fbpx

UFES receberá a exposição Elíptica

Uma exposição que apresenta trabalhos recentes de artistas de várias gerações, que têm em comum o interesse pela pintura (entre outras questões relativas à arte).

Temos todos, no Centro de Artes da Ufes, um ponto de convergência. A palavra ELÍPTICA tem muitos significados. Interessa-nos o caráter de incompletude, transformação e capacidade de atualização que o termo sugere e o mundo nos impõe. A arte é uma escolha que, para aqueles que a fazem, elabora condições sensíveis, intelectuais e materiais para processar criativamente as discrepâncias do existir e enfrentar os desafios que a vida nos apresenta.

Tornou-se irrecusável reafirmar que este evento celebra com arte, neste momento difícil da vida social, política e econômica do país, que aqui é o lugar privilegiado da criação, da reflexão, da troca. Esta exposição é o emblema dessas percepções. Todos acreditamos na igualdade de direitos e celebramos as diferenças. Exaltamos a confiança no discernimento. Acreditamos na generosidade e no respeito às liberdades individuais e sociais. Trata-se, portanto, de um ato de repúdio à intolerância, à discriminação em todos os níveis.

Enfim, este encontro, que reúne tantas diferenças, configura uma atitude afirmativa, potente, alegre, que acredita num Brasil livre, autônomo, igualitário, mais justo e solidário. Menos violento.  Portanto, este evento promove, nestes tempos duros, pejados de desconfiança e indignidade, um encontro de sonhos, liberdade e trocas afetivas. Juntos, apesar ou devido às nossas diferenças, seremos muito mais fortes e melhores. Acreditamos que a arte é um fio condutor dessas convicções. Tudo isto, dito pouco tempo atrás, pareceria ingenuidade, mas hoje, infelizmente não o é. Assim como a arte, ELÍPTICA é a vida, descontínua em sua continuidade.

eliptica2

Artistas participantes: Adriano Carraretto, Bernadette Rubim, Cláudia Colares, Elza Helena Cotta, Erlon  Peres, Wanderley, Flávio Pimentel, Gabriel Borém, José Merilho, Jocimar Nalesso, Júlia Ramalho, Júlio Schimidt, Júnior Bitencourt, Lando, Liza Tancredi, Luciano Boi, Luciano Cardoso, Luiz Leit, Maria Toscano, Monica Nitz, Starley, Thais Apolinário, Thiago Ribeiro, Vanessa Xavier, Victor Monteiro, Yvana  Belchior.

 

Serviço:
O que: Exposição Elíptica
Quando: Inauguração Dia 28 de setembro (sexta-feira) às 19h - Visitação: 29 de setembro a 11 de novembro 2018 – 8h – 12h; 13h
Onde: Galeria de Arte e Pesquisa – UFES, Campus de Goiabeiras
Curadoria: Orlando Faria
Classificação: Livre
Quanto:
Gratuito