Bate papo sobre Cinema e Literatura agita noite no Cabron Cine Bar

Bernadette Lyra, Saskia Sá e Erly Vieira Jr

A primeira edição do projeto "Habla Mucho" vai convidar Bernadette Lyra e Erly Vieira Jr. para falar sobre adaptações literárias para o cinema

 O cinema e a literatura sempre tiveram uma relação muito particular, são formas totalmente diferentes de se contar histórias, mas são duas artes que vez ou outra se confundem. Para falar sobre esse assunto, o Cabrón Cine Bar vai estrear o Projeto de bate-papo "Habla Mucho – Cinema y Literatura".

Os convidados para esta primeira edição, que será no dia 22 de agosto (quarta-feira), às 20h, são os escritores e professores de cinema Bernadette Lyra e Erly Vieira Jr. Para fazer a mediação do bate papo, que vai falar das principais diferenças e semelhanças entre escrever livros e roteiros, teremos a produtora audiovisual Saskia Sá.

Conheça os convidados:  

Bernadette Lyra

Aluna de graduação do curso de Letras da Ufes, onde também atuou como professora até 1991, quando se aposentou. Bernadette Lyra fez o mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V). É autora de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, bem como autora várias vezes premiada de livros de ficção, com publicações no Brasil e no exterior. Dos seus 12 livros já publicados, o mais recente romance é "A Capitoa". Atualmente está preparando uma edição comemorativa de 20 anos do livro "Memórias das Ruínas de Creta", que na época foi indicado ao Prêmio Jabuti.

Erly Vieira Jr.

Escritor, cineasta e pesquisador audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é professor do curso de Cinema e Audiovisual e dos mestrados em Artes (PPGA) e Comunicação (POSCOM) da Ufes. Publicou Contraponto, reta, plano (poemas, 1999), -sse (contos, 2006) e Rodapés (crônicas, 2009) e co-organizou a antologia literária Instantâneo (2005). Entre 2010 e 2013, foi um dos editores da revista literária online Graciano, dedicada à literatura produzida no Espírito Santo. Foi um dos ganhadores do III Prêmio Ufes de Literatura 2015-2016 - Categoria Antologia de Poesia.  Nas áreas audiovisual e de artes, é autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (co-autor, 2015) e Realismo sensório no cinema contemporâneo (no prelo). Pesquisa cinema contemporâneo, cinema queer/LGBT e questões sobre corpo e sensorialidade nos meios audiovisuais e na arte contemporânea. Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória.

Saskia Sá

Diretora e roteirista dos curtas metragens de ficção: Exílio, Vento Sul, A Fuga e Mundo Cão e dos documentários: Rio das Lágrimas Secas – seu último filme, finalizado em 2018 - Moda e Vestuário Capixaba, além de ser roteirista de séries de animação infantil para TV. Proprietária da Horizonte Líquido e produtora atuante em várias frentes do audiovisual. Produziu várias edições da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo-Vitória e seus interesses se orientam cada vez mais para o cinema realizado e protagonizado por mulheres. Atuou como curadora e produtora no projeto cineclubista Feministas de Quinta, onde exibia filmes de mulheres com temática feminista. Também foi curadora das 2 edições da Mostra Cinema de Mulheres do Festival de Cinema de Vitória. É professora de oficinas de roteiro e direção audiovisual. Ministrou oficinas de realização audiovisual e foi diretora de produção da Mostra Sonhos Acessíveis, direcionada para pessoas cegas e com baixa visão. Vencedora do edital PRODAV 05/2016 com o projeto de desenvolvimento de série Viagem à Xibalbá. Também é escritora e artista plástica.

Serviço:
O que:  Bate papo sobre Cinema e Literatura agita noite no Cabron Cine Bar
Quando: Dia 22 de agosto (quarta-feira) ás 20h
Onde: Av. Desembargador Santos Neves 621 - Vitória/ES
Classificação: Livre
Quanto:
Gratuito

Sobre o DNA Urbano

É um Site especializado em Culturas Urbanas em suas mais variadas vertentes. Cultura Hip Hop e seus quatro elementos (Graffiti, Break, MC e DJ), Skate, Circo, Tattoo, Parkour, são temas comuns em nossas publicações.

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top