Acontecerá no mês de maio, o maior evento de formação mercadológica voltado ao setor musical do estado.
Um evento que será um encontro entre músicos, produtores, jornalistas, professores, radialistas e empresários do ramo musical e da cultura em geral. Durante a sua realização, serão discutidos temas voltados ao novo mercado da música e às constantes transformações do cenário musical.
Será a oportunidade de dialogar a cultura de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável e criativa, contribuindo para o fortalecimento do setor musical no nosso estado, bem como da cadeia produtiva, reunindo diversos protagonistas, em vários estágios de produção, crescimento e posicionamento mercadológico em um mesmo espaço, com debate, mostras, oficina e apresentações, trazendo para os músicos e produtores do ES inspiração e motivação, apresentando o universo da música numa realidade local e nacional. O projeto foi idealizado por Simone Marçal e Daniel Morelo.
O modelo tradicional de produção musical e comercialização dos produtos gerados, imposto por gravadoras, encontra-se em queda há vários anos. Os novos tempos exigem novas formas de ver o mercado e de levar a música ao consumidor final. Para isso é necessário empregar ferramentas digitais eficientes, e embora esse mundo pareça aberto e de fácil inserção, quanto maiores as possibilidades, maiores as dúvidas e as dificuldades em encontrar o seu nicho de público. Daí a necessidade de encontros com pessoas que já percorreram esses caminhos e tem experiências a repassar. Ao mesmo tempo que o momento pode ser de dúvida e apreensão, devido a tantas oportunidades, é também um momento de abertura e compreensão de novos mercados.
Teremos, além de todos os convidados, Renato Lins, jornalista, fundador e “ministro da informação” do movimento manguebeat de Pernambuco e ex-Secretário de Cultura de Recife como Oumbudsman do Fórum. Renato terá a função de “representante do cidadão” durante todo o evento, participando de toda programação e retornando para a produção um relatório de pontos a serem melhorados e impressões para o crescimento e evolução do projeto para os anos seguintes.
O Formemus faz sua abertura no município de Cachoeiro de Itapemirim, com uma Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos, integrante da Programação da Bienal Rubem Braga, nos dias 16 e 17 de Maio. Na semana seguinte, entre os dias 22 e 25, o evento principal chega a Vitória, no Palácio Sônia Cabral. Ao longo destes quatro dias, o público terá acesso a cinco mesas de debates com convidados de todo o Brasil, Mostra de Videoclipes, Showcases, Exposição Fotográfica e Oficina de Projetos. Em junho, nos dias 9 e 10, o Formemus embarca para Colatina, na Casa da Cultura. Por lá, o evento leva também a Oficina de Projetos e um compacto de tudo que foi discutido na capital. O evento foi viabilizado através do Edital Setorial de Música 2017 – Secult/ES.
Em Vitória, os nomes já confirmados para falar sobre o mercado musical no evento são: Ana Morena (RN), Bruno Caliman (ES), Leo Moraes (MG), Cláudia Marques (ES), Marcos Chomen – CDBaby (SP), Maurício Bussab – TRATORE (SP), Turi Collura (ES), Gean Pierre (ES), Renato Lins (PE), Gustavo Anitelli (SP), Jean du Pcb (ES), Diogo Rosa (RJ), Daniela Sousa – UBC, Afari (ES), Pedrita (ES), Jefinho Faraó (ES), Rafael Schirmer (Sesc – ES) , Alessandro Amadeu (SP), Gilmar Dantas (BA) e Sérgio Benevenuto (ES), Alexandre Mignoni (ES), João Moraes (ES), Simone Marçal (ES) e Daniel Morelo (ES).
As inscrições para Showcase já encerraram, mas ainda estão abertos os chamamentos para a Mostra de Videoclipes, Exposição fotográfica e Oficina de Projetos.
Mais informações: https://www.facebook.com/formemus.es/
Mesas:
Victor Junior (RJ) – Jean do PCB (ES) – Afari MC (ES) – Pedrita MC (ES)
Mediação: Jefinho Faraó
Alessandro Amadeu (SP) – Bruno Caliman (ES) – Diogo Rosa (Sbacem – RJ) – Daniela Sousa (UBC – MG)
Mediação: João Moraes
Claudia Marques (ES) – Gean Pierre (ES) – Turi Collura (ES) – Sergio Benevenuto (ES)
Mediação: Leo Machado
Ana Morena (RN) – Gilmar Dantas (BA) – Leo Moraes (MG) – Rafael Schirmer (Sesc – ES)
Mediação: Daniel Morelo
Mercado e Distribuição da Música
Gustavo Anitelli (Teatro Mágico – SP) – Maurício Bussab (Tratore – SP) – Marcos Chomen (CD Baby – SP)
Mediação: Alexandre Mignoni
Serviço:
O que: Formemus – Formação Mercado Musical
Quando: Dia 22 a 25 de maio (terça a sexta)
Onde: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória – ES
Quanto: Gratuito –
Classificação: Livre
Facebook: https://goo.gl/nA5Yow