Pipando...Onde dormem os pássaros

Espetáculo de dança contemporânea retrata, de forma poética, o universo devastador dos usuários de crack

Contemplado pelo 22º Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o Núcleo Pedro Costa Cia. De Dança retoma o projeto, iniciado em 2010, nos espaços ocupados da chamada "Cracolândia" para abordar a questão da dependência química a partir do conceito ampliado de Saúde, onde as interações sociais são determinantes enquanto motivadoras das experimentações individuais.

Diante da complexidade da questão, a proposta da pesquisa procura trazer luz à problemática, sem pretensão de defender um ou outro tipo de abordagem específica. No caso do crack, essas experiências inserem o individuo em uma rede complexa de violência, seja ela física, psicológica, institucional ou sexual, levando-os ao rompimento dos vínculos familiares e transformando sua relação com o espaço privado e com as regras socialmente aceitas, fazendo-os abdicar de conforto, higiene, alimentação, socialização.

Percebendo como esses estímulos reverberavam em seus corpos, o grupo chega a uma dramaturgia corporal que potencializa os movimentos para comunicar através da dança. O resultado é uma criação coreográfica contemporânea, que dialoga com a vídeo-dança, hip-hop, contato e improvisação. O espetáculo tem direção e concepção do bailarino e coreógrafo Pedro Costa. Ao final de cada apresentação, serão apresentados os caminhos percorridos na pesquisa realizada pelo grupo com vistas a estimular o debate e a reflexão sobre o tema, além do conteúdo específico que envolve a prática artística.

 pipando2

Núcleo Pedro Costa Cia. de Dança - Criado em 2003, desenvolve pesquisa em dança contemporânea e criação cênica tendo como foco investigativo as relações humanas e sociais e sua interface com as diferentes linguagens artísticas. Em 2004, foi contemplado com o Prêmio Estímulo à Dança Contemporânea da Secretária de Cultura de SP com o trabalho solo De... Repente, inspirado na literatura de cordel.

Em 2007, recebeu o 2° Programa de Fomento à Dança para a Cidade de SP, com trabalho Khronos, inspirado nos poemas de Bertold Brecht, Santo Agostinho e Vinicius de Moraes. Em 2010, se debruçou sobre os temas da identidade e memória para a criação do trabalho Pipando...Onde dormem os pássaros, contemplado pelo 8° Programa de Fomento à Dança da Cidade de SP,  tendo os usuários de crack como foco investigativo.  No repertório da Cia. estão os espetáculos: Eu, Outro, Nós (2012), inspirado no poema Cântico Negro, de José Régio, Emaranhado – O Bixiga como fio condutor (2013), inspirado no livro Armandinho do Bixiga, de Júlio Moreno e Corpos Sonoros (2014), inspirado nos heterônimos de Fernando Pessoa em parceria com o Duo Paulistano de Jazz experimental Pé na Cozinha.

Atualmente, a Cia. prepara a remontagem do espetáculo Pipando...Onde dormem os pássaros, contemplado pelo 22° Programa de Fomento à Dança da Cidade de SP.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Artística: Pedro Costa
Produção Executiva: Carolina Dias
Assistente de coreografia: Vanessa Nascimento
Intérpretes-criadores: Patrícia Pina Cruz, Marcelo Pessoa, Roger De Paula e Pedro Costa
Preparação corporal: Pedro Costa, Patrícia Pina Cruz e Elisa Canola
Mediação dos bate-papos: Elisa Canola
Trilha Sonora: Thiago Jamas (música do duo - Wilson Ferreira)
Operação de Luz: Zhé Gomes
Operação de Som: Thiago Jamas
Cenografia: Luis Carlos Rossi
Vídeo arte: Fabio Almeida
Edição de imagens e som: Rogério Leite
Fotografia: Naava Bassi
Designer Gráfico: Josepe Cunha

Serviço:
O que: Pipando...Onde dormem os pássaros
Quando: 24, 25, 26 de maio (qui, sex e sáb) e dia 27 de maio (dom) às 19h
Onde: Centro Cultural Olido - Sala Paissandú - Avenida São João,  473  - Centro SP
Duração: 50 min. 
Entrada: Gratuita

Sobre o DNA Urbano

É um Site especializado em Culturas Urbanas em suas mais variadas vertentes. Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (Graffiti, Break, MC e DJ), Skate, Circo, Tattoo, Parkour, são temas comuns em nossas publicações.

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top