fbpx

Via Rápida Programa de qualificação profissional

viarapida
Via Rápida Programa de qualificação profissional
 
Programa do governo de São Paulo está com cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas. O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.
O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
 

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.


O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.


As aulas também serão realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).


Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. A previsão é atender 30 mil pessoas até o final do segundo semestre de 2011.


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

 


 

Vagas disponíveis

 

Desenho Assistido por Computador  | 32 vagas |

Escolaridade exigida: 4ª série do Ensino Fundamental.Idade mínima: 18 anos. O curso proporciona aos participantes qualificação para executar desenhos de detalhes, montagem de peças, utilizando osoftware Autocad ou similar.

 

Informática  | 1176 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo. Proporciona conhecimentos básicos de informática e desenvolve habilidades na aplicação correta do sistema operacional Windows e dos programas que compõem o pacote Office.

 

Montagem e Manutenção de Microcomputadores  | 488 vagas |

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo. Capacita o trabalhador para atuar na montagem e manutenção de microcomputadores, como empregado em empresas do ramo de informática (hardware) e como prestador de serviços autônomos.

 

Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores  | 64 vagas |

Escolaridade mínima: 4ª série do Ensino Fundamental.Idade mínima: 18 anos. O curso tem por objetivo proporcionar ao participante qualificação profissional para que adquira competências básicas sobre o funcionamento de dispositivos e periféricos de microcomputadores, montagem, manutenção, configuração, instalação e upgrades de dispositivos, softwares aplicativos e sistemas operacionais.

 

Assistente Administrativo  | 1350 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo. O curso capacita o profissional para atuar no mercado de trabalho como empregado em empresas industriais, comerciais e de serviços, na execução de trabalhos de apoio em diversas áreas administrativas.

 

Assistente de Segurança do Trabalho  | 60 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo. O curso capacita o trabalhador para atuar na condição de auxiliar nas rotinas da área de Saúde e segurança do trabalho de empresas de qualquer natureza.

 

Auxiliar de Escritório  | 120 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Médio (cursando). Possibilita que o participante conheça a rotina básica da área administrativa desenvolvendo habilidades para procedimentos de atendimento ao cliente, arquivo e preenchimento de documentações.

 

Atendimento e Recepção em Hotelaria  | 30 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo. Capacita o trabalhador para organizar informações a serem prestadas; observar normas internas de segurança; planejar o cotidiano; agendar serviços; recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestar serviços de apoio; responder a chamadas telefônicas; fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

 

Recreacionista  | 60 vagas |

Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo. O curso capacita o profissional para atuar na promoção de atividades recreativas diversificadas, objetivando o entretenimento, a integração social e o desenvolvimento pessoal dos clientes. Para tanto, elabora projetos e executa atividades recreativas, promove atividades lúdicas, cria atividades recreativas e coordena setores de recreação, administra equipamentos e materiais para recreação, de acordo com as normas de segurança.

viarapida

 

Acesse a página para outros cursos e vagas

Via Rápida

 

Fonte: Anderson Benneli