fbpx

Secretária nacional de Juventude recebe delegação chinesa

chinaSecretária nacional de Juventude recebe delegação chinesa

 

Como parte da estratégia de consolidar uma agenda de intercâmbio internacional sobre políticas públicas de juventude, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, se reuniu, nesta quarta-feira, com uma delegação de chineses, liderada por Lu Aon, primeiro-secretário da Liga da Juventude Comunista da China.

 

O encontrou debateu a experiência dos dois países neste segmento, especialmente as questões relacionadas ao trabalho e à geração de renda  juvenis.

 

Severine explicou a importância da juventude para o desenvolvimento do Brasil e ressaltou que, atualmente, o país tem a maior população jovem da sua história: 50 milhões de pessoas na faixa entre 15 e 29 anos. Ela relatou os principais papéis da Secretaria Nacional de Juventude, como a articulação e coordenação das políticas para jovens no Governo Federal, o estímulo e a orientação das ações para o setor nos estados e municípios, o diálogo entre a União e os movimentos sociais juvenis e a coordenação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano. A secretária também falou sobre a relevância da participação social na construção das políticas de juventude e convidou a delegação chinesa para comparecer à 2ª Conferência Nacional de Juventude, cuja primeira edição contou com a mobilização de mais de 400 mil jovens.

 

O interesse de Lu Aon foi, mais especificamente, nas políticas de geração de emprego e renda do governo brasileiro. Severine destacou o bom momento da economia nacional, com destaque para a descoberta do pré-sal e de grandes eventos – Copa do Mundo e Jogos Olímpicos –, que permitiu a redução do desemprego na população. Por outro lado, os desafios são a qualificação profissional e a inserção do jovem no mercado de trabalho. Neste sentido, ela destacou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, que irá atender 8 milhões de pessoas.

 

Outro ponto relatado por Severine foram as políticas específicas para grupos juvenis. Para as mulheres, o destaque foi para os programas que garantam renda e autonomia e equipamentos para que elas possam trabalhar e cuidar dos filhos. A preocupação com os jovens negros é o enfrentamento à mortalidade. E, no campo, o foco será a geração de rensa e o acesso ao crédito.

 

Por fim, a delegação oriental convidou Severine para conhecer a experiência de políticas para a juventude na China. Lu Aon explicou que a missão da Liga da Juventude Comunista é orientar, organizar servir e proteger os jovens chineses.

 

Fonte: CONJUVE