fbpx

"Barões do Funk": Webdocumentário registra o início do Hip-Hop capixaba

Nome do documentário Barões do Funk, com recortes de jornal ao fundo
Imagem: Divulgação

Unindo grandes mestres da Cultura Hip Hop capixaba e perpassando num período entre o final dos anos de 1970 ao início dos 1990, a série conta com depoimentos de personalidades que viveram parte da transformação da cultura negra contemporânea.

O diretor Luiz Eduardo Neves, durante três meses de 2021, entrevistou Alex FM, DJ Criolo, DJ Jerê, Dudu Du Rap, GL Preto, LBrau, Paulo Black e Sagaz, que representam os elementos do Hip-HopBreak, Graffiti, DJ e MC.

Importantes peças deste quebra-cabeça ainda estão ativas na manutenção da manifestação cuja linguagem tem identificação direta, principalmente, com os jovens de periferias. “Este movimento cultural cruzou espaços continentais por meio das diásporas espontâneas das migrações e dos avanços tecnológicos, criando o diálogo e identificação entre jovens que vivem às margens no Norte e no Sul do mundo”, explica Luiz Eduardo.

Ao registrar um trecho da história recente na forma de um webdocumentário com capítulos com duração entre 10 a 15 minutos, aproximadamente, Barões do Funk pretende eternizar e difundir a raiz do Hip-Hop capixaba. Além de debater sobre a apropriação de uma cultura global e a sua adaptação no local.

A produção ainda conta com direção de fotografia e montagem de Diego Capeleti e trilha sonora original de Léo Grijó. Barões do Funk é uma realização da Panela Audiovisual com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e Governo Federal.

 

Barões do Funk - Capítulo 1

Barões do Funk - Capítulo 2

Barões do Funk - Capítulo 3

Barões do Funk - Capítulo 4

Ficha técnica:

Ano: 2021/2022
Direção: Luiz Eduardo Neves
Direção de fotografia: Diego Capeleti
Montagem: Diego Capeleti
Roteiro: Luiz Eduardo Neves
Trilha sonora original: Léo Grijó
Drone: Everton Thiago
Elenco: Alex FM, DJ Criolo, DJ Jerê, Dudu Du Rap, GL Preto, LBrau, Paulo Black e Sagaz.

Veja mais novidades aqui