Esparrama pela Janela é atração da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Grupo Esparrama participa da Bienal com ação no Minhocão e material expositivo do teatro na janela

Um dos mais importantes grupos de teatro de São Paulo e que atualmente é uma das referências no que diz respeito à ocupação de espaços públicos através da arte, está com uma programação especial na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Grupo Esparrama que conquistou a simpatia dos paulistanos com o famoso teatro na janela realizado em um apartamento localizado em frente ao Minhocão (Viaduto João Goulart), integra a programação da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo com uma apresentação especial no próximo domingo, dia 12 de Novembro, às 16h00, do espetáculo Esparrama pela Janela. E também com um material sobre o Teatro na Janela, que será exposto durante a Bienal.

O espetáculo Esparrama pela Janela conta a história de um morador do Minhocão, que cansado do caos e barulho da cidade, resolve subverter o ambiente em que vive e transforma tudo em música. A partir desta transformação, um universo mágico se estabelece e é aí que a magia começa! Um casal de monstros, um seresteiro gigante, uma princesa, um anão dançarino, duas vizinhas fofoqueiras e outros seres divertidíssimos tomam conta deste espaço e dão vida ao famoso teatro na janela, que vem atraindo milhares de pessoas aos finais de semana para o Minhocão, buscando um pouco de arte e cores em meio à cidade cinza.

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Com o projeto de teatro na janela, que surgiu em 2013, atraiu os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e ganhou notoriedade. Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção - e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço. 

Em 2014 o grupo foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural e em janeiro de 2015 deu início ao projeto Janelas do Minhocão, que contou com importantes ações de ocupação e culminou com a criação de seu segundo espetáculo “Minhoca na Cabeça”. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, integrantes da Trupe DuNavô. Ainda em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, foi contemplado e realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: Esparrama pela Janela e Minhoca na Cabeça

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar - Uma Expedição por Imaginários", que atualmente está em cartaz no CEU Butantã. 

Se programe para levar as crianças e também se divertir com este que é um dos grupos mais criativos e importantes da cidade de São Paulo!

 Esparrama pela Janela na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

 

Serviço:

O que: Esparrama pela Janela na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
Onde:  Minhocão (Elevado Costa e Silva), altura do número 158 da Avenida Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação
Quando: 12 de novembro (domingo) às 16h
Entrada: Gratuita
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação. No caso de chuva, o espetáculo não acontece.
Assessoria de Imprensa e Comunicação:  Luciana Gandelini - Cel: 99568-8773 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: facebook.com/esparrama

 

Sobre o DNA Urbano

É um site que cria uma interlocução direta com seu público e com projetos culturais da cidade que tenham entre suas atribuições a valorização e o fortalecimento das culturas juvenis urbanas.

As RUAS nas REDES...
Somos Mídia Livre!

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top