Entrevista Helião
Salve Helião! No RAP desde 84, como está sua vida pessoal o profissional hoje em dia. O que mudou?
Sempre dizia pra minha mãe q eu seria cantor, comecei tocando baixo na banda do meu tio João Paulo no Ipiranga Zona Sul, depois fiz part d 1 grupo d samba da Favela da Mandioca aqui em Pirituba, tudo muito difícil, mas vi uma facilidade no rap depois d escutar Mike e Dj Bacana na música Melô do Bastião em meados de 82, facilidade pelo fato d não depender d ninguém, era comprar as bases instrumentais construir a música e sair cantando pelos bailes afora, o q mudou é q hoje eu sou profissional e ganho para fazer isso, o q é muito satisfatório , ganhar pra fazer o q eu mais gosto.
As inspirações para o seu trabalho hoje, ainda continuam sendo as mesmas?
Desde o começo minhas inspirações são as coisas q eu vivo ou q vejo meus amigos viverem até mesmo os maus exemplos me ensinam muito, as composições d grandes autores brasileiros e o rap norte americano, gosto d estudar as técnicas vocais e instrumentais , porq rap pra mim é o novo a inovação.
O que realmente o RAP representa pra você?
Pra mim só pelo fato de sustentar a minha família a anos o rap é tudo.
Como você vê o HIP HOP em geral hoje. Acha que os elementos estão unidos como deveriam?
Fica difícil ter essa união porq d todos os elementos o rap e o DJ foi os q tiveram mais evolução e ninguém vai ficar esperando ninguém.
Você como criador do RZO, é a pessoa mais indicada a falar sobre o grupo. Como estão as ações do grupo hoje?
Problemas pessoais fazem com q eu deixe sempre o RZO pra depois, acho q pessoas como Negra Li, DBS, Calado, NegroVando, NegroÚtil, Marron, e outros ajudaram a construir o nome, na falta deles não está completo.
Tem algum projeto de novo cd do RZO ou do Helião em execução?
Estou fazendo muitos shows com o Big Ben Bang Jhonson, Racionais e Don Pixote, muitas músicas novas com essa rapaziada também e com a Banda Black Rio, acho q vou fazer 1 disco em parceria com Don Pixote mas também penso no cd solo, preciso fazer tudo isso…
Quais as principais dificuldades no seu dia a dia?
Pó….to na boa fase…não estou tendo muitas dificuldades, ta fluindo bem…
Helião, recentemente você participou de um vídeo clipe da cantora Thaeme. A música chamada “Até os anjos choram” que foi muito bem produzida gerou polemicas principalmente por parte dos mais conservadores do Hip Hop nacional. na sua opinião, qual a importância nesse tipo de trabalho para a evolução do RAP?
Super importante, a produtora dela me procurou como rapper igual as Pussycatdolls procuraram o Snoop dogg, por exemplo.Me senti orgulhoso com isso até mesmo porq não sou limitado, me vejo como músico, já produzi trabalhos, já fiz talentos, não vou citar nomes mas é os caras q nem eu q vão fazer o nosso rap à nível d outras tendências….esses conservadores q vc diz geralmente são fracos d música e não podem fazer quase nada por nós , o rap…
Existe algum músico que você sonha em fazer uma parceria e gravar juntos?
Orra muitos…..tenho muitos ídolos aqui no Brasil e fora…
Como é fazer parte do RZO, Big Ben Bang Jhonson e Wu-Brasil e como faz para conciliar os shows?
Simples, dou prioridade ao q foi marcado primeiro…agora faço shows com Racionais também, RZO tem os problemas q falei e Wu Brasil não sei como tá.
Na última turnê do Big Ben Bang Jhonson, você foi para a EUROPA, como é o clima nos shows por lá?
Muito bom, tocamos mais pra comunidades brasileiras q estão lutando por lá, fomos recebidos como irmãos por eles, é difícil o rap gringo escrever letras com o nosso nível d seriedade, então quem nos entende valoriza.
Você utiliza a informática para se comunicar com outras pessoas. Como você avalia esses espaços que a internet proporciona nos dias de hoje?
É um grande aliado nas promoções e tal mas poucos conseguem 1 resultado positivo, isso tem q ser compartilhado com cuidado…muitos caras bons do rap perderam o foco pra internet e não são mais os mesmos depois dela, muito difícil sinceridade nesse meio uma vez que não tem olho no olho, falo isso de experiência própria porq quase perdi tudo, talento, casamento, amizades, etc. Mas com a ajuda d DEUS me resgatei novament e estou feliz, hoje só uso o myspace e youtube e meu trabalho continua rendendo, estou novament no campo de batalha.
Falando em “dias de hoje”, quais músicas você anda ouvindo ultimamente?
Não gosto de falar disso porq gosto é gosto e eu escuto d tudo, mas sou muito contemporâneo, minha fonte de informação musical é o site www.digiwaxx.com.
Pode citar algum mc ou grupo de rap da nova escola que você vê como grande revelação no rap nacional?
Emicida, Du Bronks, Don Pixote e Waguininho q fez part da coletânia da Nike. O Pixote ta comigo é um cara q tem DEUS como base principal então já tenho uma certeza quanto a ele, agora os outros não sei, me agradam…
O que você acha que está faltando para o Hip Hop nacional e seus quatro elementos terem maior reconhecimento?
Puts….acho q é musicalidade mesmo, o rap pobre d música até q supriu por 1 tempo enquanto era novo…vejo muitos rappers com dificuldade d cantar e muitos beatmakers com dificuldade d tocar, principalmente agora q sampler ta meio batido…a dança também acho q não evoluiu muito se vc for ver a dança dos gringo vai ter q concordar….ja o grafite evoluiu mais os q tem visão internacional porq quem não tem…
Recentemente o rap nacional perdeu duas de suas grandes personalidades, a Dina Di e o Speed. Você tinha algum contato direto com essas pessoas? Como foi receber essa notícia lamentável?
Com certeza é sempre uma perca lamentável, mas a Dina eu senti muito porq é minha irmã e foi madrinha do meu casamento junto com o Thock meu mano…era diferenciada, aqui em casa sempre vinha com o violão cantava e tocava muita MPB…eu vinha convencendo ela q todos tinham q ver isso…todo mundo tem q escutar o último cd dela onde ela ajudou nas produções e cantou em várias faixas, uma artista e tanto, q DEUS a tenha…
Existe alguma meta particular que você ainda quer atingir como rapper?
Sim, várias por mim , mas muito mais pelo amor ao rap.
Deixe uma mensagem aos internautas aqui, do DNA Urbano.
Estejam conosco, precisamos disso, o carinho d vcs sempre será respeitado e entendido da melhor maneira, evoluam conosco, procurem nos entender, não julguem eu, o Bronw e outros loucos…a cena passa por mudanças constantes estamos vendo e não dormindo, sempre damos 1 jeito, em verdade lhes digo na humildade, nóis é monstro…
Helião, muito Obrigado pela sua participação no DNA Urbano, fique á vontade para dizer algo que julga interessante e que ainda não foi dito.
É isso rapaziada, muito bom o site d vcs, posso compreender o amor d vcs pela parada pois sei q não se ganha nada com isso , pelo contrário se gasta, mas DEUS vai abençoar e todo mundo vai saber, é só fechar com o Senhor, Ele vai dar a visão pra vcs do q deve ser feito….
Onde encontrar o Helião? (Fotolog, Flickr, Myspace, Orkut etc.)
Não tenho Orkut se tiver algum na rede é mentira mas estou pessoalmente no www.myspace.com/heliaorzobrasil
Sempre com coisas novas lá…me ajudem a divulgar….valeu Smoke…..abração do Helião
Texto: Smoke
Fotos: Helião / Arquivo Pessoal e Rapnacional.com.br