Conheça os filmes selecionados para a 14ª Mostra Produção Independente

Mostra exibirá trabalhos dos artistas independentes do Espírito Santo.

Encontro anual com as mais recentes produções audiovisuais do Espírito Santo, a 14ª Mostra Produção Independente - Resistências divulga os filmes selecionados para a Mostra Competitiva Capixaba. O público irá assistir a um panorama de 30 filmes de realizadores do Espírito Santo. São obras de diversos gêneros (ficção, animação, documentário, videoarte, videoclipe e experimental) que concorrerão em categorias definidas pela Comissão do Júri da Mostra. Os realizadores selecionados, mediante autorização, também poderão ter seus filmes no DVD Coletânea da Mostra.

Este ano foram inscritas cerca de 90 produções e a escolha dos filmes foi feita por uma Comissão de Seleção formada pela servidora na Secretaria de Cultura e Difusão/Proex do Instituto Federal do Espírito Santo Niciane Estevão Castro; pela jornalista e diretora de som Alessandra Toledo; e pelo produtor e roteirista Jussan Silva e Silva.

De acordo com Niciane Estevão, a qualidade das produções lhes surpreenderam. "Atuar na seleção foi um ótima oportunidade para conhecer da grandeza dessa nossa produção cultural. Nos filmes, é possível notar a dedicação dos seus realizadores, alguns deles mostram o que temos de mais belo, outros tratam de assuntos mais sofridos e de lutas de nossa sociedade". Ainda segundo Niciane, espaços como a Mostra Produção Independente são muito importantes, pois dão visibilidade e promovem a valorização da produção local.

Sobre a diversidade de assuntos dos filmes, Alessandra Toledo explica que "há uma diversidade bem interessante, que passa por temáticas identitárias e ambientais, até o suspense. Temos também uma maior abrangência territorial das produções, com realizadores de todas as regiões do Estado. O que mais me anima é testemunhar uma evolução estética do cinema capixaba, que passeia com mais segurança pela construção de imagens e sons. A mostra está imperdível!".

Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), a 14ª Mostra Produção Independente será realizada de 5 a 8 de agosto, em Vitória, e além da exibição dos filmes em competição irá contar com sessões paralelas com filmes convidados; debates com realizadores; homenagem; a 5ª reunião do Fórum do Audiovisual Capixaba; o lançamento e Revista-Catálogo Milímetros nº 9 e do DVD-Coletânea com os filmes selecionados para a Mostra Competitiva.Toda as sessões da programação têm entrada franca!

Confira quais foram as produções selecionadas para a Mostra Competitiva da 14ª Mostra Produção Independente - Resistências:

90 Rounds, de João Oliveira e Juane Vaillant (documentário, 19'26", 2019, classificação: 12 anos )

A Guardiã dos 3 Pontões, dos participantes da Oficina/Estudantes da ADL (documentário, 8', 2019, classificação: livre)

Bate Paus, de Jorge Kuster Jacob (documentário, 13', 2004, classificação: livre)

Braços Vazios, de Daiana Rocha (ficção, 16', 2018, classificação: 14 anos)

Casa de Vó, de André Ehrlich Lucas (ficção, 16', 2019, classificação: 16 anos)

Corpo Flor WebDoc, de Izah Candido e Wanderson Viana (documentário, 14', 2018, classificação: livre)

Da Curva pra Cá, de João Oliveira (ficção, 19', 2018, classificação: livre)

Do Dia em que Mudamos a Rota, de Diego Nunes (documentário, 9'58", 2018, classificação: livre)

Dona`S, da Viella Films (documentário, 18'14", 2018, classificação: livre)

Eu, Mulher, de Adryelisson Maduro (documentário, 15'50", 2015, classificação: livre)

Guri, de Adriano Monteiro (ficção, 12'44", 2019, classificação: livre)

Ilhéu, de Henrique Gaudio e Stella Ulhôa (Documentário, 12'27", 2018, classificação: livre)

Inhumane I, de Luiz Will Gama (experimental, 19'11", 2018, classificação: livre)

Liberdade!, de Géssica Amâncio (experimental, 05', 2017, classificação: livre)

Maria & Ela, de Gianni Aparecida Arruda Tissi (animação, 1'59", 2018, classificação: 10 anos)

Meninas, de Ana Cristina Murta e André Ehrlich Lucas (Ficção, 9'48", 2017, classificação: livre)

Minhas Horas com Camomila, de Tati Rabelo & Rodrigo Linhales (ficção, 15', 2018, classificação: 10 anos)

Morenna - Blá blá blá, de Júnior Batista (videoclipe, 2'44", 2019, classificação: livre)

O Que Resta da Imagem, de Rafael Wolfgramm (documentário, 15'35", 2018, classificação: livre)

Olhares: Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio, de Coletiva - Oficina de Animação (animação, 3', 2019, classificação: livre)

Os Mais Amados, de Rodrigo de Oliveira (ficção, 28', 2018, classificação: 12 anos)

Quis, de Dominique Lima (ficção, 15'58", 2019, classificação: livre)

Redundância, de Wayner Tristão (experimental, 4', 2019, classificação: livre)

Refúgio, de Gabriela Santos Alves e Shay Peled (documentário, 20', 2019, classificação: livre)

Riscadas, de Karol Mendes (documentário, 15', 2018, classificação: livre)

S.O.S Rio Santa Joana, direção coletiva (documentário, 12', 2019, classificação: livre)

Sem Saída, de Marialina Antolini (documentário, 43', 2018, classificação: 14 anos)

Tomar O Tempo - Poesia Inútil, de Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira e Thaís Rodrigues (videoarte, 8'20", 2018, classificação: livre)

Transcender, de Layla Pena e Joceane Alves (documentário, 15', 2018, classificação: 12 anos)

Websérie Palavra Negra #02EP01 - Tiro ao Alvo, de Adriano Monteiro (videoarte, 1'14", 2019, classificação: livre)

 

Comissão de Seleção da 14ª Mostra Produção Independente - Resistências

Alessandra Toledo - jornalista, graduada em Comunicação Social pela Ufes, com especialização em Cinema e TV pela EICTV, em San Antonio de los Banos, Cuba. Atuou na captação de som direto para curtas e longas-metragens por mais de 15 anos e na capacitação para o audiovisual. Desde 2013, desenvolve conteúdo de marca para diferentes plataformas.

Jussan Silva e Silva - Natural de Muqui, é produtor cultural independente. Foi coordenador da Pastoral da Juventude de Muqui e Presidente do Conselho Municipal de Juventude. Idealizou em 2012 o Festival de Cinema e TV de Muqui e integra o Iladisc – Iniciativa Latino Americana de Direito, Sociedade e Cultura. Atua como roteirista, produtor e analista de roteiro em diversos projetos para TV, cinema e internet. De 2013 a 2018 foi gestor criativo do Telezoom, espaço de capacitação audiovisual no Rio de Janeiro. É bacharel em Direito pelo Mackenzie e especializado em Direito do Entretenimento pela UERJ.

Niciane Estevão Castro - Mestre em Administração (UFES, 2018), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (FUCAPE, 2015) e Bacharel em Administração (Faculdade Novo Milênio, 2010). Iniciou sua carreira na área de Administração em 2002, na Fundação Vale do Rio Doce, e foi administradora da Bistrô de Marketing e Propaganda. Atualmente atua na Secretaria de Cultura e Difusão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

 

 Site: www.abdcapixaba.com.br
Facebook e Instagram: @abdcapixaba