fbpx

Conteúdo Paralelo lança seu novo EP "Motosserra Vol. I"

Imagem mostra a capa do EP Motosserra Vol. I com vários desenhos de motosserra, sob fundo vermelho
Imagem: Divulgação


"Motosserra Vol. I" é o novo EP do Conteúdo Paralelo, lançado no último dia 27 de Janeiro de 2023.

Contextualizando...
Era março de 2020 quando MC Fredone, Brau Beats e Ren lançaram o álbum "Voo", dias antes do lockdown forçado pela pandemia, que fazia vítimas em todo o planeta. E o governo brasileiro, na época, se esforçava para que mais vítimas, em sua maioria preta e periférica, lotassem as covas dos cemitérios. Vimos alguns amigos e parentes sendo asfixiados por essa dobradinha Covid19/governo genocida. Para nós, foi assustador, uma pausa brusca!
Como se já não fosse difícil respirar neste país fundado sobre poças de sangue preto e indígena.


Apesar do desânimo inicial, tentamos nos manter na ativa, pesquisando e compondo as faixas que fazem parte desse novo trabalho que, não por acaso, traz a palavra "Motosserra" em seu título. Sentimos nas vísceras! E nossa vontade de vomitar nossos incômodos aumentou.
É como se houvesse uma máquina cortante, afiada, decepando nossas forças. A mesma máquina que não dorme, que derruba florestas para criação de gado e plantação de soja.

Paralelo a isso tudo, buscamos força na música, nas melodias, nas rimas, que ainda que duras, são demonstrações de amor. Amor à vida, às amizades, aos detalhes dessa vida que precisa de muita luta para se manter aqui, de pé, sorrindo, correndo, brincando com nossas crianças.

"Motosserra Vol. I" É mais um trabalho repleto de recortes e colagens sonoras, sem adição de kits de bateria. Um drumless, totalmente produzido com recortes de músicas brasileiras, cru, visceral, sujo, ruidoso. Este EP é uma coleção de visuais traduzidos em forma de som, de sons traduzidos em visual. Nosso grito de esperança. Nossa demonstração de amor!

Perdemos o fôlego algumas vezes, mas voltamos. Estamos vivos!

Foto de divulgação do EP Motosserra Vol.I, exibindo os três integrantes do grupo Conteúdo Paralelo

Sobre o grupo:
Conteúdo
: o que ocupa espaço; capacidade; aquilo de que algo é constituído; assunto; significação mais profunda.
Paralelo: retas do mesmo plano que não se cortam; que segue a mesma direção; semelhante; simultâneo; afim; círculo imaginário que reúne os lugares de igual latitude.

O grupo surgiu em 2004 em Serra Dourada, bairro na periferia da Serra, que é um dos berços importantes para o hip hop capixaba. Reúne nas letras e vocais Fredone Fone e Renato Ren, ambos que para além do trabalho de MCs possuem carreira consolidada na área do graffiti e das artes visuais. Os beats e a produção musical ficam por conta do primoroso trabalho artesanal de L Brau, também integrante do primeiro grupo de rap do Espírito Santo, o Suspeitos na Mira..

Voo”, segundo disco cheio do Conteúdo Paralelo, ainda conta com scratches e colagens dos DJs Dandão e LD Fli. O álbum foi produzido pela Bicho Solto Produções e lançado pela Bicho Solto Records.