Meeting Of Favela 2018

Está chegando mais uma edição do maior evento de Graffiti da América Latina que acontece há 12 anos!

Todos os anos, centenas de artistas urbanos surgem no país, levando suas técnicas, talento, disposição e muita energia positiva pelas ruas das cidades. Mas e quando se junta esses artistas nacionais, alguns estrangeiros e acrescenta outros elementos culturais num mesmo ambiente? Resumidamente, O MOF (Meeting Of Favela) é isso! Esse ano acontecerá a 13ª edição desse tradicional encontro lá em Duque de Caxias, que transpira arte em suas ruas, com seus moradores super acolhedores. Quer sentir essa energia? Se joga!

 

Sobre o MOF:

Em 2006, os mutirões de graffiti estavam em ênfase no Rio de Janeiro. Em várias comunidades aconteciam os encontros de graffiti que reuniam inúmeros artistas da cidade. Na mesma época foi realizado o Meeting of Styles na comunidade da cruzada no Leblon. O evento era reservado para artistas convidados, mas grande parte dos artistas do Rio de Janeiro não foram selecionados, havendo uma invasão e grande insatisfação. Através dessa situação nasceu o Meeting of Favela. Com o propósito de realizar um evento de graffiti democrático, onde não haveria lista de convidados, nem prioridades para artistas e todo mundo era bem vindo.

Em novembro do mesmo ano, a Vila Operária, em Duque de Caxias, foi a escolhida para sediar o evento que recebeu 50 artistas, contando com a presença de artistas do próprio estado e de fora também como de São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Porém era o primeiro evento desse porte que acontecia na Baixada Fluminense, além de ser um desafio, pois foi levado algo diferenciado para uma região que era carente de arte e cultura. Em 2007, foi dada continuidade e o evento foi ampliado com direito a alojamento, refeições para os artistas, atrações musicais entre outras atividades culturais como teatro, circo e itinerâncias artísticas.

Em meio a guerra urbana, em 2010, tivemos um dos mais emocionantes Mof de todos os anos, o Rio de Janeiro com um quadro conturbado de conflito entre policiais e traficantes, que deixou a cidade em pânico e os organizadores do evento se questionando sobre a realização. O medo foi vencido e aconteceu um ótimo festival, com a presença de um grande número de artistas e a maioria dos artistas usou roupa branca em pedido de paz.

O ano de 2012, contou com 1112 artistas participantes e mais um grande público presente. Desde então o MOF só cresce cada vez mais.

O Meeting of Favela tem como função estreitar a relação entre o artista e o morador da comunidade, proporcionar a população o acesso a multiculturalidade, inserir entre as crianças e jovens a conexão com a acessibilidade de um novo universo, criando expectativas futuras divergentes a situação atual da área, além do grande empreendedorismo proporcionado aos comerciantes locais durante o dia oficial do evento.





COMO CHEGAR NO MOF:

Quem vem de fora do Rio
Rodoviária Novo Rio: ir para Cais do Porto e pegar ônibus para Caxias que passa pelo hospital infantil ou na Praça Humaitá
Aeroporto do Galeão: ir para Avenida Brasil passarela 8 e pegar ônibus para Caxias que passa pelo hospital infantil ou na praça Humaitá

Outras localidades
Central do Brasil: Ônibus Central/Caxias (Empresa Jurema) via Brigadeiro Lima e Silva, descer na praça Humaitá 25 de Agosto e entrar na rua lateral a direita da Zarkos (Rua Marechal Bento Manoel), seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito). Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária (Ponto de encontro…Colégio Estadual Vinicius de Moraes). Ao lado Da associação.

Central do Brasil: Ônibus Central/Caxias via Beira Mar (Empresa Reginas), e pedir pra descer no ponto do cemitério na Vila Operária (Ponto de encontro…Colégio Estadual Vinicius de Moraes).

Trem: Descer na estação de Caxias e sair pro lado direito da estação, pegar o ônibus Santa lúcia/Beira Mar e pedir pra descer na Vila Operária, no ponto do Cemitério Tanque do Anil e perguntar onde fica a associação de moradores (Ponto de encontro…Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

Penha: Kombi, Buzão pra Caxias descer no Hospital Infantil atravessar a passarela e perguntar onde é a Praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos (Rua Marechal Bento Manoel), seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito) Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila operária (Ponto de encontro… Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

Rodoviária de Niterói: Niterói/Caxias Via 25 de agosto (Brigadeiro Lima e Silva) – descer na Praça Humaitá 25 de Agosto e entrar na rua lateral a direita da Zarkos (Rua Marechal Bento Manoel), seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito)Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila Operária (Ponto de encontro… Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

Madureira, Jacarepaguá: Freguesia/Caxias descer no Hospital Infantil atravessar a passarela e perguntar onde é praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos (Rua Marechal Bento Manoel), seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito) Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila Operária (Ponto de encontro… Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

Méier/Caxias: descer no Hospital Infantil atravessar a passarela e perguntar onde é praça Humaitá, entrar na rua lateral a direita da Zarkos(Rua Marechal Bento Manoel), Seguir em Seguir em frente até o Cemitério Tanque do Anil (Lado direito) Perguntar onde fica a associação de moradores da Vila Operária (Ponto de encontro… Colégio Estadual Vinicius de Moraes) Ao lado da associação.

 

Serviço:
O que: Meeting Of Favela 2018
Quando: Abertura: Dias 7,8 e 9 de dezembro
Onde: Vila Operária - Duque de Caxias - Rio de Janeiro
Inscrições para artistas: https://is.gd/943i2Z
Maiores Informações: https://is.gd/5rdOqH

Sobre o DNA Urbano

É um Site especializado em Culturas Urbanas em suas mais variadas vertentes. Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (Graffiti, Break, MC e DJ), Skate, Circo, Tattoo, Parkour, são temas comuns em nossas publicações.

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top