C.ALMA
A calma pode ser um grito. A paz, um sussurro. E a arte, o reflexo de uma alma que oscila entre a impermanência e a busca por pertencimento. A exposição “C.alma” apresenta o universo visual de Lu Bicalho, artista que traduz, por meio de cores, formas, texturas e volumes, a dualidade entre movimento e contemplação, fragmentação e completude.
Sua obra emerge da superfície, explorando a tridimensionalidade como um convite à
imersão e à construção de novos significados no espaço. Nos murais, perpassados pela cidade, a arte de Lu Bicalho se expande como um eco silencioso, que não depende de ruído para ser percebido. Cada linha e forma convida à pausa – um momento para observar, refletir e se conectar. Seus trabalhos são fragmentos de si mesma, pedaços do mundo reconstruídos em superfícies que carregam histórias e ressignificam espaços urbanos.
A artista transita entre a fluidez da água e a solidez dos muros, entre a delicadeza do gesto e a força do traço. Em suas obras, um grito de emoções silenciosas que encontra a serenidade da natureza: ondas, ventos e cores que respiram em meio ao concreto.
Ao longo da exposição, somos convidados a nos reconstruir diante das imagens, a
compreender que, como a própria trajetória de Lu Bicalho sugere, fragmentar-se pode
ser um caminho para encontrar a plenitude.
Sobre Lu Bicalho
Lu Bicalho é Ilustradora e muralista. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espirito Santo [ UFES ], estudou Design Gráfico na Universidade do Estado de Santa Catarina [ UDESC ] e na Universidad de Buenos Aires [ UBA ] – Argentina.
Alguns trabalhos da artista
Trabalha na área das artes visuais desde 2003 e ilustração desde 2011. Já ministrou oficinas de livro ilustrado e desenho, ilustrou revistas e livros infantis para o Brasil, Argentina e Portugal, participou de exposições nacionais e internacionais e de eventos de ilustração como palestrante e ministrante de oficinas.
Na arte urbana desde 2016, tem sua arte espalhada por vários Estados do país. Ativista, se engaja nas causas em prol da presença da mulher no cenário da arte urbana, participando da construção de grupos de mulheres a nivel estadual e nacional que visam incentivar a presença feminina na produção artística urbana.
Na produção autoral, Lu Bicalho fala sobre a calma. A busca pelo equilíbrio, o exercício do respirar, do contemplar, quando se vive em um mundo caótico, se faz necessária. E resgatando vivências e memórias da infância e adolescência, o mar aparece sendo o refúgio, “a janela pra dentro”, o simples contemplar. Nos tons de azul, na organicidade das formas das ondas-cabelos e nos olhos fechados de um rosto sereno, a artista tenta resgatar a c.alma de quem vê, convidando a parar, a (se) sentir, a respirar!
Serviço:
O que: Expo C.ALMA – Lu Bicalho
Quando: Abertura dia 21 de março de 2025 – A partir das 19h
Onde: Casa Cultural 155: Avenida Jerônimo Monteiro, 155 – Jaburuna/Vila Velha
Entrada: Gratuita