Japão (Viela 17) fala sobre sua carreira e seu recém lançado DVD.

Artista consolidado no RAP brasileiro, Japão conta um pouco sobre seu DVD.

Quase 3 décadas dedicadas ao RAP, vários discos lançados junto ao GOG e com o Viela17. De onde veio a ideia de fazer um dvd?
Japão:
O DVD é uma consequências ou mais objetivamente falando um próximo passo, sou um artista que já lançou diversas formas de material fonográfico e audiovisual, lancei na década de 1990, LPs, Fitas K7, vídeos em VHS, CDs, assim como trabalhei com o sistema analógico e em seguida o digital.
Faltava uma nova mídia e a exposição de meu trabalho em formato áudio e vídeo em DVD, aproveitei para comemorar 26 anos de carreira e homenagear pessoas que fazem parte e contribuíram e muito para que eu chegasse até aqui.

Quando um CD ou DVD é de qualidade, mesmo que alguém tenha baixado na internet, quando vê um original, acaba comprando, pois sabe que é algo que vale a pena. Esse lance de pirataria te incomodou um pouco quando estava pensando nessa ideia de gravar seu próprio DVD?
Japão:
Nunca incomodou, na verdade por muitos anos a pirataria serviu de divulgação para o Rap Nacional, surgimos de uma forma tímida, ativa e independente, por muitos anos não tivemos espaço na mídia tradicional (melhorou um pouco, mas falta muito para o ideal), portanto a pirataria era a única forma de chegarmos com nosso trabalho em lugares distantes, sei que a forma aplicada na pirataria é cruel e criminosa, mas em pleno século XXI posso reafirmar que não me incomodo com a pirataria em certos casos é melhor que alimentar grandes corporações de grana de direitos de exibição.

Você fez participações em vários projetos musicais e no seu DVD, acabou convidando bastante gente do meio musical em geral, não só do RAP. Como foi isso, esse processo de convite para tanta gente importante no cenário?
Japão:
Esse processo foi natural, todos que participaram desse processo são amigos pessoais, fazem música livre e sem barreiras, sou um cara que admiro verdadeiros ativistas, que antes de qualquer egocentrismo, tem o talento e respeito aliado as conquistas e soluções. Todos os participantes contribuíram de forma verdadeira e isso fez do DVD algo especial e de uma longevidade inacreditável.

Além do registro musical de tudo que fez ao longo da vida no RAP, você tenta passar alguma outra mensagem nesse trabalho?
Japão:
Sempre fui a favor da liberdade de expressão e usar a música de forma livre, sem amarras, mas  procuro sempre usar todos os pilares que a música possa me proporcionar, pilares da denúncia, diversão, alerta e mensagens de esperança, me apoio nesses quesitos para obter uma música de qualidade e contexto.

Como se deu o processo de gravação? Quanto tempo foi preciso, desde a primeira possibilidade de fazer o trabalho, até chegar o DVD em suas mãos?
Japão:
Foi super tranquilo o processo de gravação, conversamos 3 meses antes e começamos os ensaios, planejamentos e afinação com a equipe artística e executiva do Viela17 Produções liderada pela produtora Daniela Mara que me deu todo respaldo profissional para fazer meu trabalho, cantar! Os parceiros de trabalho, local escolhido e sua representatividade (Casa do Cantador em Ceilândia), a equipe de filmagem liderada por Leandro G Moura que é de uma competência absurda, a sonografia com o DJ Ninomix, Técnica de Beto Paiva e a captação pelo amigo e homenageado Dj Raffa Santoro não tinha como sair nada errado.
Escolhemos uma bela equipe e ótimos profissionais que se preocuparam não somente com suas funções mas em toda as demais demandas, desde a chegada do público ao final do evento e limpeza do local.

Esse DVD será lançado na internet? (seja de forma gratuita ou paga)
Japão:
Sim em breve estaremos lançando com exclusividade no canal oficial do Viela17 no YouTube.

Como você se sente hoje, quando olha para a TV e vê esse trampo concluído?
Japão:
Realizado e com um sentimento de gratidão por todos e todas que se empenharam na execução do trabalho.

Você é um artista empreendedor, que carrega a responsa de uma marca com bonés e camisetas e que várias pessoas tem levado mundo a fora. Como é manter essa marca, cantar e cuidar da carreira?
Japão:
Eu sempre tive vontade de usar meus próprios produtos, dai veio a ideia de lançar materiais ligados à minha cidade e grupo, hoje a administração desse empreendimento fica por conta da minha esposa Daniela Mara que além de ser a produtora responsável pelo Viela17 Produções é administradora do Viela17shop.

Você está sempre na internet, nas redes sociais. Como é pra você, ter esse contato direto com o público, interagir com ele e apresentar seu ponto de vista pessoal em diversas situações?
Japão:
A Internet é uma terra de realizações, divulgações e ilusões, sou usuário da rede e tento fazer dela um canal de comunicação direta com o público em geral sem ditar regras, gosto de interagir de forma somatória e não me iludo com fatos e propagações imposta pelos usuários que usam a rede para disseminar a discórdia e violência. Tenho opiniões próprias e divido com quem me segue, mas sempre aberto ao debate sadio e respeitoso.

Se tivesse que se mudar do DF para qualquer outro lugar do mundo, para onde o Japão iria?
Japão:
Morei muito tempo em São Paulo (Capital e interior) vivi momentos bacanas e necessários para divulgação do meu trabalho, regressei à Ceilândia onde não pretendo sair mais, prefiro viajar e voltar assim que possível.

Você é um cara da velha escola, mas que sempre esteve atento a nova geração. O que você acha que falta hoje nessa nova safra e o que você considera que eles trouxeram para somar com a velha escola?
Japão:
Tem uma seleção de craques nessa nova escola, como tem sanguessugas e vermes assim como na velha escola, tenho respeito por toda manifestação cultural mas gosto de separar o joio do trigo, tem muitos jovens que acredito que vieram pra ficar, me sinto representado por uma grande parcela desse novos artistas.

O que eu diria aos que ainda estão perdidos em suas mensagens e atitudes, que estudem as raízes do Hip Hop, deixem o ego de lado e sejam pessoas que tragam a mudança pois o que eles almejam será realizado de forma consistente, caso contrário se afogarão na ilusão e não passarão de medíocres oportunistas com os dias contados.

Video Clipe "Inimigo Oculto"


•RAPPER JAPÃO (VIELA 17) LANÇA SEU PRIMEIRO DVD•
MARCANDO SEUS 26 ANOS DE RAP NACIONAL


Sábado, 28 de novembro de 2015, 20h, Casa do Cantador, Ceilândia, público, convidados, Rapper Japão, marco na carreira, realização de um sonho. O DVD Japão (Viela 17) 26 anos de Rap Nacional teve seu lançamento na segunda quinzena de Agosto/2016, com distribuição nacional pela gravadora Bagua Records e mundialmente pelas redes sociais.

Japão priorizou participações de artistas expressivos do cenário local e contou ainda, com grandes nomes do rap nacional como: GOG, Mano Mix e Flávio Renegado (BH). No público contamos com amigos, amigas, fãs, família, imprensa local, parceiros de caminhada, crianças, mães e pais de artistas convidados, professores, ativistas, além de pessoas especiais na vida de Japão que fizeram questão de sair de seus estados para confraternizar esse momento ao seu lado.

Uma noite regada de muita emoção, que marcou o reconhecimento principalmente de sua comunidade Ceilândia, pelos 26 anos dedicados ao rap nacional e ter sua mãe pela primeira vez em um show foi a melhor homenagem que ele poderia receber. “Ter minha mãe no palco comigo, pela primeira vez  é algo que jamais vou esquecer”, afirma.

O DVD rompeu fronteiras e já entrou para a história do rap nacional, que registrou momentos únicos com dois clássicos do rap com as músicas: “É o terror” e “Matemática na Prática” contando com Japão, GOG e DJ Mano Mix [formação original do grupo GOG].

O sucesso da gravação foi planejado e almejado pelo rapper e toda sua equipe, que trabalhou debaixo de chuva durante três dias para que tudo estivesse impecável para o grande espetáculo, foi realmente uma grande celebração que todos poderão conferir em alta qualidade, legendas em quatro idiomas e algumas peças em braile. Daniela Mara assina a parte executiva e artística do DVD, sendo responsável também pela produtora e selo musical Viela 17 Produções que conta em seu casting com: Viela 17, Rapper Japão, Ceilândia G-Funk e Lídia Dallet.

O DVD é um ponto de partida para o início de um intenso trabalho e projetos que Rapper Japão promete para esse ano, o DVD chegou às ruas, já aprovado pelo público presente. “Missão cumprida, então palmas pra nós mesmos!”, conclui Japão.

DVD apresentando por Fundo de Apoio a Cultura – FAC | Secretaria de Cultura do DF | Governo de Brasília e Patrocínio Instituto Caixa Seguradora.

Making Of do DVD:




Faixas:
1.    Introdução
2.    Inimigo Oculto
3.    O Bonde Prossegue (Renegado faixa incidental) part. Flávio Renegado
4.    A coisa é séria (Flávio Renegado)
5.    Pout-Pourri (Dupla face, Cidadão Paz e Roubando a Cena)
6.    20 de 40 part. Angel Duarte
7.    Crise Sonora part. Diogo Loko e Marcão (Baseado nas Ruas)
8.    Liberdade Financiada part. Diogo Loko
9.    Entre o amor e o desprezo part. Handriell X
10.    Obrigado DJ Raffa Santoro
11.    Ceilândia Resistência part. Ede C (OBang)
12.    Lá no Morro part. Chris Soul e Buda (SDR)
13.    Vou em frente part. Erani Morais, Marvyn e Cleyton Anselmo
14.    Matemática na Prática (GOG, Japão e DJ Mano Mix)
15.    É o terror (GOG, Japão e DJ Mano Mix)
16.    Assim Será (Vamos lá pro baile) part. Lídia Dallet
17.    Só curto o que é boom

Faixa 1 DJ Xamã (SP)
Faixas 2 a 10 DJ Raffa Santoro (DF)
Faixas 11 a 17 DJ Alan Deff (DF)

Ficha Técnica:

Realização: Viela 17 Produções e Red Empreendimentos Culturais
Produção: Viela 17 Produções e Bagua Records
Produção Executiva: Daniela Mara dos Santos
Direção: Leandro G. Moura
Direção Fotografia: Alan Schvarsberg [COMOVA]Engenheiro de Som: DJ Raffa Santoro*
Produção Fonográfica: Viela 17 Produções
Roteiro e Direção Musical: Japão (Viela 17)
Direção Geral: Daniela Mara dos Santos e Beto Paiva
Assistente de Produção: Ernani Freitas [Bagua Records]

*Todas  as faixas mixadas e masterizadas por DJ Raffa Santoro no Zen Studios.

O DVD pode ser adquirido pelo whatsApp (61) 99300-8177 ou pelo site www.viela17shop.com. O produto também pode ser encontrado nas lojas ProVinil (DF) e Lojas Gringos (SP).

Sobre o artista

Japão iniciou sua carreira em 1989 no Grupo Esquadrão MCs, onde permaneceu até 1992. Por indicação do DJ Raffa Santoro, integrou o grupo GOG (1992-2000). No ano de 2000, Japão idealizou o grupo Viela 17 seguindo até hoje no rap nacional, totalizando 26 anos de carreira.

Sobre o DNA Urbano

É um site que cria uma interlocução direta com seu público e com projetos culturais da cidade que tenham entre suas atribuições a valorização e o fortalecimento das culturas juvenis urbanas.

As RUAS nas REDES...
Somos Mídia Livre!

Contato

Sugestões, Elogios, Dúvidas e Parcerias:

 

email
(27)999.918.819

Licença de Uso

Todo conteúdo do DNA Urbano é livre para reprodução, seja ela total ou parcial, para fins pessoais, comerciais ou educacionais, desde que citem as devidas fontes (nome do site, seguido do link do conteúdo em questão).

Manter os devidos créditos é também uma forma de incentivar o trabalho dos autores de conteúdo.

Top