fbpx

Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, conquista o país e o mundo!

Foto mostra os membros dos Racionais MC's em preto e branco

 Lançado no último dia 16 de novembro, o documentário dos Racionais MC's alcançou o topo dos mais vistos no país.

Um dos conteúdos mais esperados das últimas décadas, o documentário conta em pouco mais de uma hora e meia, como os Racionais se tornaram a voz das periferias, de ponta a ponta do Brasil. Estamos falando de um grupo com 30 anos de história e que conquistou fãs de todas as classes sociais, cantando e contando sobre pobreza, violência, e preconceito, principalmente nos álbuns mais antigos, onde suas letras eram mais explícitas, deixando os ouvintes entender exatamente o que eles queriam dizer, "sem massagem". O tempo passou, as necessidades mudaram e o mundo musical tomou outros rumos, que o grupo acompanhou muito bem.

Todos os fãs e curiosos sobre "os 4 pretos mais procurados do Brasil", assistiram em massa a essa importante obra da nossa cultura e isso o fez alcançar o #1 no top 10 da plataforma de streaming. Mas obviamente, toda essa história não caberia em mais detalhes, em  um material tão curto. Merecia uma mini série, com toda certeza, mas já deu para dar uma revigorada em termos de música, de RAP e da Cultura Hip Hop, mostrando que prevalecer nessa caminhada é pra quem realmente tem punhos fortes e pensamento coletivo.

Saber com mais detalhes e imagens, como foi o início de tudo, desde quando se conheceram até se tornarem os Racionais Mcs de 2022 é realmente extraordinário. Fica ainda mais interessante, quando podemos ouvir de cada um deles, seus medos, desafios e sonhos que que poderia ser um simples "donut" ou a moto mais rápida do momento, mas sempre um passo de cada vez. Para revolucionar, foi preciso acreditar e persistir. Numa época como aquela, em meados da década de 1980, abandonar seus trampos fixos, para se aventurar na música? Jovens que já tinham filhos e tantas outras responsabilidades, somente com muita coragem e determinação. E foi isso que transformou um grupo de amigos, numa potente marca registrada das periferias. 

Numa fase onde o machismo era muito mais extremo dentro da Cultura Hip Hop, onde o enfretamento à polícia era quase que uma forma de se manter vivo, tão necessário era essa situação, armas, viagens, fãs loucos que levavam tudo ao pé da letra, isso moldou o grupo que hoje é nos bastidores, comandado por uma mulher guerreira que desde o início, também acreditou no Mano Brown e seu instinto. O grupo conquistou o respeito de ponta a ponta do país, se apresentou em diversos países mundo a fora e mostrou toda a potência que a periferia produz diariamente, sem precisar preencher pessoalmente, o diário de um detento. Apenas acredito que Nada como um dia, após um outro dia!

E se você também sentiu falta de alguns detalhes, sobre temas que talvez não tenham sido contemplados no documentário, há uma entrevista dos Racionais para a Red Bull, de 2017, bastante rico e que vale muito a pena assistir.

Assista, compartilhe e saiba mais sobre o grande fenômeno do RAP Nacional!

 

Trailer Racionais: Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo

 

 Entrevista Racionais Mc's - Red Bull - 2017

Há algum tempo, publicamos uma lista bem interessante, de conteúdos relacionados ao Hip Hop, disponíveis na Netflix e você pode conferir CLICANDO AQUI.

 Veja mais novidades aqui