Formemus reúne músicos de diversas vertentes no Espírito Santo

Acontecerá no mês de maio, o maior evento de formação mercadológica voltado ao setor musical do estado.

Um evento que será um encontro entre músicos, produtores, jornalistas, professores, radialistas e empresários do ramo musical e da cultura em geral. Durante a sua realização, serão discutidos temas voltados ao novo mercado da música e às constantes transformações do cenário musical.

Será a oportunidade de dialogar a cultura de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável e criativa, contribuindo para o fortalecimento do setor musical no nosso estado, bem como da cadeia produtiva, reunindo diversos protagonistas, em vários estágios de produção, crescimento e posicionamento mercadológico em um mesmo espaço, com debate, mostras, oficina e apresentações, trazendo para os músicos e produtores do ES inspiração e motivação, apresentando o universo da música numa realidade local e nacional. O projeto foi idealizado por Simone Marçal e Daniel Morelo.

O modelo tradicional de produção musical e comercialização dos produtos gerados, imposto por gravadoras, encontra-se em queda há vários anos. Os novos tempos exigem novas formas de ver o mercado e de levar a música ao consumidor final. Para isso é necessário empregar ferramentas digitais eficientes, e embora esse mundo pareça aberto e de fácil inserção, quanto maiores as possibilidades, maiores as dúvidas e as dificuldades em encontrar o seu nicho de público. Daí a necessidade de encontros com pessoas que já percorreram esses caminhos e tem experiências a repassar. Ao mesmo tempo que o momento pode ser de dúvida e apreensão, devido a tantas oportunidades, é também um momento de abertura e compreensão de novos mercados.
formemus1
Teremos, além de todos os convidados, Renato Lins, jornalista, fundador e "ministro da informação" do movimento manguebeat de Pernambuco e ex-Secretário de Cultura de Recife como Oumbudsman do Fórum. Renato terá a função de "representante do cidadão" durante todo o evento, participando de toda programação e retornando para a produção um relatório de pontos a serem melhorados e impressões para o crescimento e evolução do projeto para os anos seguintes.   

O Formemus faz sua abertura no município de Cachoeiro de Itapemirim, com uma Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos, integrante da Programação da Bienal Rubem Braga, nos dias 16 e 17 de Maio. Na semana seguinte, entre os dias 22 e 25, o evento principal chega a Vitória, no Palácio Sônia Cabral. Ao longo destes quatro dias, o público terá acesso a cinco mesas de debates com convidados de todo o Brasil, Mostra de Videoclipes, Showcases, Exposição Fotográfica e Oficina de Projetos. Em junho, nos dias 9 e 10, o Formemus embarca para Colatina, na Casa da Cultura. Por lá, o evento leva também a Oficina de Projetos e um compacto de tudo que foi discutido na capital.  O evento foi viabilizado através do Edital Setorial de Música 2017 - Secult/ES.

Em Vitória, os nomes já confirmados para falar sobre o mercado musical no evento são: Ana Morena (RN), Bruno Caliman (ES), Leo Moraes (MG), Cláudia Marques (ES), Marcos Chomen - CDBaby (SP), Maurício Bussab - TRATORE (SP), Turi Collura (ES), Gean Pierre (ES), Renato Lins (PE), Gustavo Anitelli (SP), Jean du Pcb (ES), Diogo Rosa (RJ), Daniela Sousa - UBC, Afari (ES), Pedrita (ES), Jefinho Faraó (ES), Rafael Schirmer (Sesc - ES) , Alessandro Amadeu (SP), Gilmar Dantas (BA) e Sérgio Benevenuto (ES), Alexandre Mignoni (ES), João Moraes (ES), Simone Marçal (ES) e Daniel Morelo (ES).

As inscrições para Showcase já encerraram, mas ainda estão abertos os chamamentos para a Mostra de Videoclipes, Exposição fotográfica e Oficina de Projetos.

Mais informações: https://www.facebook.com/formemus.es/


Mesas:
formemus6Produção Musical e o Protagonismo da Música na Periferia
Victor Junior (RJ) – Jean do PCB (ES) – Afari MC (ES) - Pedrita MC (ES)
Mediação: Jefinho Faraó

formemus2Direitos Autorais e Composição
Alessandro Amadeu (SP) – Bruno Caliman (ES) – Diogo Rosa (Sbacem - RJ) - Daniela Sousa (UBC - MG)
Mediação: João Moraes

formemus4Formação Musical
Claudia Marques (ES) – Gean Pierre (ES) – Turi Collura (ES) - Sergio Benevenuto (ES)
Mediação: Leo Machado

formemus3Circulação e Festivais
Ana Morena (RN) – Gilmar Dantas (BA) – Leo Moraes (MG) – Rafael Schirmer (Sesc - ES)
Mediação: Daniel Morelo

formemus5
Mercado e Distribuição da Música
Gustavo Anitelli (Teatro Mágico - SP) – Maurício Bussab (Tratore - SP) – Marcos Chomen (CD Baby - SP)
Mediação: Alexandre Mignoni

 

Serviço:
O que: Formemus - Formação Mercado Musical
Quando: Dia 22 a 25 de maio (terça a sexta)
Onde: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória - ES
Quanto: Gratuito -
Classificação: Livre
Facebook: https://goo.gl/nA5Yow

Sobre o DNA Urbano

É um Site especializado em Culturas Urbanas em suas mais variadas vertentes. Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (Graffiti, Break, MC e DJ), Skate, Circo, Tattoo, Parkour, são temas comuns em nossas publicações.

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top