Criado em outubro de 2014, o blog é atualizado semanalmente pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant.
Há pouco mais de um ano, duas amigas decidiram unir o amor pela escrita para compartilhar na internet suas impressões sobre o cotidiano. Em outubro de 2014, Isabella Mariano e Juane Vaillant decidiram criar um espaço que fosse só delas e assim nasceu o blog Boas de Prosa. Desde então, duas vezes por semana as escritoras compartilham suas visões de mundo sobre tudo o que as rodeia em forma de prosa.
“A ideia surgiu de uma vontade, minha e da Isabella, de escrever juntas e contribuir uma com a escrita da outra. Os textos falam de temas cotidianos. Coisas que aconteceram (ou poderiam acontecer) conosco e também divagações, pensamentos que nos ocorrem. Aqueles temas que de tão pessoais se tornam universais”, comenta Juane.
Desde que foi lançado, o site já fez mais de 90 publicações, com temas como amor, feminismo, separação e, é claro, amizade. O blog conta ainda com colaborações de outras escritoras. Por meio da hashtag “convidada do mês”, o Boas de Prosa publica com frequência textos de mulheres interessadas em colaborar com o site. Quem quiser participar basta enviar um e-mail para boasdeprosa@gmail.com.
“Além de ser uma forma de nos estimular a escrever, o Boas de Prosa vem também para incentivar a leitura do e no cotidiano. Nossos textos falam sobre nosso dia a dia e são curtos, do tipo que dá para ler pelo celular ou dentro do ônibus. É, portanto, entre outras coisas, uma maneira de estimular o prazer pela leitura”, afirma Isabella.
As escritoras, além de comandarem o blog Boas de Prosa, também contam com livros publicados. Isabella lançou os livros de poesia “gotas”, em 2013, e “Cortes lentos”, em 2015. E Juane lançou, em 2015, o livro “O mundo de cá”, com diversos contos – alguns que já foram inclusive divulgados no Boas de Prosa.
Confira o blog em http://boasdeprosa.blogspot.com.
Sobre as autoras
Isabella Mariano
Foi ela quem teve a ideia do blog e chamou Juane. Apesar de ser pisciana, é muito prática e, antes mesmo de a amiga responder que sim, já estava com quase tudo pronto para lançar o Boas de Prosa. Mas o nome só veio depois. Carioca de nascença e capixaba de coração, Isabella é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mas também gosta de diagramação, edição de vídeo, produção cultural e de um bocado de outras coisas. Porém, é claro, sua paixão maior é pela literatura. Tanto é que ela lançou, em 2013, um pequeno livro com suas poesias, chamado “gotas”, que está disponível online. Se quiser conferir, só clicar aqui. Ela também é autora do livro “Cortes lentos”, lançado pela editora Pedregulho, em 2015. Gosta de beber cerveja, Beyoncé e Damien Rice, tatuagens e de cachorros. É viciada em celular e tecnologia. Pode ser meiga e sensível em um texto e, noutro, ser uma verdadeira sanguinária. Faz parte.
Juane Vaillant
Juane não é do tipo organizada e assume. Apesar de escrever quase todo dia sobre quase tudo que acontece, ela muitas vezes esquece de colocar online e, quando faz, esquece de divulgar. Escrever um blog com a amiga Isabella, que saca muito disso tudo, foi para ela uma ideia que não podia ter vindo em melhor hora. Capixaba, Juane é formada em Rádio e TV, estudou teatro, faz parte do coletivo de produção e articulação cultural Assédio Coletivo e é apaixonada por tudo que envolva arte e cultura, de atuação a edição de vídeo, embora sua grande dedicação seja escrever. Contos, fanfics, artigos, poemas, roteiros. Apenas escrever. Juane gosta de se definir como uma pessoa vermelha. Tanto é que a cor estampou a capa de seu primeiro livro de contos, chamado “O mundo de cá” e lançado em 2015 pela editora Pedregulho. Leonina, intensa, Grifinória, calorosa e com fortes tendências comunistas. Mas não se avexe não, dê uma olhada em seus textos e verá que é muito fácil entendê-la.
Para conhecer um pouco mais, acesse:
Blog: http://boasdeprosa.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/boasdeprosa/