Fecin realiza 1ª Mostra Trans de Cinema de Gênero do Interior do Espírito Santo

Projeto Pinta & Borda apresenta a Mostra Transvisível, com obras audiovisuais sobre a temática LGBT.

Junto com o Projeto Pinta & Borda, a 6ª edição do Fecin, apresenta a 1ª Mostra Trans de Cinema de Gênero do Interior do Espírito Santo, que acontece no dia 08 de setembro, a partir das 14h, no Cineclube CinEstação, com produções nacionais e locais sobre a temática trans LGBT. O objetivo da Mostra Transvisível é fomentar uma discussão sobre o tema e apresentar o conceito de transexualidade.

Os filmes são: Trans(verso), de Max Peruzzo, Yeda Brown - Efeito Borboleta, de Pedro Murad, Elas por Elas, de Michelle Aguiar, e Transvivo, de Tati W Franklin.

Após as exibições, diretores, produtores dos filmes e convidados, participam de um bate-papo sobre diversidade sexual. Entre eles: Sandy Vasconcelos, primeira Trans do Espírito Santo e Aubrey Effgen, coordenador LGBT da Secretaria de Direitos Humanos do Estado. A ideia é que o público conheça o universo de pessoas que lutam por direitos iguais e representatividade social.


Deu pinta?

Inspirada no conceito de "Cinema de Bordas" criado pela escritora e pesquisadora capixaba Bernadete Lyra, o projeto "Pinta & Borda" propõe a realização da 1ª Mostra Trans de Cinema de Gênero no interior do Espírito Santo, em uma programação com exibição de obras audiovisuais e oficinas de teatro e cinema para jovens e adolescentes de Muqui (ES).

O projeto é uma realização de Léo Alves, com produção da Caju Produções e tem apoio do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Secult (ES).

 

 

MOSTRA TRANS VISÍVEL | MOSTRA DE CINEMA TRANS

Trans(verso), de Max Peruzzo (Doc, 10min, ES)
O curta Trans(verso) mostra o dia a dia de quatro homens TRANS em seus processos de adaptação com seus medos e desejos. De forma leve, tranquila e bela tendo com cenário a cidade de Vitória. Foi produzido para disciplina de Pesquisa Extensão e Prática Pedagogia do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo sob a orientação do professor Vitor Gomes.

Yeda Brown - Efeito Borboleta, de Pedro Murad (Doc, 6min, RJ)
O bater asas de uma borboleta pode causar um tufão em outra parte do mundo. Um simples nome é como esse bater de asas. O filme traz um breve relato de Yeda Brown, uma das primeiras transexuais nos Brasil a submeter-se à cirurgia de transgenitalização. Foi musa da transição espanhola após a morte de franco e última musa de Salvador Dali. Yeda precisou esperar 40 anos para ter seu nome reconhecido pelo Estado brasileiro. Algo aparentemente simples como um bater asas de uma borboleta, mas significativo como um tufão.

 Elas por Elas, de Michelle Aguiar (Doc, 15min, ES)
O documentário "Elas por Elas" busca dar voz a uma classe historicamente excluída da sociedade civil organizada. As travestis têm direitos negados, sofrem preconceito de todos os lados e na grande maioria das vezes não recebem apoio familiar. Expulsas de casa muito cedo, a prostituição acaba por ser a única opção de renda. Neste vídeo-documentário elas têm voz, exteriorizam suas frustrações e indignações e exigem o respeito que merecem. O trabalho foi realizado por estudantes de jornalismo, sob a orientação do professor Felipe Campo Dall'Orto do Centro Universitário Faesa.

Transvivo, de Tati W Franklin  (Doc, 30min, ES)
Transvivo é um documentário que acompanha as vivências de Izah e Murilo enquanto passam pelo processo de transição de gênero.
 

BATE PAPO TRANS

Momento dedicado à troca de experiências entre realizadores audiovisuais que tenham obras na temática da diversidade sexual. A ideia é que o público conheça o universo de pessoas que lutam por direitos iguais e representatividade social.


Convidados:
Sandy Vasconcelos, atriz e cineasta
Izah Candido, graduando em Cinema
Max Peruzzo, representando o filme Trans(verso)
Dalton Duarte, representando o filme Elas por Elas
Tati W Franklin, representando o filme Transvivo
Aubrey Effgen, coordenador LGBT da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo.



Serviço:

O que: Fecin realiza 1ª Mostra Trans de Cinema de Gênero do Interior do Espírito Santo
Quando: Dia 08 de setembro (sexta) ás 14h.
Onde:  Cineclube CinEstação - R. Viêira Machado - Conj. Bnh, Muqui/ES (Antiga Estação Ferroviária de Muqui)
Realização: FECIN - Festival de TV e Cinema do Interior
Facebook: https://goo.gl/KVs3FF

Sobre o DNA Urbano

É um site que cria uma interlocução direta com seu público e com projetos culturais da cidade que tenham entre suas atribuições a valorização e o fortalecimento das culturas juvenis urbanas.

As RUAS nas REDES...
Somos Mídia Livre!

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top