fbpx

Paulo Ito é nosso entrevistado no quadro "Ideia de Rua!"

Foto do Paulo Ito, ao fundo produtos para pintura: tinta spray, solventes e uma escada

Tivemos a honra de entrevistar o Paulo Ito, em nossa passagem por SP.

Um artista com trabalho reconhecido por todos, com sua identidade e temáticas fortes, que geram reflexões e questionamentos. A entrevista foi feita logo após a finalização da pintura de uma empena (lateral de um prédio), que também é exibida durante a entrevista. 

Biografia

Paulo Ito nasceu em 1978 em São Paulo e começou a pintar em espaços públicos em 1997. Seu trabalho pode ser visto nas ruas da zona oeste da cidade. Até 2011 publicou a HQ independente Mais Barato Grátis que totalizou mais de 5mil exemplares distribuídos gratuitamente. Expôs no MuBE na segunda Bienal Internacional de Graffiti de São Paulo em 2013.

Um ano antes participou da mostra São Paulo Mon Amour também no MuBE. Pintou um painel que se tornou o maior viral da copa do mundo da FIFA de 2014 saindo em veículos de comunicação em mais de 20 países alcançando milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2016, depois de pintar uma empena em São Paulo para o projeto Salve o Tapajós do Greenpeace, expôs na Segunda Bienal internacional de Arte de Rua de Moscou.

Participou em 2017 do festival Memorie Urbane em Gaeta na Itália, expondo por lá na galeria Street Art Place com Apollo Torres e apresentou sua quarta exposição individual “Inconveniente”, na A7mA galeria. Em 2018 realizou pintura de empena contra o consumo excessivo de álcool, executou mural em grandes dimensões com os artista Enivo e Quinho Fonseca no Sesc Santana e painel na cidade de Cali na Colômbia além de dirigir a arte do curta de animação Subsolo de Erica Maradona da Otto Desenhos.

Em 2019 ganhou o prêmio principal da Fundação Bunge na categoria arte de rua e realizou a exposição individual Infame na A7mA galeria. Em 2020 pintou sua terceira empena no periférico bairro do Campo Limpo na zona sul de São Paulo celebrando os profissionais da saúde e no mesmo ano realizou painel em grandes dimensões na entrada do Instituto de Artes da UNICAMP à convite do reitor Marcelo Knobel.

Contato Paulo Ito:
pauloito.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram

Agradecemenos pela gentileza do Paulo Ito em ter recebido o DNA Urbano e pelas ricas trocas de ideias. #ideiaderua

CLIQUE AQUI, PARA VER MAIS ENTREVISTAS