fbpx

Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita apenas por mulheres

"Elas em Órbita" é resultado do Projeto Elisas, uma oficina literária voltada para meninas, e conta com textos de 17 autoras

No dia 15 de julho, sábado, a partir das 16h30, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória, recebe o lançamento do livro "Elas em Órbita". A obra é uma coletânea com textos de 17 autoras e é resultado de uma série de oficinas literárias realizadas pelo coletivo Boas de Prosa, através do Projeto Elisas. O evento terá entrada franca e, no dia, serão distribuídos gratuitamente 30 exemplares por ordem de chegada. A ilustração da capa é de autoria da artista Isabela Bimbatto.

Além de contar com os textos das organizadoras Isabella Mariano e Juane Vaillant e das assistentes Aline Valentim Miranda e Tamyres Batista Costa, o livro apresenta os trabalhos de Ágatha Rany da Rocha Ramalhete; Allainy Maria de Jesus Silva; Andressa de Jesus de Souza; Brenda de Almeida Rodrigues; Dhienifer Iris Rossi Souza; Gabriella Christina Nunes Sant'Ana; Gislaine Queiroz dos Reis; Karine Alves; Kricia Oliveira Sampaio; Laissa Silva Rodrigues; Layza Nunes Martins; Luzia Campbell Uchôa; e Thálita Sampaio.

Entre contos e poemas, "Elas em Órbita" reúne 48 textos de meninas e mulheres das mais diferentes idades. O prefácio é assinado pela escritora Sarah Vevloet. O objetivo da coletânea é justamente poder dar voz a essas meninas que carregam consigo o sonho de se tornarem grandes escritoras. A noite de lançamento contará ainda com sarau literário e música ao vivo com a cantora Katarina Lopes.

Projeto Elisas

Elaborada e pensada pelo Boas de Prosa, Elisas é uma oficina literária para meninas que possui o objetivo final de contribuir para a formação de jovens e adolescentes que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades.

O curso compreendeu cinco módulos, realizados entre março e abril de 2017 em Vitória, e foi ministrado pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, ao lado das assistentes Aline Miranda e Tamyres Batista Costa. Durante as aulas, abordou-se não só a relação entre mulher e literatura, bem como questões relacionadas ao mercado editorial e à produção literária. As meninas tiveram a oportunidade de praticar a escrita e isso resultou na publicação de uma obra conjunta.

O nome Elisa foi escolhido para intitular o projeto como uma referência à escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, nascida na cidade de Cariacica, no Espírito Santo; que em seus textos frequentemente expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira.

Esta primeira edição do projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, da Secult-ES, por meio de projeto contemplado pelo Edital 004/2016 - Coletivos Artísticos Juvenis.

Programação

16h30 - Abertura
17h às 18h - Música com Katarina Lopes
18h às 19h - Sarau com as alunas do projeto
19h às 20h - Música com Katarina Lopes
20h às 21h - Sarau + Encerramento

Serviço:
O que: Lançamento: Elas em Órbita
Quando: 15 de julho (sábado) - 16h30 às 21h
Onde: Mucane (Avenida República, 121, Centro, Vitória)
Quanto: Gratuito
Facebook: https://goo.gl/4fKaep
Contatos para entrevistas: Isabella Mariano - (27) 992296872 / Juane Vaillant -  (27) 99725-0502 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / boasdeprosa.blogspot.com.br