fbpx

Cineclubes se organizam para encontro estadual

4eecineclubepA Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) juntamente com a Associação Diacônica Luterana (ADL), realiza entre os dias 09 e 10 de Março, o 4ª Encontro Estadual de Cineclubes do ES.

O evento acontece na sede  da ADL, com o apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da prefeitura de Afonso Cláudio .

 

Sediado na região de Serra Pelada, o encontro terá início no dia 09 de março de 2013, às 09 horas da manhã, com presença de representantes dos 25 cineclubes atuantes em diversos municípios do estado, cineclubistas históricos do movimento e representantes do poder público, como a Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria Municipal de Cultura de Afonso Cláudio e outros convidados.

 

occaA temática central desta edição será a integração, de modo a propiciar a troca de experiências, organização e construção coletiva de planos de ação em rede.

 

"Este será um momento histórico do Movimento Estadual de Cineclubes, ocorrendo a reunião da nova geração de cineclubistas e militantes do movimento desde a década de 70, promovendo uma rica troca de experiências e encontro de gerações", afirmou Leonardo Almenara, presidente da Occa. Dos militantes mais antigos no Movimento, já está confirmada a presença do Primeiro Presidente da Federação Capixaba de Cineclubes  Sebastião Ribeiro Filho, do Presidente da Federação Internacional de Cineclubes, Antônio Claudino de Jesus, da Ex Presidente da Federação Capixaba de Cineclubes, Mariza Teixeira do Espírito Santo, dos Cineclubistas Marcos Valério Guimarães, e a Vice Presente do Conselho Nacional de Cineclubes, Sáskia Sá..

 

Destaca-se a recente criação da representação estadual do movimento cineclubista,  a OCCa, cuja diretoria é composta de uma alta gama de jovens que vêm para o movimento com intenso desejo de somar e contribuir para sua difusão e organização. A entidade vem, desde sua criação em 2012, participando de forma significativa das diversas frentes de debate sobre o desenvolvimento cultural do estado.

 

Para Luciano Guimarães, cineclubista e produtor cultural que integra a comissão organizadora do encontro, a escolha pela realização do encontro na região reflete a proposta da OCCa, pela descentralização e democratização da participação dos cineclubes.  "Levar o encontro estadual para o interior do Estado é uma forma de promover o acesso ao universo do cineclubismo, difusão e fortalecimento do movimento em suas diversas regiões de atuação", defendeu.

 

Para inscrição e informações, entre em contato através dos telefones 9775-5784 (Leonardo Almenara), 9986-1382(Tatiany Volker) ou 9859-8100 (Luciano Guimarães) ou dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse http://www.facebook.com/OCCapixabas.

 

4eecineclube