fbpx

Grupo Esparrama abre sua janela em agosto.

Foto: Sissy Eiko

O Grupo Esparrama – reconhecido pela criação do Teatro na Janela – reabre sua janela dentro da programação da Virada Sustentável 2019.

No próximo domingo, dia 25 de agosto de 2019, às 16h, o  Grupo Esparrama - que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) – apresentará o premiado espetáculo Esparrama pela Janela, primeira montagem do grupo que foi criada para este espaço e que estreou em Novembro de 2013.

Desde a estreia do projeto de teatro no Minhocão, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, por incluir o público infantil na discussão sobre a relação entre arte e cidade. Além disso, com estas apresentações o grupo tornou-se um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo, e desde então vem instigando e inspirando a população a refletir sobre a importância da participação popular na construção do seu território, do seu bairro e, consequentemente, da cidade.

Esparrama pela Janela de cara nova!

O primeiro espetáculo criado para a janela do Minhocão completará 6 anos em novembro e para comemorar recebeu uma nova roupagem. Figurinos e adereços reformulados pelo artista Eliseu Weide prometem trazer nova vitalidade para este espetáculo que foi vencedor dos Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2013  (nas categorias Revelação – pela direção de Iarlei Rangel  - e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013 (na categoria Melhor Ocupação de Espaço)

O espetáculo Esparrama pela Janela conta a história de um morador do Minhocão que, cansado do caos e barulho da cidade, resolve subverter a realidade e transformar sua vida, criando um universo mágico formado por monstros, seresteiro gigante, princesa, dançarino surpreendente, vizinhas fofoqueiras entre outros seres divertidíssimos. Estes personagens fantásticos tomam conta da cena e dão vida ao famoso teatro na janela, que já atraiu mais de 22 mil pessoas para o Minhocão nos finais de semana para se divertir e refletir sobre a importância de a arte ocupar os espaços urbanos.

Sobre o Grupo Esparrama

Com pouco mais de cinco anos de existência, o grupo tem um intenso histórico de criação voltada para a infância e a juventude e para o pensamento da relação entre arte, infância, educação e  cidade. São cinco espetáculos (2POR4, Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça, FIM? e Navegar), dois livros (2POR4: um encontro musical com palhaços, pela Editora do Brasil e Navegações Teatrais para Pequenos Tripulantes: Diário de Bordo do Grupo Esparrama), uma exposição (Navegar: uma expedição por imaginários). Esses trabalhos foram desenvolvidos através da participação em importantes editais públicos como Fomento ao Teatro para a Cidade de SP, Prêmio Zé Renato, Programa Rumos Itaú Cultural,  PROAC etc. e receberam diversos prêmios e indicações como: Prêmio FEMSA, Prêmio São Paulo de Estímulo ao Teatro Infantil e Jovem, Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prêmio Governador do Estado, Melhores do Ano do Guia do Jornal Folha de SP e do Jornal Estado de SP.

Mais informações você encontra na página: facebook.com/grupoesparrama

Sobre o Festival Virada Sustentável

O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.
Entre os dias 22 e 25 de agosto em centenas de pontos da cidade de São Paulo, a Virada Sustentável 2019 apresenta uma programação inteiramente gratuita com música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.
Com edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática do festival é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Esparrama pela Janela

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Duração: 45 minutos
Temporada: 25 de agosto de 2019 - Domingo
Horário: 16h00
Local: No Minhocão (Elevado Presidente João Goulart),  entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e da Rua da Consolação
Classificação: Livre
Gratuito
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

No caso de chuva, o espetáculo não acontece.