curso de Educação Artística a fim de desenvolver conhecimentos técnicos e expandir sua atuação como artista. Em 2006 é convidado para trabalhar na CUFA – Central Única das Favelas (Cuiabá – MT). Onde adquiri know-how de organização, e, durante 1 ano e meio, ministra oficinas e workshops para um público diversificado, do centro sócio–educativo Pomeri à UFMT, além de realizar intervenções em eventos pelo estado do Mato Grosso.

Ao retornar à São Paulo, funda, junto a outras pessoas, o Instituto Cultural Faiah onde desenvolve práticas, de arte e ecologia, como produtor cultural.
Participa da 29° Bienal de São Paulo, (2010), como educador no espaço expositivo e ateliês. De 2011 à 2015 ministra o ateliê de Artes Urbanas no Fábricas de Cultura.  Em 2012 forma-se em Artes Visuais.

Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 faz uma viagem de carro durante 30 dias pelo sul do Brasil, Uruguai e Argentina pintando painéis com os artistas locais.

Em agosto de 2014 inaugura sua primeira loja, a Blackbook ateliê-shop, em itaquera, e em abril de 2019 a segunda, no centro. Onde produz eventos e exposições de diversos artistas. E pela qual desenvolve o projeto Graffiti School pintando escolas públicas.

No ano de 2018 ingressa no concurso da Secretaria Municipal de Educação como professor de arte.
Em 2022, Pack foi um dos artistas a expor na 5ª Bienal Internacional de Graffiti Fine Art (GFA).

O foco principal do seu trabalho é o graffiti, mas gosta de explorar outras técnicas e suportes de pintura, gravuras e esculturas.

Seu motivo principal é a figura humana: rosto frontal com luz e sombra. Apesar de preferir uma pintura mais clean e leve algumas vezes a realiza mais marcada, mais expressiva. A inspiração vem do cotidiano, conversas, experiências e contato com outros artistas que de alguma maneira o influencia. Fazendo do seu trabalho artístico uma forma de conhecer melhor a si mesmo e o mundo, compartilhando com o próximo suas impressões e aprendizados. 

Contatos:
Pack Toledo
https://packtoledo.com.br
https://www.instagram.com/packtoledo/
https://www.instagram.com/blackbookatelieshop/
https://www.instagram.com/projetograffitischool/

 Agradecemenos pela gentileza do Pack Toledo em ter recebido o DNA Urbano e pelas ricas trocas de ideias. #ideiaderua

CLIQUE AQUI, PARA VER MAIS ENTREVISTAS