Entrevista com o Leonard Akira
Entrevista com o Leonard Akira
Entrevistamos Leonard Akira Para conhecermos um pouco mais sobre esse conceituado Traceur. Confira!
Pra começar, Quem é “Akira”?
Akira é o apelido de Leonard Ribeiro Jacinto, ele nasceu em 17 de agosto de 1984 em Garça no interior de São Paulo e sempre foi focado em artes marciais e novas artes e esportes.
Foto: Fred Jean
Qual a sua idade?
25anos
Entre a descoberta e a pratica do Parkour, levou muito tempo?
Sim, eu tive meu primeiro contato com o Parkour foi em 2002, mas eu não sabia do potencial da pratica, e por isso nem me empenhei nos treinos, só voltei a me interessar quando voltei a ter contato com á pratica em 2004. E então o inicio foi imediato.
O que realmente o Parkour representa pra você?
O Parkour virou minha filosofia de vida, meu caminho meu próprio código Bushido (código de ética dos antigos samurais).
Há quanto tempo você está nesse universo?
Estou no Parkour há 06 anos.
Você faz parte de algum grupo? Qual?
Sim, sou o criador do grupo – Parkour Brazil Team.
Como é a sua relação com os membros do seu grupo?
Somos como irmãos, amigos e confidentes, atualmente o irmão mais próximo que tenho no grupo são Alexandre (Lince) e Diego (Dash). Treinamos juntos semanalmente, o resto do grupo se encontra sempre que possível já que o trabalho e estudos ás vezes atrapalha os treinos com a galera toda.
No Brasil, o nome “Akira” está ligado diretamente com o Parkour. Ser uma referência nacional, Como você vê isso?
Eu creio que o reconhecimento só vem com esforço e empenho. Eu comecei criando um blog que falava sobre o Parkour de uma forma estranha e distorcida e com o tempo fui conseguido arrumar o Blog para que o mesmo passa-se informações úteis para todos que queriam começar com á pratica. Parei de querer ser famoso e reconhecido, e comecei a me empenhar na qualidade dos treinos e das informações que passava para os
praticantes de atualmente. Fazendo isso consegui respeito e admiração de centenas de pessoas e isso me colocou como referencia na pratica, mais creio que isso é apenas o primeiro passo, meu objetivo é unir todos os praticantes brasileiros de Parkour. Utopia.... talvez não! Risos.
Hoje o Parkour está em todas as mídias (TV, Vídeo Game, Filmes etc.). Qual a importância desse tipo de publicidade/parceria para o Parkour?
Ás vezes tanta divulgação acaba nem sendo benéfica para o Parkour já que muitas vezes os videogames e os filmes tratam o parkour como uma pratica que é realizada apenas por marginais ou ladrões, mas em contrapartida existem também as mídias que nos permitem esclarecer o parkour e seus benefícios, com isso acabamos combatendo o preconceito que ainda existe com relação a pratica do Parkour no Brasil.
Quantidade e Qualidade são duas coisas extremamente diferentes. Como estão esses critérios aqui no Brasil, em sua Opinião?
Muitos praticantes suicidas e poucos praticantes hábeis para salvar todos eles. É assim que vejo o Parkour atualmente, muitos não se cuidam não se importam em preservar o corpo, só querem realizar o mortal do momento de cima do telhado de casa. É assim que teremos uma futura geração de “joelhos de areia”, todos com dor e arrependidos dos grandes saltos e mortais que fizeram no passado. A maioria tem que voltar ao inicio da pratica e se lembrar de uma frase importante amplamente divulgada pelos praticantes experientes de parkour: “Ser e Durar”, ser forte e durar para continuar sendo forte.
Qual é o “peso” da internet na prática do Parkour?
A internet que lançou o parkour para o mundo, ela que me ensinou meus primeiros movimentos de parkour e ela continuara sendo o maior fornecedor de idéias e opiniões tanto em relação ao parkour como em relação a qualquer outro assunto.
Foto: Camila Picollo
Existem categorias do Parkour?
Sim existe o Parkour (movimentos objetivos que se focam em chegar a um objetivo especifico) e existe o Free Running (pratica parecida com o Parkour mas que tem como objetivo mesclar o Parkour com mortais e acrobacias que embelezam seu percurso).
Os Trauceurs, ou praticantes do Parkour são unidos, ou existe certa rivalidade?
Os praticantes atualmente são um pouco unidos sim, mas ainda existem grupos que apenas se beneficiam mutuamente, as conhecidas “panelinhas”. Por isso a pratica ainda não é tão levada a serio no Brasil, sem união não há conquistas.
Poderia citar algumas pessoas que estão se destacando no cenário nacional?
Não existem praticantes que realmente se destacam, mas existem os que são mais vistos na mídia nacional atualmente eu (Leonard Akira – Parkour Brazil) e Zico Correa (Level Z).
Tem alguma religião?
Sim sou evangélico, mas acredito em outras vertentes de religião focadas no oriente (como budismo e misticismo).
Pra você, o que é ser um traceur completo ?
Ser alguém digno e humilde perante a sociedade em geral. Que sacrificaria a própria vida em defesa de um bem maior.
Qual o seu objetivo como Traceur?
Ser hábil o suficiente para ajudar qualquer pessoa em uma situação de risco.
Como é a aceitação da sua família em relação ao Parkour? Sempre foi assim?
No começo ninguém entendia muito bem e alguns ate me criticavam mas após verem meu empenho e amor pela pratica todos me incentivam.
Akira, Poderia deixar uma mensagem aos internautas aqui, do DNA Urbano?
Sim, galera vocês não precisam praticar parkour para serem pessoas melhores e úteis a sociedade, apenas caminhem pelo caminho do bem, de forma justa e honesta assim vocês só atrairão coisas boas para suas vidas. Sorte em tudo.
Muito obrigado pela sua participação no DNA Urbano, fique á vontade para dizer algo
que julga interessante e que ainda não foi dito.
Agradeço a oportunidade e espero que com esta entrevista vocês tenham um pouco mais de conhecimento de como um tracer vive e sobrevive em São Paulo.
Onde encontrar o Akira ? (sites,blogs etc.)
Site: www.parkourbrazil.com
Email:
Akira em comercial do Rexona