fbpx

Festival MC sobe o Morro do Quadro para nova edição

foto exibe integrantes do  Instituto Serenata D'Favela com a mão direita levantada. Todos estão em cima de um morro

Programação inclui shows, mostra e aniversário do Instituto Serenata D'Favela

Para todos que curtiram o Festival MC 2022, realizado no Centro Cultural Carmélia, e esperavam por uma nova edição, vem aí uma grata surpresa: a Edição Favela, que acontecerá no embalo das homenagens aos 13 anos do Instituto Serenata D'Favela, no dia 11 de março, no Morro do Quadro, em Vitória. A programação segue a premissa do projeto, de ser um movimento de causa pela cultura da cidade, pensando em oportunidades, capacitação, diversidade, sustentabilidade e muita arte. Estão previstos shows, batalha de dança, mostra, lançamento de livros, intervenção artística e mais.

A programação quer dar espaço para talentos da comunidade e será aberta ao público com entrada gratuita. Serão mais de cinco horas de atividades, com batalha de dança, feat entre MCs do Estado, a apresentação do Coral Serenata D'Favela junto da Bateria da Escola de Samba Chega Mais.

O Instituto Serenata D’Favela reafirma a música como linguagem de transformação e inclusão com um coral composto por mais de 300 crianças e adolescentes da região do Morro do Quadro. Eles também tocam violino e levam novos sons para a favela, além de serem encaminhados para estágios, vagas de menor aprendiz e cursos profissionalizantes.

Para a coordenadora e fundadora do Instituto, Luciene Pratti Chagas, a realização do evento no Morro do Quadro é um presente não só para o Instituto, como para todos os meninos e meninas das favelas do Espírito Santo. Ela ainda faz questão de valorizar o papel fundamental da comunidade do Quadro.“Nós somos o grande evento. Cada morador é o convidado ilustre. Porque tudo que será celebrado nesta data não foi vivido e conquistado individualmente. Sozinha nunca saí do lugar nesses 13 anos de resiliência e resistência [do Instituto]. Somos sobreviventes”.

festivalmcedicaofavela

Já para a apresentação do Coral Serenata D'Favela, Luciene conta que o evento será uma grande realização de sonhos.

“Violinos para ninar nossas famílias, dança para esquecer das dores. Poesia para dizer o que está entalado na garganta. E, o lançamento do livro do poeta Braz Cortes Pereira, para registrar historicamente que em 11 de março houve no Espírito Santo uma noite onde a Favela é a estrela. Onde toda potência desse povo e de seus jovens serão reconhecidos”, diz com alegria.

Oficinas de audiovisual, música e reciclagem

Uma semana antes, entre 4 e 10 de março, o Movimento Cidade promoverá oficinas e bate-papos exclusivos para os moradores da comunidade do Morro do Quadro e adjacências. Para começar, uma oficina de hackaton: após a coleta de tampinhas em pontos estratégicos da localidade, que tem sido um sucesso de engajamento na comunidade, os materiais serão levados para uma atividade criativa para reciclagem criativa do plástico.

Para quem se interessa por audiovisual, uma oficina com duração de 5 dias está sendo preparada com aulas teóricas e práticas, passando por técnicas de roteiro, edição, color grading, direção de fotografia, direção, entre outros temas. O objetivo final é a produção de um videoclipe finalizado como resultado do curso. O produto, claro, será exibido para todos no dia 11.

Alunos da oficina de produção de vídeo também vão desenvolver um filme documental de até 15 minutos sobre os seus territórios, suas vivências e a história do Instituto Serenata D'Favela; com instrução de Thiago Souza. E, para finalizar, a musicista Crystal, do BatuQDellas, ministra uma oficina para mostrar o processo de composição, arranjo e produção de uma música. Juntos, os alunos vão preparar uma faixa inédita.

O Festival MC — Edição Favela é patrocinado pelo Nubank e pelo Instituto Cultural Vale. É uma realização da Puri Produções e do Ministério da Cultura — Governo Federal.

Serviço
O que é: Encerramento da Mostra Cultura D’Favela
Quando: 11 de março
Onde: Praça de Santa Tereza, R. Frederico Ozanan, 460 - Santa Tereza, Vitória - ES, 29027-280
Quanto: Gratuito

Programação:
18h - Exibição de resultados das oficinas e entrega de certificados aos alunos formados
19h - Batalha de dança com Yago Barcelos
20h - Show de abertura: Feat entre MCs do Estado
21h - Show com atração local
22h30 - Encerramento com apresentação do Coral Serenata D'Favela e bateria da Escola de Samba Chega Mais

Instituto Serenata D'Favela no Instagram: https://www.instagram.com/institutoserenatadfavela/

Acompanhe mais eventos aqui