fbpx

Slam Ruínas realizará sua 4ª Edição na Barra do Jucu

Jovem recitando poesia durante uma edição do Slam Ruínas
Foto: Wagner Vitor

Realizado de forma coletiva, dessa vez o Slam será na Barra do Jucu, em Vila Velha

Entre as diversas atividades, o  Slam Ruínas contará com acampamento, Luz de tochas (sem luz artificial) e uma batalha de MC`s. Tudo tem sido feito de forma totalmente indepentente e coletiva, através dos diversos voluntários que compõe o cenário. É um evento para celebrar muito mais que a poesia e a cultura, mas para celebrar a vida! Passar momentos com pessoas que estão juntas com o mesmo intuito, em um local que por si só, já traz um clima de tranquilidade e harmonia, estão no DNA do Slam Ruínas.

O Slam Ruínas já aconteceu em outro lugares em suas outras 3 edições e cada uma delas, se transformam em algo único. "A competição não é o auge: neste espaço debatemos com responsabilidade o que somos e idealizamos como Cultura de rua - cada pessoa é um movimento social.
O Slam Ruínas não recebe bem quem tem mal histórico nas ruas, e essa cultura de "passar o pano" faz com que essa gente aplauda poesias das vítimas de sua própria má conduta. Somos tudo que temos, organizados temos domínio de tudo." - relata Bruna, idealizadora e uma das organizadoras do Slam.


slamruinas4

Sobre o Slam

É uma forma de competição literária que tem ganhado popularidade em todo o mundo. O Slam é uma mistura de poesia e teatro, onde poetas apresentam suas criações em um ambiente competitivo e são julgados por um painel de jurados escolhidos entre o público.

O objetivo  é encorajar os poetas a se expressarem de forma autêntica e atraente para a audiência. O formato típico envolve várias rodadas de performances, com cada poeta tendo um tempo limite para apresentar sua poesia. Os jurados então atribuem notas a cada poeta com base em sua habilidade de se conectar com o público, a originalidade do conteúdo, o uso da linguagem e a habilidade de performance.

O Slam de poesia nasceu na década de 1980 em Chicago, nos Estados Unidos, como uma forma de dar voz a jovens poetas que se sentiam marginalizados pela literatura tradicional. Desde então, o Slam se espalhou pelo mundo, com eventos regulares realizados em cidades grandes e pequenas.

O Slam de poesia é uma forma de arte única que permite que os poetas se expressem de maneiras que talvez não sejam possíveis em outras formas de literatura. O foco no desempenho ao vivo e na conexão com o público faz do Slam uma experiência emocionante tanto para os poetas quanto para a plateia.

O Slam de poesia também é conhecido por sua inclusividade e diversidade. Pessoas de todas as idades, origens e estilos de escrita são bem-vindas a participar e compartilhar suas histórias e perspectivas únicas.

Embora o Slam de poesia seja uma competição, o espírito colaborativo é uma parte fundamental do evento. Os poetas frequentemente compartilham dicas e encorajamentos uns com os outros e aplaudem as performances dos colegas.

Em resumo, o Slam de poesia é uma forma emocionante e inclusiva de competição literária que permite que os poetas se expressem de forma autêntica e criativa. Com sua ênfase no desempenho ao vivo e na conexão com o público, o Slam de poesia é uma experiência única e emocionante tanto para os poetas quanto para a plateia.


Serviço:
Evento:
Slam Ruínas 4ª Edição
Local: Rua Prof. João Cardoso, 28, Barra do Jucu, Vila velha (Em frente a praça principal) Sugestões de ônibus: 609, 616, 653, 672, 653 Ao pegar o ônibus, saltar no motel las vegas e seguir por essa rua agenor laranja, ou seguir pela rua lateral da escola tuffy nadder, que também leva até a praça.
Data: 25/02/2023

Informações: Whatsapp: l1nk.dev/zapruinas

Acompanhe mais eventos aqui