fbpx

Crianças e adolescentes participam de oficina de Graffiti na ArcelorMittal

Foto mostra crianças que participaram da oficina de Graffiti, com latas de tinta spray em suas mãos
Foto: ArcelorMittal

Vinte e oito crianças e adolescentes, com idades entre 12 e 16 anos, aprenderam técnicas de Graffiti e criaram desenhos grafitados em dois muros da ArcelorMittal tubarão, no município de Serra: o do campo de futebol da comunidade de São Geraldo e o da portaria Norte.

A ação, batizada de projeto Graffiti, é uma realização da produtora de aço. Os desenhos estão servindo de base para o artista grafiteiro Handerson Chic colorir 500 metros quadrados de muros externos da empresa. E no último dia 04 de junho (sábado), os jovens fizeram a grafitagem de suas assinaturas nos desenhos.
A ação foi lançada em dezembro passado e faz parte do Programa InterAção Comunidades, uma iniciativa da ArcelorMittal Tubarão desenvolvida com o propósito de semear a transformação social e promover a cidadania, a equidade, a diversidade, a inclusão social e a sustentabilidade.

A partir do projeto Graffiti , a empresa quer promover o protagonismo do cidadão junto à sua comunidade, possibilitando que ele se expresse por meio da arte em seus muros externos. "Queremos promover a democratização da arte de rua, além de enaltecê-la e valorizá-la, e ainda ajudar a colorir e humanizar as áreas onde o projeto está sendo executado", explicou o gerente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa, João Bosco Reis da Silva.

O projeto também visa à cocriação de projetos humanizados e com impactos sociais positivos, construídos entre a empresa e a comunidade. "Esse envolvimento mútuo é essencial para uma sinergia em prol da qualidade de vida das populações em nosso entorno", comentou a gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Jennifer Oliva Coronel.



Além de terem seus desenhos grafitados nos muros, os jovens - que foram escolhidos por líderes comunitários dos bairros participantes - ganharam, cada um, um kit grafiteiro e um tablet, uma visita à ArcelorMittal Tubarão e participaram de um workshop presencial com o grafiteiro Handerson Chic. Os desenhos criados estão servindo de base para a produção dos Graffitis nos muros.

Grafiteiro participante
Handerson Chic é morador do bairro Tabuazeiro. Tem 30 anos de idade e cursa faculdade de artes visuais. Iniciou seu contato com a arte do grafite aos 18 anos nas oficinas das quais participou no Centro de Referência de Juventude de Vitória. Foi ali que viu a força da arte e sua capacidade de transformação social.

Veja mais novidades aqui